Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: O Professor Substituto

Avatar de João de Queiroz
João de Queiroz
17 de julho de 2019 4 Mins Read

O Professor Substituto poster

Desde o início de “O Professor Substituto”, duas forças travam um intenso embate. O sol escaldante se opõe ao piso de concreto em que um professor se choca após se jogar de uma janela; opulentes antenas de energia se impõem sobre uma plantação; as chaminés de uma usina nuclear chamam atenção junto a um lago. Essa silenciosa disputa entre os elementos da natureza e as obras da intervenção humana serve de ponto de partida para o debate que rege o novo filme de Sébastien Marnier.

Seu título original, “L’heure de la sortie” (“A Hora da Saída”, em tradução livre) é de uma perfeita ambiguidade. Ao mesmo tempo em que, num sentido literal, faz referência ao término das atividades escolares, subjetivamente, ele trata da própria mortalidade do ser humano. Afinal de contas, a morte é “a hora de saída” definitiva.

O professor substituto que dá nome ao filme, Pierre (Laurent Lafitte), é um homem de 40 anos que há pouco retomou suas atividades acadêmicas. Ele sabe que, para alguém de sua idade, ocupa um cargo menosprezado dentro da hierarquia de seu campo profissional. Entretanto, isso não o impede de tentar concluir sua dissertação de mestrado sobre Franz Kafka ou aceitar o desafio de ensinar para uma turma de jovens dotados. Além disso, ele mantém uma rotina de exercícios físicos, fazendo jus à máxima “mente sã, corpo são”. Logo, não é de se surpreender que Pierre tema o envelhecimento e a morte, como ele mesmo deixa claro à certa altura do longa.

À essa figura, Marnier opõe um grupo de seis alunos liderados por Apolline e Dimitri (Luàna Bajrami e Victor Bonnel), dois dos estudantes mais bem-avaliados do colégio onde Pierre leciona. À primeira vista, o comportamento hostil desses jovens parece ser apenas provocação para cima do professor novato, mas com o passar do tempo, fica cada vez mais claro que suas atitudes fazem parte de um intricado plano de manipulação psicológica.

Fora da escola, esses adolescentes produzem filmes amadores, através dos quais expõem a sua visão de mundo. Combinando manifestos com filmagens de catástrofes naturais, pessoas em situações de risco e abate de animais, essas obras constroem a imagem de um planeta à beira do colapso, materializando o conflito homem versus natureza e expondo o potencial destrutivo desse embate.

O Professor Substituto 3

Dessa forma, pode-se entender a dualidade que rege “O Professor Substituto”. Pierre, por somente na meia-idade ter conseguido tomar as rédeas de sua vida, só tem olhos para o seu próprio futuro e corre contra o tempo para alcançar seus objetivos. Por outro lado, os jovens super inteligentes já atingiram o nível de realização pessoal desejado e, por isso, conseguem parar de pensar em si mesmos e abrir os olhos para o mundo à sua volta, onde não encontram um sentido para continuar vivendo.

Assim, através da ameaçadora trilha sonora de sintetizadores e do crescente surgimento de elementos que beiram o sobrenatural, Sébastien Marnier cria um opressivo ambiente de paranoia, à medida que Pierre conhece mais dos motivos para o comportamento estranho de seus alunos. Nesse sentido, a presença de Kafka como objeto de estudo do protagonista toma uma dimensão interessante. O escritor tcheco morreu pouco antes de completar 41 anos, justificando a corrida de Pierre contra o tempo.

Ademais, a recorrente figura da barata (provável alusão à “Metamorfose”) aos poucos se ressignifica. Inicialmente um mero bicho a ser exterminado com uma chinelada, posteriormente a barata se torna uma possível forma de resistência. Seria a transformação em inseto, como ocorre com Gregor Samsa na novela de Kafka, a única forma de sobrevivência do ser humano em um planeta cada vez mais hostil à sua presença?

O Professor Substituto 4

A escolha de Laurent Lafitte como protagonista, portanto, é bastante acertada, uma vez que sua postura imponente e feições brutas contrastam com a impotência de Pierre frente à uma situação que parece fugir de seu controle. O que é ainda mais exacerbado em seus confrontos com Apolline e Dimitri, nos quais seu porte físico se apequena frente à enorme destreza dos alunos em atacar seus pontos fracos apenas na base da palavra.

