Como o próprio nome diz, “Nerve – um jogo sem regras” é um filme que vai mexer com os nervos do espectador. O longa, que é baseado no romance homônimo de Jeanne Ryan, traz a história de jovens americanos que participam de um jogo tão emocionante quanto perigoso, onde suas vidas são colocadas em risco.
A história traz a tímida Vee DeMarco (Emma Roberts), uma adolescente comum que sonha em começar a faculdade. Apesar de dividida com algumas decisões, ela está confortável em se manter do jeito que está. Isso até uma discussão com sua melhor amiga, Sydney (Emily Meade), que faz com que a menina decida mostrar que tem atitude e se inscrever no jogo virtual Nerve.
O jogo tem dois tipos de participantes: os observadores e os jogadores. Os primeiros sugerem desafios, que devem ser cumpridos pelos jogadores em troca de recompensas financeiras. As regras são bem simples: não se pode falar sobre o jogo para as autoridades e, caso falhem em cumprir as tarefas os desistam, os jogadores perdem todo o dinheiro ganho.
Em seu primeiro desafio, Vee conhece um jogador de passado obscuro, Ian (Dave Franco), que a acompanhará durante o filme. Logo os dois ganham fãs entre os observadores, que começam a propor desafios cada vez mais difíceis e perigosos. É ai que o thriller adolescente fica interessante.Ao mesmo tempo em que ele mostra o que as pessoas são capazes de fazer por dinheiro e fama, várias arriscando a própria vida, o filme também mostra como um jogo online é capaz de controlar e até mesmo mudar a forma de viver dos participantes. Além disso, Nerve também fala da perda da privacidade online e a cessão do livre arbítrio para outras pessoas, completamente desconhecidas.
Com um ritmo alucinante e uma ótima trilha sonora, o filme é capaz de prender a atenção do espectador e fazê-lo refletir sobre as temáticas propostas. É preciso ficar atento o tempo todo para entender tudo o que está acontecendo. Apesar disso, o filme peca em alguns aspectos, como o não aprofundamento em temas importantes e o desleixo com alguns personagens, como a mãe de Vee, interpretada por Juliette Lewis, que poderia facilmente ser retirada do filme, e um de seus melhores amigos, Tommy (Miles Heizer).
Por Camile Cotta
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.
Sem comentários! Seja o primeiro.