Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Papicha

Rodrigo Chinchio
20 de outubro de 2019 2 Mins Read

Há algo que os homens de todas as partes do mundo precisam tomar consciência: é extremamente difícil ser mulher neste planeta! Foi assim no passado, continua assim no presente e, provavelmente, será assim no futuro. Infelizmente, por mais que os movimentos feministas tenham feito muito para melhorar a situação durante a história, ainda hoje, em pleno século 21, é possível presenciar as crueldades pelas quais passam as pessoas do gênero feminino.  É chocante notar que costumes retrógados não foram abolidos em quase trinta anos, desde a época que os acontecimentos retratados em “Papicha” se desenrolam.

Papicha 2
Imagem: Divulgação/Pandora Filmes

Em 1990, durante a Guerra Civil entre o governo e vários grupos de rebeldes islâmicos, a Argélia entrou em ebulição, e como era de se esperar, as mulheres sofreram barbaramente.  “Papicha” conta a história – em parte autobiográfica de sua diretora Mounia Meddour – de estudantes de moda que sofrem com a crescente repressão de fanáticos religiosos islâmicos. Ou seja, elas precisam se curvar aos homens, que são os líderes supremos da sociedade. As filhas, as irmãs e a as esposas desses homens têm a obrigação de fazer as vontades patriarcais, e são proibidas de mostrar qualquer parte do corpo, de estudar, de se divertir, ou simplesmente de sair sozinhas na rua.

Entre as estudantes há a talentosa aspirante a estilista Nedjma (Lyna Khoudri), que cresceu em uma família progressista e, depois da morte do pai, vive com a mãe e com a irmã jornalista. A garota gosta de ir a festas com as amigas, não usa o hijab e se veste de forma ocidental. Ela não entende como as pessoas podem seguir uma versão tão distorcida do Alcorão. Por incrível que pareça, não quer abandonar seu país, apesar de ter recebido um convite do namorado para ir à França. Como forma de protesto, Nedjma prepara um desfile de moda na faculdade, usando os tecidos que cobrem os corpos das argelinas, mas os transformando em vestidos ousados e elegantes.Papicha 5Meddour filma o universo daquelas mulheres intimamente, sempre com a câmera perto de seus corpos. O colorido dos tecidos e das maquiagens é intenso, contrastando com o uma cidade cheia de prédios sem vida e povoada por homens carrancudos e desrespeitosos. Em um momento, Nedjma tinge de vermelho um tecido bege que cobria uma mulher morta a tiros e cujo modelo era o mesmo usado pela atiradora. É um ato significativo, que coloca as duas igualmente, como vítimas da “fé” cega em Alá.

“Papicha” é todo permeado por esse obscurantismo vindo da religião e que afeta a política social. Cumpre seu papel como crítica e como alerta para alguns países que ainda insistem em seguir olhando para o céu e esquecendo da realidade.

* Este filme foi visto durante a 43ª Mostra de Cinema de São Paulo


Imagens e Vídeo: Divulgação/Pandora Filmes

Sinopse
Prós
Contras
8
Nota

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

43ª Mostra SPCinemaDramaMostra SP

Compartilhar artigo

Me siga Escrito por

Rodrigo Chinchio

Formou-se como cinéfilo garimpando pérolas nas saudosas videolocadoras. Atualmente, a videolocadora faz parte de seu quarto abarrotado de Blu-rays e Dvds. Talvez, um dia ele consiga ver sua própria cama.

Outros Artigos

zumbilandia 2 1
Anterior

Crítica: Zumbilândia – Atire Duas Vezes

Honeyland 6
Próximo

Crítica: Honeyland

Próximo
Honeyland 6
21 de outubro de 2019

Crítica: Honeyland

Anterior
20 de outubro de 2019

Crítica: Zumbilândia – Atire Duas Vezes

zumbilandia 2 1

One Comment

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    3planet hemp divulgacao 1920w
    Marcelo D2 explica o motivo que o levou a terminar o Planet Hemp
    Cesar Monteiro
    Roger Waters no centro da imagem ao microfone com uma guitarra em apresentação ao vivo
    Roger Waters lança “Sumud” e cita Marielle Franco em música sobre resistência e justiça social
    Cesar Monteiro
    Sonic e Tartarugas Ninja de volta ao cinema em 2028 com a Paramount
    Paramount Anuncia Filmes Sonic e Tartarugas Ninja Para 2028
    Amanda Moura
    Imagem do filme "A Garota Artificial", com uma parede com informações cheia de informações, post-its, dados, como próprio de investigação.
    A Garota Artificial | Suspense Eletrizante e Uma Obra Criativa Sobre a IA Que nos Cerca 
    Roberto Rezende
    Pôster com autor Ricardo Cappra em matiz sépia segurando livro "Híbridos" em lançamento.
    Híbridos: o Futuro do Trabalho Entre Humanos e Máquinas Definindo a Sociedade | O Lançamento do Livro em São Paulo
    Roberto Rezende

    Posts Relacionados

    Sonic e Tartarugas Ninja de volta ao cinema em 2028 com a Paramount

    Paramount Anuncia Filmes Sonic e Tartarugas Ninja Para 2028

    Amanda Moura
    1 de dezembro de 2025
    Imagem do filme "A Garota Artificial", com uma parede com informações cheia de informações, post-its, dados, como próprio de investigação.

    A Garota Artificial | Suspense Eletrizante e Uma Obra Criativa Sobre a IA Que nos Cerca 

    Roberto Rezende
    1 de dezembro de 2025
    Isabelle Huppert em "A Mulher Mais Rica do Mundo"

    Isabelle Huppert Revela à Woo! Que Personagem Ainda Faria

    Cesar Monteiro
    28 de novembro de 2025
    Jonathan Bailey (esquerda) e Ariana Grande (direita) como Fiyero e Glinda na segunda parte de "Wicked" (2025). Eles estão num cortejo em Oz, na frente de um boneco de vime ao fundo. Eles se olham.

    Wicked: Parte 2 | Sequência Enche os Olhos, Mas Sofre dos Mesmos Problemas de Antecessores

    Nick de Angelo
    18 de novembro de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner novidades amazon