Como Jimmy Cliff moldou a História do Reggae
A música perdeu Jimmy Cliff, ícone do reggae que nos deixou aos 81 anos na última segunda-feira (24), vítima de uma pneumonia. Sem dúvida uma das vozes mais importantes da história do reggae e um dos artistas jamaicanos que mais alcançaram projeção internacional, sendo, inclusive, precursor de Bob Marley. Com uma carreira que atravessa seis décadas, ele se tornou sinônimo de mensagens de esperança, resistência e espiritualidade, além de um intérprete inconfundível. A seguir, destacamos as músicas mais famosas de Jimmy Cliff — canções que moldaram o reggae moderno e continuam influenciando artistas e ouvintes ao redor do mundo.
1. “The Harder They Come” (1972)
Talvez o maior clássico de Jimmy Cliff, essa faixa-título do filme The Harder They Come ajudou a levar o reggae ao mapa global. Com uma letra que aborda a luta por dignidade e justiça, tornou-se um hino de resistência e uma das composições mais emblemáticas da música jamaicana. Ganhou uma regravação com letra em português pela banda Titãs, “Querem Meu Sangue”, em seu álbum de estreia. Dez anos depois essa versão brasileira foi regravada pelo Cidade Negra, quando se tornou um grande sucesso radiofônico.
LEIA TAMBÉM
David Coverdale anuncia aposentadoria e encerra uma era na história do rock
Fim do Journey é esclarecido por Neal Schon
2. “You Can Get It If You Really Want” (1970)
De 1970, foi usada na trilha de The Harder They Come. Um dos maiores sucessos de sua carreira, essa canção combina otimismo, perseverança e melodias envolventes. É presença obrigatória em suas apresentações e uma das músicas jamaicanas mais regravadas ao redor do mundo. No Brasil, ganhou status de hino motivacional.
3. “Many Rivers to Cross” (1969)
Uma balada poderosa e espiritual, escrita quando Cliff tinha apenas 21 anos. A música fala sobre superação e busca por direção, temas que atravessam gerações. Já foi regravada por UB40, John Lennon, Cher e inúmeros outros artistas — prova de seu impacto duradouro.
4. “I Can See Clearly Now” (1993)
Apesar de originalmente composta por Johnny Nash, a versão de Cliff para o filme Jamaica Abaixo de Zero se tornou um de seus maiores hits globais. Vibrante e positiva, é uma das músicas mais reconhecidas pelo público mais jovem.
5. “Sitting in Limbo” (1971)
Outro clássico presente na trilha de The Harder They Come, “Sitting in Limbo” traz um tom introspectivo e reflete sobre momentos de incerteza. Originalmente do álbum Another Cycle, de 1971, apresenta uma melodia suave e letra que aborda as malícias do destino, figura entre as favoritas dos fãs.
6. “Wonderful World, Beautiful People” (1969)
Esse sucesso internacional reforça o lado humanista do artista. Com mensagem de união, igualdade e amor, a música mistura reggae, soul e pop, ajudando Cliff a conquistar audiências no mundo inteiro ainda no início da carreira.
7. “Reggae Night” (1983)
Uma das músicas mais dançantes de sua discografia, “Reggae Night” foi especialmente popular no Brasil nos anos 1980. De refrão contagiante e atmosfera vibrante, a faixa do álbum The Power and the Glory ajudou a difundir o reggae para as pistas e rádios.
8. “We All Are One” (1983)
Com forte mensagem de união e espiritualidade, “We All Are One” consolidou Cliff como uma voz global do reggae. Também de The Power and the Glory, a canção segue atual e é frequentemente lembrada como um dos principais hinos pela paz.
9. “Hakuna Matata” (1994)
Jimmy Cliff também marcou presença na cultura pop ao gravar “Hakuna Matata” para o álbum Rhythm of the Pride Lands, inspirado em O Rei Leão. Embora não faça parte do filme original, sua versão gravada com Lebo M ganhou destaque e aproximou o artista de novas gerações.
10. “Rebel in Me” (1990)
Muito querida pelo público brasileiro, “Rebel in Me” ganhou enorme destaque no país ao integrar a trilha internacional da novela Rainha da Sucata, exibida pela TV Globo em 1990. A faixa d álbum Images se tornou um dos maiores sucessos de Cliff no Brasil, que, no embalo das execuções massivas nas rádios, foi escalado para o lune-up do Rock In Rio II, em 1991. Também fez parte da trilha do filme Marcado Para a Morte, estrelado por Steven Seagal.
Imagem destacada: Divulgação/Site oficial Jimmy Cliff
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Sem comentários! Seja o primeiro.