Você já imaginou como seria o mundo se algumas coisas tivessem acontecido de forma diferente? Nazistas triunfando na II Guerra Mundial? Os cosmonautas soviéticos pousando na Lua antes dos americanos? J. F. K. não foi assassinado? Confira quatro séries que mostram realidades alternativas para esses eventos tão marcantes na história da humanidade:
SS-GB: Remontando a Segunda Guerra
Muito se especula sobre o que teria acontecido se os nazistas saíssem vitoriosos da II Guerra Mundial. Antes de chegar ao final da Guerra, a série da BBC “SS-GB” cria uma linha do tempo alternativa durante o conflito, na qual a Alemanha nazista ocupa o Reino Unido em 1941, após o assassinato do então Primeiro-Ministro Winston Churchill. Baseada no livro homônimo de Len Deighton lançado em 1978, a história se desenvolve a partir do personagem Yard Douglas Archer (Sam Riley), um superintendente da Scotland Yard viúvo e com um filho pequeno vivendo numa Londres destroçada pela Guerra. Com apenas uma temporada de cinco episódios, a série está disponível no Globoplay.
For All Mankind
A chamada Guerra Fria foi um período de tensão política entre os Estados Unidos e a então União Soviética, que começou alguns anos após a II Guerra Mundial e durou até a dissolução do bloco soviético em 1991. Quem se lembra das aulas de história, sabe que a corrida espacial foi determinante para a definição dos rumos desse evento, com os Estados Unidos pousando na Lua pela primeira vez em 1969. Mas o que aconteceria se os cosmonautas soviéticos tivessem sido os primeiros a realizar tal feito? É a partir dessa realidade alternativa que se desenvolve a maravilhosa série “For All Mankind”, disponível na Apple TV+. Após os soviéticos pousarem na Lua, a NASA precisa gerenciar uma grande crise política e institucional, que se desdobra para as famílias dos astronautas e comandantes das missões espaciais. Super recomendada.
O Homem do Castelo Alto
Mais uma produção que reconta a II Guerra Mundial. Baseada no premiado romance homônimo de Phillip K. Dick, a série nos faz imaginar o que teria acontecido caso as Forças Aliadas perdessem a guerra e os Estados Unidos fossem divididos entre as duas potências do Eixo, Alemanha e Japão com uma zona neutra que abrange as Montanhas Rochosas. Em meio à tensão política entre as duas regiões, surgem misteriosos vídeos. Eles mostram os Aliados como vitoriosos, outros mostram execuções dos líderes Aliados, entre outros vídeos apresentando realidades distintas. Os vídeos têm a assinatura do misterioso Homem do Castelo Alto, o que acaba estimulando uma resistência. As quatro temporadas estão no Amazon Prime Video.
11.22.63
No dia 22 de novembro de 1963, o então presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy era assassinado com três tiros durante uma aparição pública. Isso mudou os rumos da política norte-americana, impactando as relações do país com o mundo. Mas e se fosse possível viajar no tempo e tentar mudar esse curso? É isso que faz o professor de ensino médio Jake Epping (personagem de James Franco) em “11.22.63“. A minissérie se baseia no premiado best-seller de Stephen King de mesmo nome. Além disso, tem produção de J. J. Ambrams. A série foi exibida em 2016 no canal pago AMC e atualmente está disponível no streaming Hulu, que infelizmente ainda não chegou ao Brasil.
Leia mais: Horror e Realidades Alternativas no Trailer de “Synchronic”
Ao final dessa lista, alguns podem perguntar: mas e “Westworld”? “Dark”? e outras séries sobre realidades alternativas? Essas séries ficaram de fora porque são mais ficcionais e não focam muito em eventos históricos e reais. Curtiu? Deixe um comentário.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.
Sem comentários! Seja o primeiro.