Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Sai de Baixo: O Filme

Avatar de D'Andrade
D'Andrade
28 de fevereiro de 2019 3 Mins Read

rs 752x1103 190108122231Um dos maiores sucesso da década de 90, e até hoje lembrado como um dos melhores programas de humor da tv brasileira, “Sai de Baixo“, sai dos palcos de um teatro e da tela das televisões para ganhar os cinemas nacionais.

Com um esforço em manter-se fiel ao formato humorístico que  conquistou o publico, o filme busca referência no seu elenco -formado em grande parte por atores do seriado original – e na brincadeira da quebra da quarta parede, na qual o filme se auto escracha e brinca com o público.

Na nova trama, Caco Antibes (Miguel Falabella) conseguiu falir de vez a família e está preso. Caquinho, seu filho, toma rédia dos negócios enquanto o apartamento de Vavá vai a leilão. Mas, quando Caco é solto pela polícia, uma novo esquema envolvendo toda família e a Vavatour é a única chance de todos saírem do fundo do poço.

Nem os mais otimistas dos fãs imaginaria que “Sai de Baixo” ganharia um filme, tantos anos após o programa de tv sair do ar. Mas, no momento em que a nostalgia vende em Hollywood, não seria diferente no cinema nacional. Por isso, reviver esse clássico da comédia não chega a ser um absurdo, porém é uma grande responsabilidade. Essa responsabilidade que ficou a cargo de Cris D’Amato (do sucesso nacional “S.O.S Mulheres ao Mar”). Sem arriscar-se muito, o filme entrega uma trama e nuances que revivem o humor típico do programa original. Entretanto, mesmo com um início promissor, o longa se perde no meio do caminho e só volta a se encontrar no final – quando já é tarde para trazer a atenção do público.

A trama se inicia no famoso Largo do Arouche. É no inicio onde temos mais identificação com o programa humorístico. Vemos, pela primeira vez, a imagem do prédio de fora, Ribamar (Tom Cavalcante) na portaria e Magda – algo que ficava só no imaginário de quem assistia pela tv, pois a série tinha um cenário único. Toda trama de humor e situações criadas nesse início funcionam bem, principalmente com Ribamar e sua tia, uma dupla interpretada pelo mesmo ator e que rende bons momentos engraçados no filme.

O problema é que o humor decai ao longo da trama e, no segundo ato, temos o principal impasse. Toda uma trama chata criada dentro do ônibus, que inicia um efeito dominó sobre o restante do filme e esfria o público. Perde-se um pouco o espírito do início, com um humor mais desgarrado de regras. Outro incomodo é o personagem Caquinho (Rafael Canedo), filho de Caco Antibes, que apesar do esforço do ator, aparenta uma caricatura mal feita do clássico personagem de Miguel Falabella.

164807 003 g

O elenco funciona melhor quando temos os personagens clássicos em tela. Magda (Marisa Orth) continua burra, mas agora “emporelada”, e brinca um pouco com a questão do empoderamento feminino sem perder a chance de usar trocadilhos. E nada é politicamento correto com Caco Antibes em cena, o seu humor politicamente incorreto funciona bem, principalmente quando brinca diretamente com o público e referências. Após 18 anos, Miguel Falabella continua o mesmo ao reviver Caco. E, como dito anteriormente, Tom Calvacante é o grande nome do humor no filme, ele diverte e consegue arrancar gargalhadas a todo momento do público – seja como Ribamar ou como sua Tia.

Acabamos por sentir falta de algumas figuras carimbadas do programa. Cassandra (Aracy Balabanian) e Vavá (Luis Gustavo), provavelmente devido a idade e outras considerações de saúde, não fizeram parte de todo longa metragem e isso deixa a desejar para a nostalgia ser completa. Durante o longa, o próprio Miguel Falabella brinca a todo momento com a questão, observando que Aracy participou apenas de três dias das gravações.

