Connect with us

Hi, what are you looking for?

Literatura

Bienal do Livro? Que bicho é esse?

Em tempos digitais, há quem diga que o livro físico está caminhando para seu fim. Os participantes da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acabou no último domingo (04 de Setembro) discordam. A feira reuniu atrações nacionais e internacionais do mundo da literatura e angariou centenas de leitores, ávidos por completar a coleção com novos exemplares.

“Mas, Clara, o que é uma ‘Bienal do Livro’?” Ora! Simplesmente o melhor lugar do mundo para quem ama a literatura, bons livros e trocar ideias com outros leitores! Sinceramente, eu me sinto em casa estando por lá. As Bienais são chamadas desta forma pois acontecem a cada dois anos, em diversas cidades. O objetivo é sempre o mesmo: reunir editoras, livrarias, autores e leitores em um só lugar. Os preços costumam ser atrativos, os autores estão sempre presentes para autógrafos e a visitação escolar acontece todos os dias.

Advertisement. Scroll to continue reading.

A Bienal do Rio de Janeiro é, atualmente, a maior festa literária do Brasil e o maior evento cultural do Rio de Janeiro. Ela começou em 1983, nos salões do Copacabana Palace, mas hoje acontece em TRÊS PAVILHÕES do RioCentro (sim, você leu certo). A última Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro bateu recorde de público e venda! Foram 676 mil visitantes nos 11 dias de feira e mais de 3,5 milhões de livros vendidos. Você consegue imaginar o tamanho dessa festa? Não? Segue um mapa da Bienal de 2015 para ajudar a iluminar sua cabecinha:

Fonte: www.bienaldolivro.com.br

Fonte: www.bienaldolivro.com.br

A primeira Bienal Internacional do Livro de São Paulo aconteceu em 1970, no Pavilhão da Bienal, no Ibirapuera. Hoje a festa se realiza no Anhembi, maior centro de exposições da América Latina. A Bienal deste ano, 2016, recebeu certa de 480 editoras, livrarias e distribuidoras em um espaço total de 60 mil m². Neste ano a feira trouxe diversas inovações como a distribuição de senhas para os grandes autores e palestras antecipadamente, pela internet. Além disso, profissionais do setor, blogueiros e professores tinham entrada gratuita garantida todos os dias – tudo que precisavam fazer era um cadastro no site.

Fonte: www.bienaldolivrosp.com.br

Fonte: www.bienaldolivrosp.com.br

As Bienais de São Paulo e do Rio de Janeiro são as maiores do Brasil, mas isso não quer dizer (nem de longe) que elas sejam as únicas! Com uma pesquisa rápida conseguimos descobrir Bienais em Minas Gerais, Campos dos Goytacazes, Brasília, Porto Alegre, Pernambuco, Bahia… Enfim, uma imensidão de lugares incríveis que eu ainda preciso desbravar!

E você? Já participou de alguma Bienal do Livro? Em que lugar? Qual é a mais próxima de sua cidade? Como foi sua experiência? Conta pra gente nos comentários, vai! Eu já estou contando os dias para a Bienal do Rio de Janeiro ano que vem – que já tem data. Será do dia 31 de Agosto  de 2017 a 10 de Setembro de 2017, no RioCentro! Nos vemos lá? Torcendo que sim!

Por Clara Savelli

Advertisement. Scroll to continue reading.

Written By

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode ler...

Literatura

Mais de 2 milhões de livros são vendidos ao longo dos 10 dias do festival, que marca a retomada do mercado de eventos na...

Música

Show histórico de 2006 vai ser lançado na íntegra em julho Um dos maiores shows gratuitos da história, a apresentação da banda inglesa The Rolling...

Literatura

Ambientado nos anos 40, romance da escritora brasiliense, Juliana Valentim, aborda temas como amor e solidariedade, ultrapassando as barreiras do tempo O trabalho escravo...

Literatura

Produção acaba de ganhar teaser e poster ‘Bom Dia, Verônica’, obra de Ilana Casoy e Raphael Montes e editada pela DarkSide Books, já tem...

Advertisement