Durante uma aula de música, os jovens interpretam “Pissing in a River” de Patti Smith, cujos versos “sou um escravo/sou livre” parecem definir os pontos de tensão entre as personagens. Para Pierre, o tempo o escraviza e a manutenção de seu bem-estar físico e mental o liberta; em contrapartida, para os alunos, o mundo à beira da destruição e o capitalismo causador disso os aprisionam, enquanto escolher se livrar dessa existência através do suicídio é uma libertação. Ao fim de “O Professor Substituto”, Sébastien Marnier argumenta que, apesar das diferenças, na “hora da saída”, esses dois lados acabam se encontrando.

https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=z96QmG8hrw8


Imagens e vídeo: Divulgação/Supo Mungam Films

Reader Rating2 Votes
9.5
8

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

CinemaFrançaSuspense

Compartilhar artigo

Avatar de João de Queiroz
Me siga Escrito por

João de Queiroz

Passava tardes de final de semana na locadora. Estudou Cinema. Agora escreve sobre filmes.

Outros Artigos

The Walking Dead
Anterior

The Walking Dead: divulgada imagem da 10ª temporada

Design sem nome 3
Próximo

Rock in Rio IV: dessa vez para ficar (parte 2)

Próximo
Design sem nome 3
17 de julho de 2019

Rock in Rio IV: dessa vez para ficar (parte 2)

Anterior
17 de julho de 2019

The Walking Dead: divulgada imagem da 10ª temporada

The Walking Dead

One Comment

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Colagem de duas fotos com personagem Leonardo Roitman à esquerda (Guilherme Magon) e Ana Clara à direita (Samantha Jones) em novela "Vale Tudo" de 2025.
    Vale Tudo | Entenda a Sequência de Furos Que Está Indignando os Telespectadores
    Nick de Angelo
    Colagem com três fotos de Luis Fernando Verissimo, por volta de 80 anos.
    Morre Luis Fernando Verissimo aos 88 Anos
    Nick de Angelo
    Copos The Town 2025
    The Town 2025 | Aplicativo Oficial Traz Venda Antecipada de Bebidas
    Amanda Moura
    The Town 2023
    Guia de Sobrevivência The Town 2025 | Dicas Essenciais Para Curtir o Melhor do Festival
    Amanda Moura
    Colagem com fotos de Bruce Dickinson em palco, à esquerda em show solo em Houston, à direita em show do Iron Maiden em Paris.
    Bruce Dickinson Explica Diferença Entre sua Música Solo e o Som do Iron Maiden
    Cesar Monteiro

    Posts Relacionados

    Fotografia de mural grafitado com criança sorrindo. Na rua uma mulher caminha com a bandeira da Palestina.

    10 Filmes dos Festivais de Cannes, Berlim e Veneza que Queremos Ver na 49ª Mostra de Cinema em São Paulo

    Rodrigo Chinchio
    27 de agosto de 2025
    Rodrigo Santoro como Crisóstomo, protagonista do longa "O Filho de Mil Homens", destaque da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo de 2025. Ele está maltrapilho, roupas bege, sentado/caído no chão arenoso e com pedras ao fundo. Há uma paisagem com grama em tons marrom ao fundo e uma casinha azul.

    49ª Mostra de Cinema em São Paulo | Conheça os Primeiros Filmes Selecionados

    Rodrigo Chinchio
    25 de agosto de 2025
    Daniel Day-Lewis e Sean Bean em uma mata aparentemente tropical no filme "Anemone", trajados de um verde militar. O protagonista está de perfil, enquanto Sean olha para baixo em direção ao protagonista.

    Anemone | Daniel Day-Lewis, O Monstro, A Lenda, Volta a Atuar em Filme Dirigido Pelo Filho

    Roberto Rezende
    25 de agosto de 2025
    Colin Farrell como Lord Doyle, em um cassino, no filme "A Balada de um Jogador".

    A Balada de Um Jogador | Colin Farrell Aposta Tudo em Novo Filme do Diretor de “Conclave” e “Nada de Novo No Front”

    Roberto Rezende
    20 de agosto de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner novidades amazon