No fim, “Sai de Baixo O Filme” não é, nem mesmo de longe, bom como o seriado. Entretanto, o longa não passa vergonha ou desmoraliza a memória da série. Ele brinca e diverte e é uma boa para quem quer revisitar o passado e lembrar das confusões dessa eterna família do Largo do Arouche.


Fotos e Vídeo: Divulgação/Globo Filmes/Imagem Filmes

Reader Rating1 Vote
5
5

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

Globo FilmesImagem FilmesMiguel FalabellaTom Cavalcante

Compartilhar artigo

Avatar de D'Andrade
Me siga Escrito por

D'Andrade

Cria da Baixada Fluminense e apaixonado por cinema desde sempre. Hoje escrevo roteiros, atuo na produção audiovisual, vou dirigir meu primeiro filme e me dedico a cada dia mais a aprender sobre o cinema. Fã de Steven Spielberg e louco por Jurassic Park, me encontro melhor quando estou perto de sucessos populares, de Titanic a Minha Mãe é uma Peça.

Outros Artigos

Carnaval
Anterior

Desfile das Escolas de Samba de São Paulo 2019 – Grupo Especial

1534270182081 1
Próximo

“Green Book: O Guia” – Vencedor do Oscar de melhor filme ou uma sinfonia de mentiras

Próximo
1534270182081 1
28 de fevereiro de 2019

“Green Book: O Guia” – Vencedor do Oscar de melhor filme ou uma sinfonia de mentiras

Anterior
26 de fevereiro de 2019

Desfile das Escolas de Samba de São Paulo 2019 – Grupo Especial

Carnaval

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Death Note
    Animes Clássicos | Death Note (2006)
    Nick de Angelo
    Predador na animação "Predador: Assassino de Assassinos", olhando para a câmera ameaçadoramente.
    Predador – Assassino dos Assassinos | A Volta da Franquia em Grande Estilo
    Roberto Rezende
    Colagem com capas de dois videoclipes, à esquerda Madonna em "Like a Prayer" e a direita Lady Gaga e Bradley Cooper com rostos colados tocando piano em "Shallow".
    Clássicos Por Um Triz: 10 Hits Que Quase Não Foram Gravados
    Cesar Monteiro
    Painel da Marvel com jogo do Homem Aranha na Summer Game Fest.
    Summer Game Fest 2025 | Conheça o Evento e Onde Assistir
    Amanda Moura
    Michael Jackson em 1982 durante o clipe de "Billie Jean", dajçando com um cenário de pôr do sol ao fundo.
    Top 10 de Todos os Tempos | As Melhores Músicas da História
    Cesar Monteiro

    Posts Relacionados

    Predador na animação "Predador: Assassino de Assassinos", olhando para a câmera ameaçadoramente.

    Predador – Assassino dos Assassinos | A Volta da Franquia em Grande Estilo

    Roberto Rezende
    8 de junho de 2025
    Logo promocional para mostra Baixada Fantástica 2025.

    Baixada Fantástica 2025 | Cinefantasia em Mostra Fluminense Gratuita

    Nick de Angelo
    6 de junho de 2025
    Miguel Borges caracterizad ocomo Fernando Pessoa, inclinando-se para beijar Victoria Guerra, interpretando Ofélia Queiroz, no filme "Não Sou Nada", sobre a vida do poeta português.

    Não Sou Nada | Criador Versus suas Criatura(s)

    Roberto Rezende
    6 de junho de 2025
    Oscar Isaac com cabelo longo e solto, ondulado, interpretando o Dr. Victor Frankenstein na versão de Guillermo del Toro do clássico "Frankenstein". Ele está com braço direito (a nossa esquerda) levantado em arco e segurando, apontando-o, um frasco dourado.

    Frankenstein | Novo Filme do Mestre do Horror, Guillermo Del Toro, Apresenta Seu Trailer

    Roberto Rezende
    6 de junho de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    ECO SHOW AMAZON BANNER