Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Reset – O Novo Balé da Ópera de Paris

Avatar de Convidado Especial
Convidado Especial
10 de maio de 2017 3 Mins Read
Um olhar íntimo por dentro das paredes da Opera de Paris

Reset O Novo Balé da Ópera de Paris 9Em 2009, a Paris Opera Ballet foi tema do documentário “La Danse” do diretor Frederick Wiseman. Quem assistiu ao documentário de Wiseman pode imaginar que seria desperdício de tempo assistir a “Reset – O Novo Balé da Ópera de Paris”, o mais recente documentário sobre o Balé da Opera de Paris, dessa vez pela ótica de Thierry Denaiziêre e Alban Teurlai e com uma grande novidade: Benjamin Millepied. Millepeid, que já foi solista do New York City Ballet, é agora o novo diretor artístico da mais antiga companhia de balé clássico do mundo e seu trabalho trouxe uma nova atmosfera a instituição. “Reset” captura esse novo momento da companhia com estilo e dinâmica repaginada.

Benjamin Millepied ficou mundialmente conhecido pelo público geral no filme “Cisne Negro”, com Nathalie Portman como protagonista. Na época ele foi responsável pelas coreografias esplêndidas do mesmo (A título de curiosidade, vale lembrar que ele é o marido de Nathalie Portman).

Millepied, que está retornando a sua terra natal, a França, após 20 anos nos Estados Unidos, traz um olhar nada convencional para a Cia. e o filme, extremamente bem produzido e fotografado, nos mostra como sua direção artística modifica o desenvolvimento da instituição. Benjamin dirige agora a Paris Opera Ballet e, entre outras coisas, tem o desafio de repensar a hierarquia dessa companhia tradicional e trabalhar a diversidade dentro da instituição. O documentário acompanha 39 dias antes da estreia da sua primeira produção original para a companhia. E o novo coreógrafo é carismático, tem olhos atentos a tudo que acontece ao seu redor, um sorriso sincero e cativante e é muito dinâmico no trabalho. Fica claro que para Millepied, o prazer deve sempre fazer parte da sua criação artística. Seu charme inteligente e engraçado cativa o público e, pelo visto, cativou também os diretores do documentário, pois seu desempenho na arte de coreografar e criar muda toda a dinâmica do filme, e os diretores estão sempre prontos a segui-lo.

Reset O Novo Balé da Ópera de Paris 8
Benjamin Millepied coreografando

O filme propõe um olhar íntimo nas salas de ensaio e coxias da Paris Opera Ballet. Thierry Demaizière e Alban Teurlai mostram ao espectador tudo: da criação dos primeiros passos até a exuberante performance da estreia. Os movimentos de câmeras e a bela fotografia com lindas imagens das salas, camarins e interiores da companhia, dos ensaios com Millepied, dos movimentos e dos incríveis corpos dos bailarinos valem o ingresso. O roteiro, porém, poderia ser menos repetitivo.

É claro que para os bailarinos, coreógrafos e amantes de balé o filme talvez seja mais emocionante, pois esse público específico já sabe bastante sobre os bastidores da montagem de um espetáculo e, provavelmente, já conhece todo o histórico da companhia e do coreógrafo em questão. Mas o filme tem potencial para agradar também os não aficionados por esse mundo específico da dança, pois apresenta um olhar dinâmico e moderno do processo criativo de um espetáculo de grande porte. Ao final, fica a vontade de assistir ao espetáculo na íntegra sentado nas poltronas da Opera de Paris. Quem sabe no próximo vôo para cidade luz?


Por Thiago Pach

Reader Rating0 Votes
0
8.8

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

BalletDocumentárioThiago Pach

Compartilhar artigo

Avatar de Convidado Especial
Me siga Escrito por

Convidado Especial

Outros Artigos

Dear White People
Anterior

Dear White People e o racismo velado

IMG 1350
Próximo

Peter Pan – Direto da Terra do Nunca para a cidade maravilhosa

Próximo
IMG 1350
10 de maio de 2017

Peter Pan – Direto da Terra do Nunca para a cidade maravilhosa

Anterior
10 de maio de 2017

Dear White People e o racismo velado

Dear White People

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Erin Kellyman e June Squibb como Nina e Eleanor no longa "A Incrível Eleanor". Elas estão lado a lado, caminhando, a mais jovem olhando a mais velha, que dá um olhar meio distante.
    A Incrível Eleanor | Scarlett Johansson Estreia na Direção com um Filme Sensível e Emocionante
    Roberto Rezende
    Imagem promocional do filme "Gravidade" (2025). Uma mulher à frente segura uma faca na altura do peito, enquanto outra está atrás dela, olhando para o mesmo ponto que ela, nosso ponto de vista de câmera.
    Gravidade | Às Vezes É No Fim de Tudo Que Nos Encontramos
    Roberto Rezende
    Fotografia em filtro vermelho arroxeado de Lô Borges na juventude.
    Lô Borges: O Menino do Clube da Esquina que Virou Lenda da Música Brasileira
    Cesar Monteiro
    ACDC no Brasil
    AC/DC no Brasil | Saiba Tudo Sobre a Vinda da Banda
    Cesar Monteiro
    Sirât
    Sirât | Raves em Meio à Terceira Guerra Mundial
    Rodrigo Chinchio

    Posts Relacionados

    Erin Kellyman e June Squibb como Nina e Eleanor no longa "A Incrível Eleanor". Elas estão lado a lado, caminhando, a mais jovem olhando a mais velha, que dá um olhar meio distante.

    A Incrível Eleanor | Scarlett Johansson Estreia na Direção com um Filme Sensível e Emocionante

    Roberto Rezende
    5 de novembro de 2025
    Imagem promocional do filme "Gravidade" (2025). Uma mulher à frente segura uma faca na altura do peito, enquanto outra está atrás dela, olhando para o mesmo ponto que ela, nosso ponto de vista de câmera.

    Gravidade | Às Vezes É No Fim de Tudo Que Nos Encontramos

    Roberto Rezende
    5 de novembro de 2025
    Sirât

    Sirât | Raves em Meio à Terceira Guerra Mundial

    Rodrigo Chinchio
    4 de novembro de 2025
    Jovens Mães

    Jovens Mães | As Dificuldades da Maternidade Precoce

    Rodrigo Chinchio
    4 de novembro de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner novidades amazon