Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: The Ballad of Buster Scruggs

Avatar de Oswaldo Marchi
Oswaldo Marchi
22 de novembro de 2018 3 Mins Read

ballad of buster scruggs posterUm musical surrealista, uma comédia de erros, um drama melancólico, uma fábula de perseverança, um romance trágico e um filme de câmara com uma sugestão de sobrenatural. Essas são as histórias contadas no Original Netflix “The Ballad of Buster Scruggs”, a primeira aventura dos Irmãos Coen na produtora de streaming. O longa é uma antologia com seis contos passados no velho-oeste americano que mostram como a famosa dupla de diretores, com seu humor negro característico, continuam afiados e criativos quase 35 anos após o seu trabalho de estreia.

Amarrados pelo virar das páginas de um livro que apresenta cada narrativa como um conto folclórico de faroeste, os curtas na antologia são bem variados: o pistoleiro debochado Buster Scruggs (Tim Blake Nelson) encontra um rival a sua altura; os planos de um bandido (James Franco) de assaltar um banco vão de mal a pior; um artista deficiente viajante (Harry Melling) e seu empresário (Liam Neeson) têm problemas quando começam a perder seu público; um velho prospector (Tom Waits) procura com determinação um “bolsão” de ouro em uma terra não tocada pelo homem; a jovem Alice Longabaugh (Zoe Kazan) se encontra sozinha em uma caravana para o Oregon quando seu irmão morre e começa a desenvolver um relacionamento com Billy Knapp (Bill Heck), o líder do grupo; e por último, um grupo de cinco estranhos se encontra em uma estranha viagem de diligência e trocam histórias sobre suas vidas.

Desde os típicos planos gerais do gênero até os enquadramentos mais diferenciados, como um dentro de um violão, a direção de Ethan e Joel Coen chama atenção por sua versatilidade, com um estilo diferente para cada um dos curtas-metragens.  A câmera se movimenta constantemente para acompanhar o protagonista da primeira história, que constantemente quebra a quarta barreira conversando com o telespectador e começa números musicais espontâneos, enquanto no último conto, que se passa quase todo dentro de uma diligência, os planos são mais estáticos, simulando um filme no estilo dos anos 1930 ou 1940.buster scruggs 01

Essa mudança também é perceptível na fotografia, que também dá uma identidade diversa para cada narrativa. As histórias mais alegres têm uma luz clara, mais natural, enquanto as mais melancólicas são banhadas por um filtro azul e a última, que flerta com o sobrenatural em sua trama, fica progressivamente mais escura e esverdeada enquanto a carruagem se aproxima de seu destino.

Isso tudo funciona graças ao bom roteiro, escrito pelos irmãos Coen, porém com dois dos contos baseados em histórias de terceiros. Variando entre comédias exageradas e dramas pesados, os elementos que prendem todas as histórias juntas são o humor negro e o cinismo, com a maioria delas tendo conclusões niilistas e melancólicas, como de costume para a dupla. A subversão de clichês dos faroestes também é um dos pontos fortes da produção, como o personagem de Buster Scruggs, que é o pistoleiro mais rápido da região que mata diversos dos seus adversários, mas sempre com uma atitude exageradamente alegre e improvisando canções, ou a cena de assalto a banco na qual o maior perigo presente é o atendente do estabelecimento e não o ladrão.

Todos os curtas apresentam também um ótimo elenco, mas com alguns que se destacam mais que outros, principalmente Liam Neeson e Harry Melling na terceira narrativa, que nunca têm um diálogo, mas passam toda a informação necessária de suas interações pelas suas expressões faciais. As performances de Tom Waits e Tim Blake Nelson são a principal atração de suas respectivas tramas, assim como os cinco estranhos na diligência, que entregam bem um enredo construído em volta da conversa entre desconhecidos em um cenário mínimo.

Somando a isso tudo um ótimo design de produção e bons efeitos especiais, “The Ballad of Buster Scruggs” é tudo que se pode esperar de um filme dos irmãos Coen: humorístico, cínico e ocasionalmente violento. Definitivamente um dos melhores “Originais Netflix” lançados nesse ano.

Reader Rating5 Votes
4.4
9

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

Irmãos CoenNetflix

Compartilhar artigo

Avatar de Oswaldo Marchi
Me siga Escrito por

Oswaldo Marchi

Publicitário formado no Rio de Janeiro, tem mais hobbies e ideias do que consegue administrar. Apaixonado por cinema e música, com um foco em filmes de terror trash e bandas de heavy metal obscuras. Atualmente também fala das trasheiras que assiste em seu canal do Youtube, "Trasheira Violenta".

Outros Artigos

fantastic beasts and where to find them imax 1366x768
Anterior

Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald e agora?

CasaDaChris
Próximo

Resenha – Casa Da Chris, de Chris Campos

Próximo
CasaDaChris
22 de novembro de 2018

Resenha – Casa Da Chris, de Chris Campos

Anterior
18 de novembro de 2018

Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald e agora?

fantastic beasts and where to find them imax 1366x768

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Predador na animação "Predador: Assassino de Assassinos", olhando para a câmera ameaçadoramente.
    Predador – Assassino dos Assassinos | A Volta da Franquia em Grande Estilo
    Roberto Rezende
    Colagem com capas de dois videoclipes, à esquerda Madonna em "Like a Prayer" e a direita Lady Gaga e Bradley Cooper com rostos colados tocando piano em "Shallow".
    Clássicos Por Um Triz: 10 Hits Que Quase Não Foram Gravados
    Cesar Monteiro
    Painel da Marvel com jogo do Homem Aranha na Summer Game Fest.
    Summer Game Fest 2025 | Conheça o Evento e Onde Assistir
    Amanda Moura
    Michael Jackson em 1982 durante o clipe de "Billie Jean", dajçando com um cenário de pôr do sol ao fundo.
    Top 10 de Todos os Tempos | As Melhores Músicas da História
    Cesar Monteiro
    Solar Power
    Lorde Revisita “Solar Power” e Reconhece Distanciamento Criativo: “Na Real, Acho Que Não Sou Essa Pessoa”
    Cesar Monteiro

    Posts Relacionados

    Predador na animação "Predador: Assassino de Assassinos", olhando para a câmera ameaçadoramente.

    Predador – Assassino dos Assassinos | A Volta da Franquia em Grande Estilo

    Roberto Rezende
    8 de junho de 2025
    Logo promocional para mostra Baixada Fantástica 2025.

    Baixada Fantástica 2025 | Cinefantasia em Mostra Fluminense Gratuita

    Nick de Angelo
    6 de junho de 2025
    Miguel Borges caracterizad ocomo Fernando Pessoa, inclinando-se para beijar Victoria Guerra, interpretando Ofélia Queiroz, no filme "Não Sou Nada", sobre a vida do poeta português.

    Não Sou Nada | Criador Versus suas Criatura(s)

    Roberto Rezende
    6 de junho de 2025
    Oscar Isaac com cabelo longo e solto, ondulado, interpretando o Dr. Victor Frankenstein na versão de Guillermo del Toro do clássico "Frankenstein". Ele está com braço direito (a nossa esquerda) levantado em arco e segurando, apontando-o, um frasco dourado.

    Frankenstein | Novo Filme do Mestre do Horror, Guillermo Del Toro, Apresenta Seu Trailer

    Roberto Rezende
    6 de junho de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    ECO SHOW AMAZON BANNER