O Rock in Rio foi o festival de música que colocou o Brasil na rota dos grandes shows em 1985. Trinta e quatro anos depois, é reconhecidamente o maior festival de música do planeta. Mas ele não é o único. Listamos a seguir nove festivais além do Rock in Rio:

Coachella

Perfect Day
Imagem: Divulgação/Coachella (Crédito: Unsplash/Wikimedia Commons)

Coachella Valley Music and Arts Festival é um evento anual de música e artes realizado no entorno do Deserto da Califórnia. São diversos palcos e tendas, que recebem mais de cem shows da cena alternativa, do rock, do hip hop e da música eletrônica. Surpreendentemente, a organização anunciou Anitta e Pablo Vittar no line-up de 2020.

Lollapalooza

Lollapalooza Chicago
Imagem: Divulgação/Lollapalooza (Crédito: Lilliane Callegari/Wikimedia Commons)

Com a matriz em Chicago, nos EUA, o Lollapalooza cresceu tanto que virou um festival global, sendo realizado em vários países, inclusive no Brasil. A proposta é um line-up moderno, composto por artistas novos e outros já consagrados, sem se prender a nenhum estilo musical específico.

Glastonbury

The Turbans
Imagem: Divulgação/Glastonbury Festival (Crédito: Edwardx/Wikimedia Commons)

Estamos falando do maior festival a céu aberto do mundo. Realizado anualmente em Worthy Farm no Reino Unido, é um dos festivais de música mais antigos ainda em atividade. O line-up sempre concentra o alto escalão da música mundial, e algumas apresentações se tornam emblemáticas. Além disso, a programação inclui apresentações de dança, humor e circo.

Tomorrowland

Tomorrowland
Imagem: Divulgação/Tomorrowland (Crédito: Arroser/Wikimedia Commons)

O maior festival de música eletrônica do mundo reúne o melhor do gênero no line-up. Entretanto, a experiência não é só musical. É também um espetáculo visual intenso, que combina o que há de melhor em termos de iluminação e pirotecnia. Realizado anualmente na Bélgica, já passou pelo Brasil em 2015 e 2016.

Ultra Music

Ultra Music Festival Miami
Imagem: Divulgação/Ultra Music Festival (Crédito: Vinch/Wikimedia Commons)

O Ultra acontece em vários lugares do mundo, no entanto, a edição de Miami é a mais importante. Dedicado à música eletrônica, quase sempre é sold out. O festival já foi realizado quatro vezes no Brasil, a última no Rio de Janeiro em 2017.

Rock am Ring / Rock im Park

Avatar
Imagem: Divulgação/Rock am Ring (Crédito: Lawen/Fotandi/Wikimedia Commons)

É um festival do tipo 2 em 1. Realizado nas cidades de Nürburgring e Nuremberg, é um dos festivais de rock mais consagrados do mundo. Desde 1985, já passaram pelo festival artistas dos mais variados estilos de rock como U2, Pearl Jam, Metallica, entre outros.

Monsters of Rock

Ozzy Osbourne
Imagem: Divulgação/Monsters of Rock (Crédito: joxeankoret/Wikimedia Commons)

Festival de heavy metal e hard rock que é realizado anualmente ao redor do mundo. É um dos mais notáveis festivais para quem curte um rock mais pesado, e já recebeu bandas como AC/DC, Iron Maiden, Motörhead e Helloween. Já aconteceu no Brasil em seis ocasiões, a última na cidade de São Paulo em 2015.

New Orleans Jazz & Heritage Festival

Imagem: Divulgação/New Orleans Jazz Heritage Fest (Crédito: David Kabot/Wikimedia Commons)

O festival acontece desde 1970, sendo considerado um dos mais antigos em atividade. Este festival é, acima de tudo, uma verdadeira celebração da cultura de Nova Orleans através do jazz e suas vertentes e derivações.

Burning Man

Imagem: Divulgação/Burning Man Festival (Crédito: Steve Jurvetson/Wikimedia Commons)

Muito além de música, este festival celebra a arte e a contracultura. Mais de 50 mil pessoas se reúnem por uma semana para trocar experiências artísticas e culturais. Tudo isso embalado pelos melhores DJs e artistas da cena alternativa. Uma experiência inesquecível, com toda certeza.

Gostaram dos nove festivais de música da nossa lista? Deixe-nos um comentário!

 


Sympla

Show Full Content

About Author View Posts

Avatar
Amanda Moura

Bibliotecária, doutoranda em História das Ciências, e das Técnicas e Epistemologia. Apaixonada por cinema, séries e cultura em geral. Sem Os Goonies talvez não estivesse por aqui.

Previous 5 séries baseadas em livros
Next Confira a lista dos vencedores do Globo de Ouro 2020

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close