Connect with us

Hi, what are you looking for?

Crítica

Crítica: Turma da Mônica – Lições

A primeira adaptação da obra de Mauricio de Sousa em live-action com “Turma da Mônica: Laços” foi uma grata surpresa para os fãs dos gibis e uma ótima adição ao cinema nacional. Como obra destinada ao público infantil, conseguiu ir além do lugar comum e trouxe qualidade em roteiro, direção, arte e atuações. Assim, o espaço estava mais que aberto para a continuação e logo ela fora anunciada. Dessa forma, a continuação dos livros também foi adaptada paras as telas: “Turma da Mônica: Lições”. Agora, em um filme mais amadurecido e com uma dramaticidade além da usual em obras infantis, novamente somos surpreendidos e afagados com as histórias do Bairro do Limoeiro.

Imagem: Divulgação/Paris Filmes

Depois de se envolverem em diversas confusões, os pais de Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali resolvem tomar medidas para que seus filhos “cresçam”. Enquanto Magali precisa lidar com sua ansiedade, Cascão é colocado em frente a temida água. Já Cebolinha, precisa lidar com seu problema de dicção. Mas sobra para Mônica a missão mais difícil: Se afastar da turma para encarar uma nova escola. Diante de tantos desafios e aprendizados, a turma vai encontrar novos amigos e aprender novas lições.

Leia Mais: Crítica: Deserto Particular

Com um roteiro que trabalha melhor os diálogos e uma direção que foca no lado emocional da história, “Turma da Mônica: Lições” é um filme menos infantil do que o anterior. Talvez, isso possa incomodar o público mais novo em relação ao primeiro longa, que era, por origem, mais aventureiro e divertido. Mas é esse tom mais maduro que rende à obra mais qualidade como longa metragem. Assim, o roteiro oferece desenvolvimento aos personagens e, de forma pontual, insere novas aquisições ao elenco. Isso tudo sem perder o lado cômico e lúdico.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Como dito anteriormente, a direção foca no emocional, e isso fica nítido em cada close nas expressões das crianças, sejam elas de alegria, de tristeza ou de quem está prestes a aprontar mais um plano infalível.

Imagem: Divulgação/Paris Filmes

E falando em expressão, é impossível discorrer sobre esse longa sem destacar a atuação dos quatro protagonistas. Agora, as crianças parecem ainda mais soltas e adaptadas aos personagens. Kevin Vechiatto (Cebolinha) e Giulia Benite (Mônica) são os grandes destaques e dominam o filme do início ao fim, são eles que dão o tom da história, mas, não muito atrás fica o carisma de Gabriel Moreira (Cascão) e a delicadeza e simpatia de Laura Rauseo (Magali).

Por último, e não menos importante, o designer de produção é fator que contribui muito para atmosfera da história. Seja na beleza visual, casada com a ótima fotografia, ou nas referências inseridas na recriação do bairro do Limoeiro, o belíssimo trabalho faz com que a gente se sinta parte do universo da obra.

Com novos personagens inseridos na história, que devem ser trabalhados futuramente, e uma bem desenvolvida evolução dos personagens principais, “Turma da Mônica: Lições” abre um caminho para sequências e spin offs (que esperamos que aconteçam).

Advertisement. Scroll to continue reading.

O filme possui cenas pós-créditos.

Crítica: Turma da Mônica – Lições
Sinopse
Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão fogem da escola. Agora, terão que encarar as suas consequências, e elas não serão poucas. Nesta nova jornada, a turma descobrirá o real valor e sentido da palavra amizade.
Prós
Atuações e elenco impecáveis
Roteiro bem formulado
Personagens bem desenvolvidos
Mensagem passadas com leveza e claresa
Contras
É um filme para crianças, mas com um tom mais maduro, pode não prender tanto os pequenos como o anterior.
4.9
Nota
Written By

Cursando Produção Cultural atualmente, sempre foi apaixonado por cinema e decidiu que de alguma forma trabalharia com isso. Tendo como inspiração Steven Spielberg e suas histórias que marcaram gerações, escreve, assiste, lê e aprende, para um dia produzir coisas tão grandes e que inspirem pessoas como um dia ele o inspirou.

1 Comment

1 Comment

  1. Pingback: Easter Eggs Em "Turma Da Mônica - Lições" - Woo! Magazine

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode ler...

Filmes

O thriller “O Silêncio da Chuva”, filme de Daniel Filho inspirado no romance policial de Luiz Alfredo Garcia-Roza, ganha data de estreia: dia 23...

Séries/TV

Tarcísio Meira estava internado desde o dia 6 de agosto, e morreu decorrente de complicações da covid-19 Mais um dos grandes nomes da TV...

Listas

Os quadrinhos de uma turma que atravessa gerações As histórias daquela menina baixinha, gorducha e dentuça, ensinou milhares de brasileiros a gostar de ler....

Filmes

O Festival de Cannes 2021 começou oficialmente com a apresentação do Juri presidido pelo cineasta norte-americano Spike Lee — que também estampa o cartaz...

Advertisement