Connect with us

Hi, what are you looking for?

Música

De Luca lança o álbum “Pão e Circo” e o resultado é “Absurdiário”!

Nascido em Brasília e radicado na capital carioca, Matheus De Luca é um cantor, compositor e multi-instrumentista fortemente influenciado pelo rock’n’roll dos anos 60 e 70 (Beatles, Rolling Stones, Led Zeppelin, Hendrix) e pelos ícones da MPB (Raul Seixas, Tim Maia, Gilberto Gil, etc). Líder da banda Marraio, que atuou no cenário independente do estado do Rio entre 2007 e 2014, passando por palcos tradicionais como o Canecão, Casarão Ameno Resedá, Teatro Rival, Rio Rock Blues, entre outros.

Com o grupo lançou dois discos autorais “Hora da Partida” (2009) e “B – A BA!” (2014). Em 2016, De Luca está lançando seu primeiro trabalho solo e promete surpreender o público com canções inéditas e muitos shows viscerais nessa importante fase de sua carreira.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Com o trabalho solo, antes mesmo de lançar o disco, o artista abriu a Tattoo Week Rio, o maior festival de tatuagem da América Latina (realizado no Centro SulAmérica de Convenções), foi convidado a encerrar o F.B.I. (Festival de Bandas Independentes), entrou em estúdio para gravar as novidades e se apresentou em diversos palcos do Estado do Rio de Janeiro em formatos variados (sozinho ao violão/piano ou acompanhado de sua banda).

De Luca é um dos maiores compositores da nova geração de artistas. Acompanho seu trabalho desde o início e é incrível como ele me dá esperança de voltarmos aos tempos de músicas com mensagens e letras marcantes.  Suas músicas tem história, fazem pensar. Por isso, nada mais justo que falar do seu novo trabalho “Pão e Circo”. Me parece uma questão de pouquíssimo tempo para as belas canções do álbum tomarem as rádios e corações de todo Brasil. Não é a toa que já foi citado aqui mesmo na coluna como um dos 15 nomes que podem mudar a música brasileira.

O álbum é um conjunto de coisas boas: excelentes arranjos, boa voz, belas canções, senso crítico, atitude etc. Um dos melhores álbuns lançados no Brasil esse ano sem dúvida nenhuma.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Inspirado por alguns de seus maiores ídolos e com a vontade de encarar um novo desafio, De Luca assumiu toda a instrumentação do trabalho “Pão e Circo”. Com 11 músicas, a obra é totalmente inédita e autoral, com algumas parcerias. O resultado ficou incrível! Ou melhor, ABSURDIÁRIO, brincando com uma das faixas do disco.

DeLuca Digipack

O projeto surgiu a partir de canções que o artista já havia feito ao longo dos anos enquanto esteve à frente da banda Marraio. Com o fim do grupo, juntou músicas que considerava mais significativas, se isolou no seu quarto, transformando-o em um estúdio improvisado e começou a gravar os instrumentos. “A parte mais difícil foi a bateria. Como músico de instrumento harmônico, violão, piano, guitarra, tive que sentar e treinar, gravava dez vezes para que uma saísse boa”, diverte-se. Além disso, o disco traz sonoridades inusitadas, como a baglama, instrumento do Oriente Médio, escaleta, diversos tipos de violões, pianos com timbres incomuns e camadas de vocais que suprem funções de arranjos.

Certas canções de “Pão e Circo” trazem letras que fazem referências à temas literários como Alice no Pais das Maravilhas, A Roupa Nova do Rei e aos contos do ícone argentino Jorge Luis Borges. A canção que dá nome ao CD e outras faixas como “Absurdiário”, “Conspiratória” e “Babilônia” questionam o cotidiano social e fazem refletir sobre os tempos que vivemos.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Para chegar ao tom do trabalho, De Luca cita alguns dos maiores artistas nacionais e internacionais. “Ouvi muito Mutantes, Raul Seixas, Novos Baianos e Gilberto Gil. Esses são os grandes nomes da música brasileira que mais me inspiraram para chegar à sonoridade do disco. Como um apaixonado pelo rock’n’roll, claro que não poderia ficar de fora Beatles, uma referência eterna, Jimi Hendrix e Rolling Stones”, afirma.

O cantor já se apresentou em palcos como o saudoso Canecão e outros importantes locais da cena carioca, como o Teatro Rival, o Casarão Ameno Resedá e grandes eventos internacionais como a Tattoo Week Rio, em 2015.

Agora, De Luca se prepara para levar o seu trabalho para diferentes palcos do país, já tendo shows marcados fora do Rio, com apresentações em Petrópolis e Niterói antes do fim do ano. Nos dias 14 e 15 de outubro, o intérprete lançou “Pão e Circo” no Solar de Botafogo recebendo a participação especialíssima de Pepeu Gomes no segundo show. As duas apresentações foram prestigiadas por um público de amigos e inúmeros artistas que foram conferir o evento e amplificar a festa. “Esse projeto foi uma experiência divertida e enriquecedora para minha carreira. Chegou a hora de botar o disco na praça e transmitir essa energia para o público”, afirma.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Então, fiquem ligados e confiram se tem show do De Luca perto de vocês. Vale muito a pena! Confiram também o álbum que pode ser escutado no próprio site do De Luca.

Site Oficial De Luca

Por Gustavo Sanna

Advertisement. Scroll to continue reading.

Written By

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode ler...

Advertisement