Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Lojinha
Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: O Professor Substituto

Avatar de João de Queiroz
João de Queiroz
17 de julho de 2019 4 Mins Read

O Professor Substituto poster

Desde o início de “O Professor Substituto”, duas forças travam um intenso embate. O sol escaldante se opõe ao piso de concreto em que um professor se choca após se jogar de uma janela; opulentes antenas de energia se impõem sobre uma plantação; as chaminés de uma usina nuclear chamam atenção junto a um lago. Essa silenciosa disputa entre os elementos da natureza e as obras da intervenção humana serve de ponto de partida para o debate que rege o novo filme de Sébastien Marnier.

Seu título original, “L’heure de la sortie” (“A Hora da Saída”, em tradução livre) é de uma perfeita ambiguidade. Ao mesmo tempo em que, num sentido literal, faz referência ao término das atividades escolares, subjetivamente, ele trata da própria mortalidade do ser humano. Afinal de contas, a morte é “a hora de saída” definitiva.

O professor substituto que dá nome ao filme, Pierre (Laurent Lafitte), é um homem de 40 anos que há pouco retomou suas atividades acadêmicas. Ele sabe que, para alguém de sua idade, ocupa um cargo menosprezado dentro da hierarquia de seu campo profissional. Entretanto, isso não o impede de tentar concluir sua dissertação de mestrado sobre Franz Kafka ou aceitar o desafio de ensinar para uma turma de jovens dotados. Além disso, ele mantém uma rotina de exercícios físicos, fazendo jus à máxima “mente sã, corpo são”. Logo, não é de se surpreender que Pierre tema o envelhecimento e a morte, como ele mesmo deixa claro à certa altura do longa.

À essa figura, Marnier opõe um grupo de seis alunos liderados por Apolline e Dimitri (Luàna Bajrami e Victor Bonnel), dois dos estudantes mais bem-avaliados do colégio onde Pierre leciona. À primeira vista, o comportamento hostil desses jovens parece ser apenas provocação para cima do professor novato, mas com o passar do tempo, fica cada vez mais claro que suas atitudes fazem parte de um intricado plano de manipulação psicológica.

Fora da escola, esses adolescentes produzem filmes amadores, através dos quais expõem a sua visão de mundo. Combinando manifestos com filmagens de catástrofes naturais, pessoas em situações de risco e abate de animais, essas obras constroem a imagem de um planeta à beira do colapso, materializando o conflito homem versus natureza e expondo o potencial destrutivo desse embate.

O Professor Substituto 3

Dessa forma, pode-se entender a dualidade que rege “O Professor Substituto”. Pierre, por somente na meia-idade ter conseguido tomar as rédeas de sua vida, só tem olhos para o seu próprio futuro e corre contra o tempo para alcançar seus objetivos. Por outro lado, os jovens super inteligentes já atingiram o nível de realização pessoal desejado e, por isso, conseguem parar de pensar em si mesmos e abrir os olhos para o mundo à sua volta, onde não encontram um sentido para continuar vivendo.

Assim, através da ameaçadora trilha sonora de sintetizadores e do crescente surgimento de elementos que beiram o sobrenatural, Sébastien Marnier cria um opressivo ambiente de paranoia, à medida que Pierre conhece mais dos motivos para o comportamento estranho de seus alunos. Nesse sentido, a presença de Kafka como objeto de estudo do protagonista toma uma dimensão interessante. O escritor tcheco morreu pouco antes de completar 41 anos, justificando a corrida de Pierre contra o tempo.

Ademais, a recorrente figura da barata (provável alusão à “Metamorfose”) aos poucos se ressignifica. Inicialmente um mero bicho a ser exterminado com uma chinelada, posteriormente a barata se torna uma possível forma de resistência. Seria a transformação em inseto, como ocorre com Gregor Samsa na novela de Kafka, a única forma de sobrevivência do ser humano em um planeta cada vez mais hostil à sua presença?

