Também conhecido como o Oscar Francês
Muitas foram as emoções nesse Oscar 2016 com direito a memes infinitos, mas outra premiação também aconteceu do outro lado do Oceano. O Cesar é realizado no Teatro do Châtelet em Paris, França e alguns dos ganhadores são:
Marguerite
O filme levou quatro prêmios e or responsáveis por eles foram Catherine Frot, que ficou com o de melhor atriz. Francois Musy e Gabriel Hafner com o de Melhor som, melhor figurino para Pierre Jean-Larroque e Martin Kurel pelo melhor design de produção.
O filme é dirigido por Xavier Giannoli e conta a história de Marguerite Dumont, uma mulher rica que vivia na década de 20 e sua paixão pela ópera. Depois de anos cantando para familiares e amigos, Marguerite decide investir em uma carreira profissional como cantora. O problema é que ela na verdade canta muito mal, mas ninguém tinha dito isso a ela.
A estreia no Brasil está prevista para julho de 2016.
Três Lembranças da minha juventude
Arnauld Desplechin levou o prêmio de melhor direção. O filme fala sobre Paul Dédalus, que está perto de deixar o Tajiquistão e trás à lembrança três momentos de sua vida: A relação traumática com a mãe na infância, a juventude, quando ele ofereceu seu passaporte ara ajudar um jovem russo e a paixão por Esther, que aparece e desaparece em sua vida em diversos momentos.
De cabeça erguida
Prêmios de melhor ator coadjuvante para Benoît Magimel e de ator revelação para Rod Paradot.
O filme fala sobre Malony, que tem problemas com a polícia desde os seis anos de idade. Na juventude, os atos delinquentes só aumentam, até que conhece a Juíza Florence Baque, que tenta salvá-lo.
Gleicy Favacho é uma maquiadora com alma de artista. Quando pequena sonhava em descobrir um mundo fantástico através do armário muito antes de se ouvir falar em Nárnia. Essa imaginação a levou a seguir uma profissão onde ela pudesse participar da construção de vários mundos e histórias diferentes, sendo apaixonada por cinema, teatro e outras artes. Claro que, sendo adulta, já mantém um pouco mais os pés no chão, mas sempre olha dentro de um armário ou outro, afinal, vai que… né?
