Um mês antes acontece também a Primeira Parada Geek do Brasil, no centro de São Paulo, para celebrar em grande estilo a chegada do evento à capital paulista

No primeiro semestre de 2020, em futuro não muito distante, São Paulo será transformada na capital da “Geek Nation Brasil”, um super evento que ocupará o Transamérica Expo Center nos dias 22, 23 e 24 de maio, para reunir as muitas paixões dos terráqueos chamados geeks, uma comunidade diversa e sonhadora que cresce e impulsiona a economia e o mercado do entretenimento com números impressionantes em todo mundo.

Um mês antes da  “Geek Nation Brasil”, e pela primeira vez no Brasil, uma parada geek “invadirá” as ruas de São Paulo. A Parada Geek Nation ocupará o triângulo histórico, centro da capital paulista, no domingo dia 19 de abril de 2020, quando cosplayers e todos aqueles que compõem essa “nação” sem fronteiras e limites de idade estarão reunidos, em uma grande celebração que mistura sonho, aventura e imaginação. A parada tem o apoio da Secretaria de Turismo, Secretaria de Cultura e Prefeitura de São Paulo e entrará para o calendário oficial da cidade.

Dueto Produções, criadora do Tim Festival, Free Jazz Festival, Dogma, Carlton Dance, Mastercard Jazz e Nivea Viva, entre outros, agora se volta para essa febre e une sua experiência à  GGeek, um “dream team” de jovens empreendedores amantes desse universo, que já participou de mais de 150 eventos dedicados a essa cultura.

Imagens: Divulgação/Geek Nation Brasil

Com o objetivo de criar um conjunto de experiências inesquecíveis para o público geek, a missão dos parceiros começou com a pergunta: “Qual seria o evento de sonhos para um geek legítimo, de qualquer idade?”. Depois de meses de imersão, pesquisa e uma grande lista de desejos, foi criado o evento que pretende levar à maior cidade do Brasil , “todos os mundos” da galáxia geek.

A “Geek Nation Brasil” reunirá 150.000 pessoas apaixonadas por cultura pop oriental e ocidental, animescomicscosplay, K-Popgames, E-sports, jogos de tabuleiro, conteúdos de séries, tecnologia, cinema, moda. A cenografia de todas as áreas temáticas será um dos diferenciais deste evento, cujo setor de tecnologia já confirmou um inédito jardim virtual de realidade aumentada como uma das suas principais atrações –  E.DEN.

Imagine explorar um ambiente “psicodélico”, criado em realidade aumentada, caminhar entre cogumelos, espécies da fauna e flora em ambientes inexplorados no “mundo real”. O público terá a oportunidade de passear pelo paradisíaco jardim do E.DEN, uma inédita experiência no país, para a qual foram especialmente produzidos HoloLens2 de última geração, com tecnologia Microsoft.

“Ao trazer para o Brasil exposições como “Era dos Games” e “Björk Digital”, a Dueto pôde comprovar a grande procura do público por experiências tecnológicas e lúdicas. Buscamos o que há de mais moderno e mágico, e o E.DEN será sem dúvida uma das grandes atrações que a Geek Nation apresentará ao público. O evento como um todo, será um vasto território de diferentes experiências e oportunidades”, afirma Jeffrey Neale, sócio da Dueto Produções.

A realidade aumentada também  estará presente  na parceria com a Niantic, líder mundial do segmento de jogos de realidade aumentada em escala global, que confirmou a presença de Pokemón Go, com uma ação exclusiva e especialmente desenvolvida para a “Geek Nation Brasil”.

A maior experiência, no entanto, será a de vivenciar o evento em si, que preparou diferentes áreas temáticas. O “Coliseum” será o espaço para campeonatos de E-Sports e painéis sobre games e tecnologia , o “Olympus Hall” será o palco para  exibição de séries e filmes em avant-premières.

Imagens: Divulgação/Geek Nation Brasil

O “Game&Dev Stage” será uma área dedicada aos desenvolvedores de jogos independentes, onde seus criadores poderão interagir, além de apresentar seus projetos ao grande público e aos principais estúdios.

Como geek também é comportamento, a moda não poderia faltar e ganhará a “São Paulo Fashion Geek”, uma verdadeira passarela para desfilar tendências, criações independentes e as novidades de uma moda inspirada no universo geek.

Quem é geek  “de raiz” e viveu os anos 80 e 90 , poderá voltar no tempo no “Nostalgic World”, uma área temática onde a nostalgia dará o tom, e  todas as gerações geeks se encontrarão.

Os jogos de tabuleiro e cartas também terão seu espaço próprio. O “Boardgames Kingdom” será o “reino” de quem quiser marcar um desafio com amigos, ou mesmo com quem conhecer no próprio evento.

Os amantes de K-Pop (pop coreano) e do J-Rock (rock japonês) terão áreas exclusivas e o espaço “So you think you K-pop”,  uma pista de dança e playground  para estes fandoms que não param de crescer em todo mundo.

E o que seria dessas criações, heróis e desenhos sem seus artistas criadores? Uma grande galeria de arte e espaço de exposição reunirá artistas ainda desconhecidos e nomes consagrados na “Artists’ Alley”, um espaço para venda, compra e criações feitas em tempo real.

Para os famintos, espaços tematizados como o “Isekai Stage&Café” encherão os olhos além das barrigas. A idéia é que até na praça de alimentação o visitante não se esqueça de que está em um mundo mágico e divertido. E para quem gosta de delícias asiáticas, a “Konbini” terá toda sorte de doces, salgados e produtos importados do Japão.

Parte da arte de ser geek é se permitir a fantasia e, por isso, um “Hair Heaven” estará disponível para criar penteados divertidos e entrar no clima do evento.

“Tem sido fascinante desbravar o universo geek ao longo dos anos. São tantos assuntos e talentos que decidimos pesquisar a fundo e elaborar um evento que receba toda a nação de uma só vez. Essa cultura está espalhada por toda parte e poder reunir tudo isso em um mesmo local e termos a oportunidade de legitimar esse movimento nas ruas de São Paulo, será, sem dúvida, uma prova de que a “Geek Nation é aqui”, comemora Ana De Wit, diretora da GGeek, co-criadora da Geek Nation.


Imagens e Vídeo: Divulgação/Geek Nation Brasil