É indiscutível a importância que a trilha sonora tem para um filme ou uma série. No entanto, o que poucas pessoas lembram de falar são das vinhetas de abertura das nossas amadas séries. Esse mecanismo é utilizado para iniciar um programa de televisão ou de internet, normalmente feito com animações e música. O que muitos não percebem é que as vinhetas são extremamente relevantes para a composição da identidade de uma série, pois ela representa quase um resumo sem spoilers. Afinal, é só parar e pensar, quem é que nunca se pegou cantando alguma musiquinha de entrada de algum seriado?
A seguir você vai conferir algumas das vinhetas icônicas do mundo das séries.
Friends
Não há dúvidas de que a música “I’ll be there for you” conquistou o coração dos milhares de seguidores dos amigos moradores de Nova York e, até mesmo quem nunca viu a série, conhece a canção. Apesar de poucos recursos tecnológicos de animação, que não eram tão comuns na época, a escolha de cortes grosseiros no início contribuiu para uma dinâmica interessante. Além disso, a atuação dos atores representou bem cada um de seus personagens, independente dos poucos segundos de aparição. A vinheta conseguiu unir a essência do programa e por isso é tão lembrada até hoje.
https://www.youtube.com/watch?v=0l1GdSEYzmU
Game of Thrones
É quase impossível não cantar a melodia “Tan tantatan tatatan tatatan” quando se iniciam os episódios de “Game of Thrones”. Uma vinheta bem longa comparada às outras, seu tempo de duração é de 1 minuto e 37 segundos. É uma série mais atual, porém seu drama acontece em um ambiente fantasioso, onde são exploradas muitas guerras, mortes e até mesmo dragões. Por isso, a escolha de uma vinheta de animação foi perfeita para a ocasião. A câmera percorre todos os sete reinos envolvidos na história e ao longo da filmagem surgem muitas máquinas e construções, que representam de forma metafórica as engenhosidades da luta pelo trono.
Um Maluco No Pedaço
Outra série dos anos 90, mas com um tempo de duração maior até que “Game of Thrones”. A entrada de “Um maluco no pedaço” ou “The Fresh Prince of Bel-air”, nome original, totaliza um tempo de 1 minuto e 50 segundos. O que impressiona nessa vinheta foi como os criadores conseguiram compactar em tão pouco tempo toda a história que causou a ida do personagem de Will Smith para a casa da tia. As cenas mostram desde o mau relacionamento com pessoas envolvidas com drogas até a mãe fazendo suas malas e o enviando para a grande mansão em Los Angeles. Tudo isso, com uma trilha sonora que completa o contexto e ajuda a contar a história que dá início à série.
Sex and the City
As séries dos anos 90 estão bombando! E não podia faltar a vinheta de uma das primeiras séries a falar abertamente sobre a vida de mulheres independentes e bem sucedidas. Com uma música que fica na cabeça, a entrada de “Sex and the City” tem apenas 37 segundos e mostra Carrie Bradshaw desfilando pelas ruas de Nova York com seu modelito super estiloso. Os cortes para os prédios e ruas confusas e barulhentas de Nova York trazem o ambiente em que ela e suas amigas viviam. E o desfecho é a melhor parte, Carrie toma um banho de água por causa de um ônibus que passou rápido ao seu lado e, por uma ironia, é ela quem está estampada na propaganda do veículo. Essa vinheta retrata o contexto e principalmente a ideia de que serão desconstruídos alguns parâmetros estabelecidos pela sociedade quando o tema são as mulheres.
Além dessas, existem tantas outras referências de vinhetas que precisam ser debatidas e analisadas. Esse trabalho é tão importante quanto a execução da série, já que precisa transparecer a essência do conteúdo e ser algo tão impactante para enfim torna-se tão marcante quando o próprio programa.
Por Manuella Neiva
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.