Uma das partes mais importantes e, por isso mesmo, bastante complexa no que tange a Produção Teatral é a divulgação! Essa fase é crucial, pois já temos o espetáculo levantado, mas como fazer com que ele chegue a seu público alvo? Quando fala-se em produções patrocinadas, esse momento não é tão complicado assim, pois os custos já foram calculados e repassados aos patrocinadores de antemão e tudo já foi viabilizado anteriormente. A grande questão é: E quando tratam-se de produções independentes que contam com pouco ou, muitas vezes, nenhum recurso financeiro para sua realização?

Desistir, deixar pra lá ou esquecer não fazem parte do vocabulário de quem ama aquilo que faz e não poderia ser diferente com a galera da produção teatral. Quem produz, o faz por acreditar naquilo que esta sendo construído e aprende a se virar com os recursos que lhe são fornecidos. Se tem dinheiro em caixa os caminhos se abrem com maior facilidade, se não tem, é função do produtor junto com o restante da equipe fazer com que as informações sobre seu espetáculo cheguem na boca do povo.

Cada cidade tem seus canais e fontes e é importante que você, enquanto produtor cultural, descubra quais são eles. Alguns passos legais que podem nortear seu trabalho são:

  • Identidade Visual

A imagem é tudo quando se trata de propaganda e por isso é um ponto de bastante atenção. Busque parceiros para desenvolver uma identidade visual para seu projeto, dessa forma ele vai ganhando consistência e credibilidade, e certamente ajudará na hora da divulgação.

  • Troca de Informações

A troca de informações, principalmente na nossa área, é algo que faz toda diferença e devemos aproveitar. Converse com outros produtores para saber quais meios de comunicação eles estão utilizando para realizar as divulgações. No Facebook você pode encontrar lugares onde essa troca acontece naturalmente, mas é bacana também acompanhar as tendências através da divulgação de outros espetáculos. Quais mídias estão sendo utilizadas, frequências de divulgação, estratégias e por ai vai. Tudo pode ser uma grande oportunidade, se bem pensada e organizada. Não se engane: O fato de você compartilhar suas fontes não vai levar seu público para outros lugares, mas pode abrir novas possibilidades de alcance para você e para seus colegas de área. Então vamos compartilhar!

  • Defina Estratégias

Sites Culturais, Facebook, Instagram, Mídias Impressas, Mídia Televisiva, enfim, existem várias estratégias que você pode utilizar de acordo com o poder aquisitivo de cada projeto. Defina qual o perfil do seu e, a partir disso, a melhor opção para lhe atender. Muitas dessas mídias são gratuitas e devem ser aproveitadas para um maior alcance do seu público alvo. Algumas que não são gratuitas possuem opção de parcerias, por isso vale a pena tentar mais essa opção.

  • Constância

A propaganda é a alma do negócio! Nunca foi tão verdadeira essa afirmação, e por esse motivo a constância da divulgação pode ser um diferencial da sua produção. Vá soltando notas, vídeos virais, imagens, e por ai vai, durante o processo de ensaios. Dessa forma você estará gerando expectativa no seu público. Se optar por uma página do Facebook, por exemplo, mantenha uma programação semanal de posts para que as pessoas saibam o que esta acontecendo e sejam sempre lembradas de que em breve poderão ver o resultado de todo esse trabalho. O ser humano é curioso por natureza e devemos aproveitar isso a nosso favor!

Para finalizar, fica aqui algumas das fontes que costumo utilizar para realizar as minhas divulgações e espero que possam te ajudar de alguma forma:

Woo! Magazine: [email protected], [email protected]

Rio no Teatro: [email protected]

CulturaRJ: Site Oficial

Contracenarte: [email protected]

Star Palco: [email protected], [email protected]

Teatro em Cena: [email protected]

MOVTV: [email protected] (Esse tem custo, mas há possibilidade de parceria)

Mais Teatro: [email protected]

O Dia: [email protected]

Se você tem outras dicas e estratégias compartilhe conosco nos comentários. Toda troca é bem vinda!