Representantes da JBC discutem a liberdade feminina, as emoções dos personagens e as adaptações culturais dos mangás Shoujo
O Palco Universe da CCXP24 recebeu, hoje, as apresentadoras Tatiana Mafort e as convidadas Patrícia Machado, Elise de Clorance, Pri Ganiko e Lígia Zanella, da Editora JBC, para um debate sobre a importância dos mangás shoujo, uma demografia voltada para o público feminino. A palavra “shoujo” significa “garota” em japonês.
Os mangás shoujo geralmente apresentam protagonistas femininas em idade escolar, com traços delicados e olhos grandes e expressivos. Durante o debate, as representantes da JBC destacaram a abordagem desses mangás em relação à liberdade feminina. Os desafios, sentimentos e romances femininos são explorados de forma profunda, sem conotações pejorativas, oferecendo uma visão inspiradora e autêntica.
LEIA MAIS
Matt Smith na CCXP24 | Futebol, Caipirinha e Dragões! Descubra os Momentos Mais Surpreendentes do Ator no Brasil
CCXP24 | Misha Collins Quer Castiel de Volta em Filme de “Supernatural”
A assistente editorial Patrícia Machado compartilhou uma experiência marcante: durante sua primeira viagem ao Japão, ela percebeu o destaque dado aos mangás shoujo e o impacto significativo das mulheres no mercado japonês. Ela também ressaltou a diversidade de produtos que orbitam esses títulos, indo muito além dos mangás, o que a inspirou em suas ideias e projetos futuros.
No Brasil, os mangás shoujo passam por adaptações para torná-los mais acessíveis a leitores estrangeiros. Essas adaptações incluem ajustes culturais, como a substituição do tradicional café da manhã japonês por opções mais familiares, como café com leite e tapioca, o que facilita a identificação do público com as histórias.
COMPRE AGORA
Um Sinal de Afeto: Volume 1
Minha história de amor com Yamada-kun nível 999 (Vol. 1) + BRINDES
Sem Sorte Para Amar
O estilo de escrita desses mangás também foi enfatizado. Diferente de outros públicos, que privilegiam cenários, armas ou lutas, os shoujo destacam os sentimentos e as emoções dos personagens. Essa abordagem foca nas expressões e nas relações humanas, tornando as histórias emocionalmente envolventes e profundamente conectadas com o leitor.
Imagem destacada: Divulgação/Editora JBC
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.
Maravilhosa a matéria . Sou super fã da obra .