O cinema nacional tem um papel fundamental diante de tantos problemas sociais que um país como o Brasil apresenta. Assim, através do audiovisual são apresentadas as mazelas que afligem toda sociedade periférica, mas para além disso também são destacadas as representações culturais de um país vasto e diverso. E não é necessário um drama para isso ou um filme cult mirabolante. O conflito também está na comédia e nas relações simples. Dessa forma, “O Pai de Rita” surge como um filme despretensioso que diverte com a vida cotidiana e todas suas estórias.
O enredo traz dois amigos da velha guarda da Vai Vai, Roque e Pudim. Sambistas que vivem uma vida boêmia. O conflito entre os dois amigos começa quando um amor do passado, jamais esquecido, coloca em seus caminhos Rita, uma jovem que pode ser filha de qualquer um dos dois.
O roteiro despretensioso, usa como plano de fundo o subúrbio de São Paulo e os variados povos que ali residem. Assim, temos os negro com o quilombo em destaque e a escola de samba, o nordestino, os imigrantes, todos junto em convívio e alta ajuda. Nesse ponto se destacam a forma de apresentar a comunidade com suas relações que dariam vários estudos antropológicos de suas formas de ser, do pertencimento e sentimento de unidade diante de tantas diferenças em um só local.
Fica claro algumas nuances de como essas relações, inclusive as conflituosas se revelam. Um ponto especifico está no conflito de gerações. Outro ponto no respeito a sabedoria dos mais velhos.
Talvez o maior pecado da obra esteja em não ser tão profunda quanto poderia. Não aprofunda nas problemáticas que apresenta de forma mais emblemática. Além o filme peca ao ditar um ritmo inconstante.
Por fim, o grande elenco é o ponto alto do filme. Os nomes negros renomados na tv e cinema nacional, Aílton Grança, Wilson Rabelo, Léa Garcia e Elisa Lucinda carregam a história da melhor maneira possível além dos atores da nova geração, destacando-se a que da nome ao filme como Rita, Jessica Barbosa. Assim, “O Pai de Rita” mesmo com imperfeições, retrata bem o que se propôs a mostrar.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.