Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Parasita

Avatar de Rodrigo Chinchio
Rodrigo Chinchio
9 de outubro de 2019 3 Mins Read

ParasitaVivemos em uma sociedade que tende a separar os indivíduos, seja por meio de muros de fronteiras, pelo individualismo neoliberal, pelo isolamento das redes “antissociais”, pela cor de pele, pela preferência sexual, ou por qualquer tipo de doença psicológica resultante desse novo tempo. Contudo, talvez a principal e mais perigosa forma de separação seja a proporcionada pelas classes sociais. Isso porque, todos aqueles indivíduos enumerados no início, podem estar inseridos em alguma classe menos favorecida, o que pode potencializar situações de conflito. Por exemplo, imagine uma pessoa que possui problemas psicológicos e ainda é constantemente massacrada por uma realidade de miséria e descaso. Há uma boa possibilidade dessa pessoa cometer algum tipo de desvio de conduta como reação.

Esse é um problema de nível global, porém fica difícil, para quem vive em um país de terceiro mundo como Brasil, assimilar a situação de pobreza e de desigualdade social em potências econômicas como a Coreia do Sul, tão louvada por seu alto nível de desenvolvimento. No entanto, lá como cá, a luta de classes é presente e causa enormes injustiças. A fim de mostrar as disparidades entre ricos e pobres de sua nação, Bong Joon-ho fez “Parasita”, que lhe rendeu a Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2019. Prêmio merecido para uma obra crítica e atenta politicamente.

No filme, o espectador segue uma família de golpistas que mora na periferia pobre de Seul. São pai, mãe, filho e filha vivendo em um porão apertado e sem qualquer tipo de conforto. A chance de mudar de vida aparece quando o filho consegue um trabalho de professor de inglês para uma adolescente rica. Conquistando a garota e seus pais, o rapaz vai aos poucos colocando seus parentes para também trabalharem na bela mansão de seus contratantes. Então, seu pai vira motorista, sua irmã professora de arte e sua mãe governanta, mesmo que nenhum deles tenha qualquer tipo de capacitação formal para as funções. Claro que antes é preciso que os atuais ocupantes dos cargos sejam demitidos.Parasita 2Construído como uma história de humor negro, típico de Joon-ho, o longa é pautado por situações cômicas, mas que carregam em seu interior uma aparente tensão, principalmente nos diálogos entre os membros da família pobre com os da família rica. Pequenas demonstrações de preconceito, como os comentários dos patrões sobre o cheiro desagradável que exala dos empregados gera desconforto, iniciando o conflito de classes. Há outros fatores que agravam a situação, que não serão detalhados aqui para evitar spoilers e para não prejudicar as pequenas surpresas da trama.

O que não pode deixar de ser dito é que a narrativa do cineasta coreano alcança a excelência ao definir, em uma sequência brilhante no terceiro ato, o estado desumano pelo qual vivem as pessoas menos abastadas da sociedade. Durante uma chuva torrencial, os golpistas saem da mansão e descem vielas e ruas para chegar em casa, acompanhados pela enxurrada que escorre da parte de cima da cidade e alaga as residências na favela da parte de baixo. Enquanto os incólumes ricos dormem tranquilamente, seus empregados perdem tudo o que possuíam para a água expurgada pelas charmosas ruas superiores.

De fato, a maioria sofre as consequências de um capitalismo descontrolado, enquanto a minoria se mantém confortável em sua ingenuidade quase infantil. Alguns membros da minoria também demonstram certa ingenuidade ao achar que, algum dia, a realidade será alterada e as oportunidades finalmente aparecerão. Infelizmente, são apenas delírios causados pelo enorme sentimento de dor e desamparo que atingem principalmente os mais jovens.

* Filme visto durante a 43ª Mostra de Cinema de São Paulo.


Imagens e Vídeo:Divulgação/Pandora Filmes

Reader Rating1 Vote
7.9
9

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

CannesCinemaDramaFestivalPalma de OuroParasita

Compartilhar artigo

Avatar de Rodrigo Chinchio
Me siga Escrito por

Rodrigo Chinchio

Formou-se como cinéfilo garimpando pérolas nas saudosas videolocadoras. Atualmente, a videolocadora faz parte de seu quarto abarrotado de Blu-rays e Dvds. Talvez, um dia ele consiga ver sua própria cama.

Outros Artigos

7
Anterior

Yahya Abdul-Mateen II, de “Aquaman”, pode entrar para o elenco de “Matrix 4”

A banca 021 Rock in Rio
Próximo

Rock in Rio 2019: A Banca 021 fala sobre a participação no Palco Supernova

Próximo
A banca 021 Rock in Rio
10 de outubro de 2019

Rock in Rio 2019: A Banca 021 fala sobre a participação no Palco Supernova

Anterior
9 de outubro de 2019

Yahya Abdul-Mateen II, de “Aquaman”, pode entrar para o elenco de “Matrix 4”

7

One Comment

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Filme Anora
    Anora | Oscar de Melhor Filme Chega à Prime Video; Veja Data
    Nick de Angelo
    Cena da moto em "Akira", com Kaneda dando drift com sua moto vermelha.
    Akira | Live-action é Cancelado Oficialmente Pela Warner Bros.
    Nick de Angelo
    Capuz como visto na série "Coração de Ferro", da Marvel.
    Coração de Ferro | Quem é o Capuz? Conheça a História do Vilão Encapuzado
    Hugo Santiago
    007: Sem tempo para Morrer
    007 | Cineasta Denis Villeneuve Será o Diretor do Novo Filme pela Amazon MGM Studios
    Roberto Rezende
    Membros do Rage Against The Machine sentados com braços para trás e fitas isolantes nos olhos e boca. Ensaio em preto e branco.
    Rage Against The Machine Volta à Ativa Com Críticas Diretas a Trump
    Cesar Monteiro

    Posts Relacionados

    Filme Anora

    Anora | Oscar de Melhor Filme Chega à Prime Video; Veja Data

    Nick de Angelo
    30 de junho de 2025
    Cena da moto em "Akira", com Kaneda dando drift com sua moto vermelha.

    Akira | Live-action é Cancelado Oficialmente Pela Warner Bros.

    Nick de Angelo
    28 de junho de 2025
    007: Sem tempo para Morrer

    007 | Cineasta Denis Villeneuve Será o Diretor do Novo Filme pela Amazon MGM Studios

    Roberto Rezende
    27 de junho de 2025
    Pedro Pascal com suéter de gola alta azul da cor do uniforme do Quarteto Fantástico, no filme de mesmo nome, 2025, onde interpreta o Senhor Fantástico. Ele está centralizado na tela, com um microfone em sua frente.

    Quarteto Fantástico | Último Trailer Promete Aventura Emocional com Riscos Imensos aos Heróis

    Roberto Rezende
    26 de junho de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    ECO SHOW AMAZON BANNER