O Professor Substituto 4

A escolha de Laurent Lafitte como protagonista, portanto, é bastante acertada, uma vez que sua postura imponente e feições brutas contrastam com a impotência de Pierre frente à uma situação que parece fugir de seu controle. O que é ainda mais exacerbado em seus confrontos com Apolline e Dimitri, nos quais seu porte físico se apequena frente à enorme destreza dos alunos em atacar seus pontos fracos apenas na base da palavra.

Durante uma aula de música, os jovens interpretam “Pissing in a River” de Patti Smith, cujos versos “sou um escravo/sou livre” parecem definir os pontos de tensão entre as personagens. Para Pierre, o tempo o escraviza e a manutenção de seu bem-estar físico e mental o liberta; em contrapartida, para os alunos, o mundo à beira da destruição e o capitalismo causador disso os aprisionam, enquanto escolher se livrar dessa existência através do suicídio é uma libertação. Ao fim de “O Professor Substituto”, Sébastien Marnier argumenta que, apesar das diferenças, na “hora da saída”, esses dois lados acabam se encontrando.


Imagens e vídeo: Divulgação/Supo Mungam Films

Reader Rating2 Votes
9.5
8

Entre na comunidade da Woo! Magazine no WhatsApp

Tags:

CinemaFrançaSuspense

Compartilhar artigo

Avatar de João de Queiroz
Me siga Escrito por

João de Queiroz

Passava tardes de final de semana na locadora. Estudou Cinema. Agora escreve sobre filmes.

Outros Artigos

The Walking Dead
Anterior

The Walking Dead: divulgada imagem da 10ª temporada

Design sem nome 3
Próximo

Rock in Rio IV: dessa vez para ficar (parte 2)

Próximo
Design sem nome 3
17 de julho de 2019

Rock in Rio IV: dessa vez para ficar (parte 2)

Anterior
17 de julho de 2019

The Walking Dead: divulgada imagem da 10ª temporada

The Walking Dead

One Comment

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade
    Banner
    Banner
    Banner

    Posts Recentes

    Coldplay no Rock in Rio
    Rock in Rio 2022 | O Reencontro pós-Pandemia
    Cesar Monteiro
    Stray Kids
    Stray Kids | Como Oito Garotos Transformaram o Excesso em Fenômeno Mundial?
    Daniel Gravelli
    Kartismo no Brasil
    Kartismo Acelera no Brasil e Reúne Mais de 300 Pilotos em Disputa Internacional
    Clarice Bezerra
    Anthony Valencia Flamengo 01
    Flamengo Avança Por Anthony Valencia e Joaquín Freitas Para Reforçar Ataque
    Gabriel Fernandes
    Rafa Dalastra Entrevista Boogeyman 2
    Um Papo Divertito Sobre Monster Romance com Rafaela Dalastra
    Lipe Machado

    Posts Relacionados

    Dias de Trovão

    Anne Hathaway Entra na Pista com Tom Cruise na Sequência de “Dias de Trovão”

    Daniel Gravelli
    29 de agosto de 2026
    Meryl Streep (esquerda) e Anne Hathaway (direita) em elevador de óculos escuros reprisando os papéis de Miranda e Andy na continuação "O Diabo Veste Prada 2". Ambas estão de preto e câmera as pega do busto para cima.

    7 Filmes Famosos Que São Baseados em Livros e Você Não Sabia

    Ana Laura Moura
    29 de agosto de 2026
    Coiote ao lado de seu advogado no filme "Coiote vs. Acme". Imagem mistura animação 2D com live-action.

    Coyote vs. Acme | A Genialidade Explosiva que a Indústria Tentou Apagar

    Junior Fernandez
    28 de agosto de 2026
    O Outro Lado das Redes - Facebook

    “O Outro Lado das Redes” Transforma os Segredos do Facebook em Thriller de Aaron Sorkin

    Daniel Gravelli
    28 de agosto de 2026
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 - 2026 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx