Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: O Roubo da Taça

Avatar de Convidado Especial
Convidado Especial
8 de setembro de 2016 3 Mins Read

o-roubo-da-taca-08-09

Quando comparado a outros filmes hollywoodianos de grandes roubos, “O Roubo da Taça” fica com um aspecto ainda mais fanfarrão, até porque é uma comédia, não uma ação ou um suspense. No entanto, a obra se destaca dentro de seu próprio gênero devido a sua elaboração. As risadas que arranca do público não são piadas prontas de filmes pastelão, de uma forma geral a parte cômica se deu devido a essência patética de seus personagens, que não são caricatos ou clichês. Na verdade são muito bem construídos, mas errantes por natureza. Até o papel mais estereotipado da mulata gostosa, interpretada por Taís Araújo, foge da banalidade, do que seria apenas visualmente bonito e criado para cultuar o personagem principal masculino, e ganha um caminho próprio dentro do enredo.

Afinal, a narradora do filme é a própria Dolores (Taís Araújo), ela faz a introdução ao público de seu marido e amor da sua vida, Peralta (Paulo Tiefenthaler). Ele, típico malandro de quinta categoria e cheio de dívidas de jogo, é quem vai arquitetar junto com seu amigo Borracha (Danilo Grangheia) o roubo da taça Jules Rimet. Na verdade, os ladrões pretendiam levar a réplica feita de ouro, mas por uma questão de administração da CBF era a original que estava exposta e a outra estava segura no cofre. Com isso o caso ganhou uma repercussão muito maior do que eles esperavam e os dois passaram a ter até certa dificuldade em se livrar da mercadoria.

O filme é muito bom. O elenco está maravilhoso, dele se destacam: Taís Araújo, fazendo uma personagem completamente segura de si quando está longe do espelho, mas sempre vacilante diante da própria imagem, uma dualidade interpretada com delicadeza e muita realidade; Paulo Tiefenthaler, executando expressões faciais e trejeitos que agregam ao personagem características hilárias que conseguem fugir do óbvio; e Milhem Cortaz (Cortez) dando vida ao detetive claramente frustrado com o trabalho, que vive uma vida solitária e, talvez, infeliz. Com tantos atores fazendo um bom trabalho a história não pôde ficar mal contada, ainda mais com a edição feita de uma maneira fácil de acompanhar e bem direta. Apesar de precisar fazer uma recapitulação de alguns acontecimentos históricos o roteiro não se perde de seu objetivo, mantém o foco no que é essencial para a história, sem sobrecarregar o espectador.

Como tudo se passou em 1983, foi necessário criar todo um ambiente retro. Assim, até o aspecto da imagem na tela parece ter retrocedido um pouco. Os figurinos e o cenário estão de acordo com a década que remontam e durante a sessão nenhum erro de continuidade foi notável. Mas, como nem tudo é perfeito, o enredo começa a ficar cansativo a partir da segunda metade para o final. Isso se deu porque a comédia tomou a narrativa por inteiro e mesmo que essa seja a intenção da obra, não se pode esquecer que tem um roubo de um item muito importante inserido no contexto. Mesmo assim a investigação em torno disso ficou em segundo plano e poderia ter sido muito melhor explorada no final da história, quando a comédia já estava um pouco maçante e havia espaço para uma análise mais bem construída, mesmo que isso não tenha acontecido na realidade. Afinal, o desfecho dessa história toda na obra é irreal.

Porém o que realmente aconteceu com a taça ninguém até hoje sabe, apenas especula-se. No entanto, como uma boa parte dessa história de fato aconteceu, fica aquela dúvida sobre o que é verdadeiro e o que foi inventado. Segundo o próprio diretor, Caíto Ortiz, as partes mais malucas do filme foram as que efetivamente aconteceram, como, por exemplo, a taça estar exposta protegida por um vidro à prova de balas, mas esse mesmo vidro ter sido colocado em uma moldura de madeira mal presa e de fácil extração.

Por Mariana Baptista

Reader Rating0 Votes
0
8

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

Taís Araújo

Compartilhar artigo

Avatar de Convidado Especial
Me siga Escrito por

Convidado Especial

Outros Artigos

7
Anterior

Desvendando o Cenário Califórnia Gurls – Katy Perry

Pulp Novo cor
Próximo

Entrevistas imperdíveis na Pulp! com Gravelli

Próximo
Pulp Novo cor
8 de setembro de 2016

Entrevistas imperdíveis na Pulp! com Gravelli

Anterior
8 de setembro de 2016

Desvendando o Cenário Califórnia Gurls – Katy Perry

7

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Predador na animação "Predador: Assassino de Assassinos", olhando para a câmera ameaçadoramente.
    Predador – Assassino dos Assassinos | A Volta da Franquia em Grande Estilo
    Roberto Rezende
    Colagem com capas de dois videoclipes, à esquerda Madonna em "Like a Prayer" e a direita Lady Gaga e Bradley Cooper com rostos colados tocando piano em "Shallow".
    Clássicos Por Um Triz: 10 Hits Que Quase Não Foram Gravados
    Cesar Monteiro
    Painel da Marvel com jogo do Homem Aranha na Summer Game Fest.
    Summer Game Fest 2025 | Conheça o Evento e Onde Assistir
    Amanda Moura
    Michael Jackson em 1982 durante o clipe de "Billie Jean", dajçando com um cenário de pôr do sol ao fundo.
    Top 10 de Todos os Tempos | As Melhores Músicas da História
    Cesar Monteiro
    Solar Power
    Lorde Revisita “Solar Power” e Reconhece Distanciamento Criativo: “Na Real, Acho Que Não Sou Essa Pessoa”
    Cesar Monteiro

    Posts Relacionados

    Predador na animação "Predador: Assassino de Assassinos", olhando para a câmera ameaçadoramente.

    Predador – Assassino dos Assassinos | A Volta da Franquia em Grande Estilo

    Roberto Rezende
    8 de junho de 2025
    Logo promocional para mostra Baixada Fantástica 2025.

    Baixada Fantástica 2025 | Cinefantasia em Mostra Fluminense Gratuita

    Nick de Angelo
    6 de junho de 2025
    Miguel Borges caracterizad ocomo Fernando Pessoa, inclinando-se para beijar Victoria Guerra, interpretando Ofélia Queiroz, no filme "Não Sou Nada", sobre a vida do poeta português.

    Não Sou Nada | Criador Versus suas Criatura(s)

    Roberto Rezende
    6 de junho de 2025
    Oscar Isaac com cabelo longo e solto, ondulado, interpretando o Dr. Victor Frankenstein na versão de Guillermo del Toro do clássico "Frankenstein". Ele está com braço direito (a nossa esquerda) levantado em arco e segurando, apontando-o, um frasco dourado.

    Frankenstein | Novo Filme do Mestre do Horror, Guillermo Del Toro, Apresenta Seu Trailer

    Roberto Rezende
    6 de junho de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    ECO SHOW AMAZON BANNER