Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: O Primeiro Homem

Avatar de D'Andrade
D'Andrade
10 de outubro de 2018 4 Mins Read
Surge uma nova promessa de Oscar

o primeiro homemDamien Chazelle já é um dos grandes nomes do cinema, mesmo com apenas 33 anos o diretor possui um currículo de peso e premiado, trazendo nele – entre outros filmes – “La La Land: Cantando Estações” e “Whiplash – Em Busca da Perfeição”, tendo até então três indicações ao Oscar e um estatueta ganha. “O Primeiro Homem“, filme que nos cinemas nacionais estreia apenas dia 11 de outubro, é sua mais nova promessa de Oscar.

O longa conta a história de Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na Lua. Trazendo a perspectiva de Neil, que foi protagonista de uma história já conhecida por toda humanidade (pelo menos no que diz respeito a parte midiática). Aqui Damien foge da música e consegue nos entreter em um filme, às vezes, claustrofóbico, e quase por completo dramático.

Ryan Gosling foi o escolhido de Damien para viver Neil  – os dois já haviam trabalhado juntos em “La La Land”-. O ator segue seguro durante todo o longa, e suporta bem a elevada carga dramática do filme mesmo com pouco diálogo para um protagonista. Com isso, resta para ele um trabalho mais minucioso focado na expressividade, ainda mais com uma direção pontuada em quadros fechados que vislumbram a emoção dos personagens através do olhar.

Brilhando tão quanto, e algumas vezes mais que Ryan, está a atriz Claire Foy que vive a esposa de Neil. Janet Armstrong, uma mulher forte que ao lado de Neil sofreu mas sempre o apoiou cuidando dos filhos enquanto o marido caminhava para o maior passo que a humanidade daria até então. A atriz é firme na fala e detêm um olhar penetrante, sendo perfeita ao passar as emoções vividas por sua personagem. Não seria exagero aqui uma indicação como atriz coadjuvante no Oscar.

A câmera no início é nervosa com bastante balanço, usada principalmente para fazer a introdução à vida de Neil, na qual temos um formato quase rústico de gravação e cortes bruscos de forma proposital. Tudo a fim de causar empatia com o que está se passando naquele momento do filme. O roteiro de Josh Singer (“The Post  -A Guerra Secreta”) carrega um ritmo lento durante os acontecimentos da história.  Os fatos contados são os centrais ocorrentes naquele período de tempo em que o filme se passa. Fatos esses que moldaram a personalidade de Neil, até o homem que vemos no final do filme.

Durante o longa, o uso do som é fundamental para nos causar emoção e nos deixar claustrofóbicos. Isso marca o filme em diferentes momentos. Não será nenhuma surpresa se a obra for indicada na categoria “mixagem de som”, pois proporciona cenas impactantes que não seriam nada sem essa recurso – principalmente nas missões espaciais que ocorrem durante a projeção.

43491423 1347140038753997 3615487544034066432 o

O diretor, como dito anteriormente, faz um uso excessivo de planos fechados, mas não só para mostrar a emoção e/ou a expressividade dos olhos, ele também usa esse recurso nas cenas internas nos veículos espaciais, priorizando cada detalhe desses e tornando tudo ainda mais realista. Outra coisa que Damian utiliza e que funciona bem no longa, são alguns planos sequências e algumas câmeras fixas; esses dois usados no filme para mostrar o cotidiano da família de Neil.

Quanto à  fotografia, vale destacar os poucos e belos planos abertos que revelam as cenas no espaço. Esses são visualmente deslumbrante e lembram, em determinados momentos, “2001: Uma Odisseia no Espaço”. Entretanto, são pouco utilizados principalmente por não caberem muito na forma que a história é conduzida. Um recurso mais estilístico e bastante funcional são os reflexos, seja no capacete de Neil na lua ou em um vidro espelhado durante o lançamento de um foguete, que proporcionam um vislumbre ainda maior. Contudo, é na cena final que temos o maior capricho, nela unem-se todos aspectos técnicos importantes, efeitos especiais, iluminação, o som ou a falta dele, a cenografia e a fotografia, garantindo o ápice da história, que por si só vale o filme.

