Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Projeto Gemini

Avatar de Rodrigo Chinchio
Rodrigo Chinchio
10 de outubro de 2019 3 Mins Read

Projeto GeminiA discussão sobre a impressão de realidade proporcionada pelo cinema já gerou inúmeros livros e artigos. Alguns entendem que o cinema só pode se aproximar do “real” quando não há a interferência da montagem, outros dizem que é através da montagem que o cinema cria sua própria versão de realidade. Há também a regra sagrada da exibição em 24 quadros por segundo, ideal para enganar o cérebro humano e dar a ilusão de movimento.

Antigos teóricos que escreveram sobre o assunto ficariam chocados com uma nova forma de filmar e exibir os filmes: os famosos 48 quadros por segundo apresentado em “O Hobbit”. Essa técnica supera as discussões sobre a montagem ao apresentar uma emulação de transmissão ao vivo na tela grande, afetando o que todos entendem como cinema versus vida real.

Entretanto, Ang Lee foi mais longe decidiu rodar seu “Projeto Gemini” em 120 quadros por segundo, além de fazer uma versão digital de Will Smith jovem usando uma nova técnica de CGI. É tanta tecnologia que a maioria dos cinemas do mundo não poderá exibir o filme em sua versão robusta, já que não possuem projetores compatíveis.

Mas, o problema mais grave é que o foco foi tão grande na técnica que se esqueceu de algo primordial: o roteiro. Escrito por David Benioff, Billy Ray e Darren Lemke, o fio de trama acompanha o habilidoso assassino aposentado Henry Brogan (Smith) que vira alvo de seu antigo empregador, uma empresa que presta serviços ao governo dos EUA. Como ninguém é melhor matador do que o próprio Brogan, quem melhor para matá-lo do que seu clone?

Por essa breve descrição dá para perceber o quão batido é o texto, porém, sua obviedade poderia ser amenizada por uma direção inventiva, ou mesmo se toda a parafernália usada na concepção narrativa do filme surtisse algum efeito estético positivo. Os 120 quadros deixam as imagens tão reais que o cérebro não entende que aquilo é um filme. Parece que os atores estão fora da tela, como em uma espécie de teatro futurista representado em uma sala de cinema ou uma novela sem apuro fotográfico. A incapacidade de Lee em dirigir ação também prejudica a experiência. Seu trabalho de câmera deixa as cenas confusas e o excesso de clichês do gênero não ajuda.Projeto Gemini 6

Dito isso, é certo afirmar que o maior mérito de “Projeto Gemini” é a versão jovem e digital de Will Smith, que está longe de ser perfeita, é claro. Quando o ator aparece em sua versão “Um Maluco no Pedaço”, é difícil não se impressionar e notar o ligeiro avanço em relação aos rejuvenescimentos de atores feitos em produções recentes.

O clone é apresentado durante uma boa sequência que envolve uma criativa corrida de motos e carros, e  perseguições e tiroteios pelos telhados de uma cidade colombiana. Infelizmente, daí em diante, o que se vê é um emaranhado de clichês, diálogos ruins, direção preguiçosa e atuações paupérrimas.

Até os tão comemorados efeitos digitais parecem sofrer um downgrade no terceiro ato, transformando Will Smith júnior em um borrão de pixels. Talvez o orçamento tenha acabado antes do término da pós-produção. Tudo isso só indica que Ang Lee claramente foi um diretor de aluguel em “Projeto Gemini”, e que Will Smith precisa urgentemente dar uma pausa na carreira para começar a ler mais atentamente os roteiros que lhe chegam.


Imagens e Vídeo: Divulgação/Paramout Pictures

Reader Rating1 Vote
4.5
4

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

CinemaWill Smith

Compartilhar artigo

Avatar de Rodrigo Chinchio
Me siga Escrito por

Rodrigo Chinchio

Formou-se como cinéfilo garimpando pérolas nas saudosas videolocadoras. Atualmente, a videolocadora faz parte de seu quarto abarrotado de Blu-rays e Dvds. Talvez, um dia ele consiga ver sua própria cama.

Outros Artigos

A banca 021 Rock in Rio
Anterior

Rock in Rio 2019: A Banca 021 fala sobre a participação no Palco Supernova

Cacife Clandestino Rock in rio
Próximo

Rock in Rio 2019: Bate-Papo especial com o Cacife Clandestino

Próximo
Cacife Clandestino Rock in rio
10 de outubro de 2019

Rock in Rio 2019: Bate-Papo especial com o Cacife Clandestino

Anterior
10 de outubro de 2019

Rock in Rio 2019: A Banca 021 fala sobre a participação no Palco Supernova

A banca 021 Rock in Rio

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Charlie Brown CCXP
    Integrantes do Charlie Brown Jr. homenageiam Chorão com show na CCXP25
    Cesar Monteiro
    Painel The Boys
    CCXP25 | A despedida de The Boys: elenco enlouquece fãs no Palco Thunder
    Roberto Rezende
    The Boys quinta temporada teaser
    The Boys | Última Temporada Ganha Trailer Explosivo e Data de Estreia na CCXP25
    Cesar Monteiro
    Telão com Peter Claffey e companhia promovendo "O Cavaleiro dos Sete Reinos", spin-off futuro do universo de Game of Thrones durante a CCXP25.
    CCXP25 | A Prévia de “O Cavaleiro dos Sete Reinos” Exclusiva ao Brasil
    Roberto Rezende
    CCXP25 - Proibidos
    CCXP25 | Escola dos Espíritos e sua Maior Estrela Em Carne e Osso
    Roberto Rezende

    Posts Relacionados

    Charlie Brown CCXP

    Integrantes do Charlie Brown Jr. homenageiam Chorão com show na CCXP25

    Cesar Monteiro
    7 de dezembro de 2025
    Netflix Warner

    Netflix Adquire a Warner | Entenda o Impacto no Mercado de Entretenimento

    Cesar Monteiro
    6 de dezembro de 2025
    Deborah Secco em painel da CCXP25 para promoção de "Bruna Surfistinha 2".

    CCXP25 | Deborah Secco Retorna Para Sequência em “Bruna Surfistinha 2”

    Roberto Rezende
    6 de dezembro de 2025
    Colagem de fotos na horizontal com duas fotos de Timoothée Chalamet no Brasil para a CCXP25, na esquerda com roupa toda verde e amarela num sofá, e na direita cobrindo o rosto, fazendo pose, em cadeiras vermelhas.

    CCXP25 | Timothée Chalamet, Um dos Astros Mais Aguardados, Arrebenta no Palco Thunder!

    Roberto Rezende
    6 de dezembro de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner novidades amazon