O Lollapalooza é um festival de música e arte criado em 1991 por Perry Farrell, então vocalista do Jane’s Addiction. A proposta inicial era privilegiar a música alternativa e da contracultura, abrindo espaço para outras manifestações artísticas, como por exemplo, circo, tatuagem e piercing, leitura de poesias. Além disso, também incentivava causas políticas.
Inicialmente, o festival era itinerante e de um dia, com o objetivo de ser a turnê de despedida da banda Jane’s Addiction. Dessa maneira, o festival excursionou por diversos locais dos Estados Unidos e do Canadá em 1991 (imagem acima). Devido ao grande sucesso, a fórmula foi mantida até 1997. As atividades foram interrompidas entre 1998 e 2002, retornando em 2003, com a proposta de dois dias de festival. Atualmente, é um dos principais eventos de música e cultura do mundo.
A partir de 2005, o festival deixa de excursionar e passa a ser realizado no Grant Park, em Chicago, no estado de Illinois nos EUA. Nessa nova fase, o evento se torna mais plural, escalando artistas de gêneros mais variados, como o pop e a música eletrônica. Em 2010, o Lollapalooza estreia no exterior, com a primeira edição internacional em Santiago, Chile. No Brasil, o Lollapalooza é realizado desde 2012, sempre na cidade de São Paulo.
O Lollapalooza Brasil 2020
A edição brasileira do festival este ano acontecerá nos dias 3, 4 e 5 de abril, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. A programação deste ano está especial, mesclando no line-up artistas em ascensão com outros já consagrados como Guns N’ Roses, The Strokes e Gwen Stefani. O Brasil também está bem representado no festival com Emicida, Cat Dealers, Ludmilla, entre outros. Em meio a tanta diversidade, destacamos a seguir cinco apresentações imperdíveis para você ficar de olho no Lolla:
Perry Farrell’s Kind Heaven Orchestra
Sim, o idealizador do festival estará entre nós! O músico vem à edição brasileira para promover seu disco mais recente, intitulado “Kind Heaven”. É o segundo álbum da carreira solo, embora Farrell tenha lançado diversas faixas separadamente nas plataformas de streaming desde 2001. Além disso, o cantor liderou outros projetos, como a banda Porno for Pyrus.
Rita Ora
A cantora, compositora e atriz britânica Rita Ora é um dos destaques do line-up. A jovem artista de ascendência albanesa já lançou dois álbuns de estúdio e participou de diversos filmes, como “Velozes e Furiosos 6”. A mistura de pop com R&B da cantora promete contagiar o público no festival.
Djonga
O rapper, compositor e escritor Djonga é um dos grandes destaques da música nacional nesta edição do festival. É considerado um dos artistas mais influentes do rap/trap do país, e vai trazer para o Lolla sua lírica marginalizada e agressiva, com letras de forte crítica social.
Travis Scott
Mais um artista de rap como destaque na nossa lista. O rapper, cantor, compositor e produtor americano já colaborou com grandes nomes do gênero, como Kanye West e The Weeknd. Com três álbuns solos de estúdio e ainda dois em colaboração com outros artistas, Travis Scott coleciona indicações a prêmios, o que o coloca como um dos nomes mais influentes do rap na atualidade.
A apresentação conjunta de artistas do funk
Em direção oposta à do Rock in Rio, o Lollapalooza não criará um espaço em referência às favelas para inserir o funk no festival. Ao invés disso, o line-up terá uma apresentação conjunta com alguns dos principais artistas do funk e do rap nacional: WC no Beat, Ludmilla, Kevin O Chris, Haikaiss, Filipe Ret, PK e Felp 22.
Até o festival, mais matérias como esta sairão aqui na Woo! Magazine.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.
Sem comentários! Seja o primeiro.