“O Primeiro Homem” conta os dramas e o trabalho daqueles que por trás do foco fizeram história e serão lembrados eternamente por uma das maiores, se não a maior, conquista da humanidade até o século XX. E a forma como o filme conduz isso nos causa empatia, nos mostrando que cada um possui seus motivos para lutar pelo que acredita ser possível. Essa obra cinematográfica nos faz refletir sobre a capacidade da humanidade e suas escolhas pelo caminho. Lembramos aqui que a nossa história possui muitos homens como Neil, e que eles não devem ser esquecidos jamais.

Reader Rating4 Votes
6.8
10
Dê sua nota:

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

Oscar

Compartilhar artigo

Avatar de D'Andrade
Me siga Escrito por

D'Andrade

Cria da Baixada Fluminense e apaixonado por cinema desde sempre. Hoje escrevo roteiros, atuo na produção audiovisual, vou dirigir meu primeiro filme e me dedico a cada dia mais a aprender sobre o cinema. Fã de Steven Spielberg e louco por Jurassic Park, me encontro melhor quando estou perto de sucessos populares, de Titanic a Minha Mãe é uma Peça.

Outros Artigos

2593708.jpg r 1920 1080 f jpg q x xxyxx
Anterior

Crítica: Legalize Já – Amizade Nunca Morre

wSiDgWtCCi3x3DScb1oaXWF88Jg
Próximo

Crítica: Assunto de Família

Próximo
wSiDgWtCCi3x3DScb1oaXWF88Jg
10 de outubro de 2018

Crítica: Assunto de Família

Anterior
9 de outubro de 2018

Crítica: Legalize Já – Amizade Nunca Morre

2593708.jpg r 1920 1080 f jpg q x xxyxx

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    The Boys quinta temporada teaser
    The Boys: última temporada ganha trailer explosivo e data de estreia na CCXP25
    Cesar Monteiro
    Telão com Peter Claffey e companhia promovendo "O Cavaleiro dos Sete Reinos", spin-off futuro do universo de Game of Thrones durante a CCXP25.
    CCXP25 | A Prévia de “O Cavaleiro dos Sete Reinos” Exclusiva ao Brasil
    Roberto Rezende
    CCXP25 - Proibidos
    CCXP25 | Escola dos Espíritos e sua Maior Estrela Em Carne e Osso
    Roberto Rezende
    Netflix Warner
    Netflix adquire a Warner — entenda o impacto no mercado de entretenimento
    Cesar Monteiro
    Deborah Secco em painel da CCXP25 para promoção de "Bruna Surfistinha 2".
    CCXP25 | Deborah Secco Retorna Para Sequência em “Bruna Surfistinha 2”
    Roberto Rezende

    Posts Relacionados

    Netflix Warner

    Netflix adquire a Warner — entenda o impacto no mercado de entretenimento

    Cesar Monteiro
    6 de dezembro de 2025
    Deborah Secco em painel da CCXP25 para promoção de "Bruna Surfistinha 2".

    CCXP25 | Deborah Secco Retorna Para Sequência em “Bruna Surfistinha 2”

    Roberto Rezende
    6 de dezembro de 2025
    Colagem de fotos na horizontal com duas fotos de Timoothée Chalamet no Brasil para a CCXP25, na esquerda com roupa toda verde e amarela num sofá, e na direita cobrindo o rosto, fazendo pose, em cadeiras vermelhas.

    CCXP25 | Timothée Chalamet, Um dos Astros Mais Aguardados, Arrebenta no Palco Thunder!

    Roberto Rezende
    6 de dezembro de 2025
    Fernanda Montenegro ao lado de elenco de "Velhos Bandidos" no Palco Thunder na CCXP25.

    CCXP25 | Elenco de “Velhos Bandidos” Se Reúne e Homenagem a Fernanda Montenegro

    Roberto Rezende
    5 de dezembro de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner novidades amazon