Connect with us

Hi, what are you looking for?

Séries/TV

Novela e Futebol: o que os brasileiros amam na TV

Existem duas atrações que são campeãs de audiência na televisão brasileira: futebol e novela. É impossível imaginar o país sem uma partida de futebol diariamente ou um capítulo de novela de segunda a sábado. Bem, quando chega o ano da Copa do Mundo, ficamos praticamente o dia inteiro ligados na TV, pois é futebol e novela o dia inteiro. Difícil dizer o que atrai mais os telespectadores: último capítulo de uma novela ou final de Copa do Mundo com a seleção brasileira em campo. Mas, afinal, da onde veio essa paixão? E como seria a união dos dois

O futebol chegou no Brasil antes da novela, mais especificamente em meados do século XIX, trazido pelos ingleses. Os primeiros times surgiram em São Paulo e aos poucos foram tomando conta do país. Mas apenas a elite era permitida de praticar o esporte e principalmente os brancos. Tanto que em 2013 a novela “Lado a Lado” retratou essa antiga realidade, na qual um negro que jogava muito bem, passava pó de arroz na pele para parecer branco e poder atuar num time, e acredite que muitos viveram a mesma situação no início do século XX. Não é à toa que o Fluminense ainda é lembrado pelos torcedores e adversários pelo pó de arroz, pois alguns dos seus jogadores eram negros, mas não eram aceitos pela sociedade.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Antes da televisão chegar ao Brasil já existia futebol e como a população acompanhava os jogos? Duas opções: ir ao estádio ou escutar pelo rádio. E as novelas, como surgiram? Sim, também foram no rádio. Esse veículo de comunicação surgiu para informar e entreter, e nada melhor que futebol e novela. Assim, essas duas atrações começaram a conquistar os brasileiros. As rádio-novelas traziam histórias dramáticas, utilizavam muito bem da sonoplastia e bons atores davam voz a personagens maravilhosos. Já as transmissões das partidas de futebol não diferenciam muito das de hoje, a rapidez dos narradores, a emoção que eles passam para os ouvintes, a vibração a cada jogo e é claro a resenha após transmissão.

Melhor do que escutar é ver também. Na década de 1950, a televisão trouxe essa possibilidade para o Brasil. A primeira novela era exibida duas vezes por semana, e ao vivo porque ainda não existiam fitas. Aos poucos foram percebendo que novelas deveriam ser diárias, pois tinham muita audiência. Na mesma época, também foi feita a primeira transmissão de um jogo de futebol, diretamente de São Paulo, mas ainda não foi o ano da Copa na TV, e mesmo assim pela falta de tecnologia, muitas vezes a partida era interrompida. Apenas na década de 1970 foi possível fazer uma transmissão ao vivo como as de hoje em dia.

Em 1970, aconteceu justamente a Copa do México, auge do craque Pelé, início da transmissão a cores e a conquista do tricampeonato mundial. Nesse mesmo ano, estava no ar a novela “Irmãos Coragem”, um clássico da autora Janete Clair. Para aproveitar o embalo da Copa, a novela tinha um personagem que era jogador de futebol e dessa forma era acompanhar os jogos da seleção e a trajetória de Duda (Cláudio Marzo), um dos irmãos do elenco que era jogador de um grande time carioca. A novela foi um sucesso, assim como aquela Copa, uma junção perfeita em 1970.

Desde então, foram muitos personagens que embalaram torcidas reais e fictícias nas novelas. Em “Vereda Tropical”, na década de 1980, teve o jogador Luca, vivido pelo ator Mário Gomes. A novela foi um grande sucesso por causa do personagem, o ator gravou uma música sobre futebol que foi tema da atração, além disso uma cena foi gravada durante um jogo oficial do Campeonato Brasileiro entre Corinthians e Vasco.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Outra novela de grande sucesso que explorou o futebol foi “Avenida Brasil” que trazia Tufão (Murilo Benício) como um ex-jogador de sucesso e mostrava a rotina do pequeno time Divino Futebol Clube, aquela velha receita de novela e futebol que não falha.

Novela e futebol são atrações que provavelmente não deixarão de existir, apenas serão modernizadas. O tempo todo vemos atores, diretores e autores demonstrando sua paixão pelo futebol e vira e mexe os craques do esporte fazem participações nos folhetins, já vimos a atuação de Pelé, Renato Gaúcho, Ganso, Neymar, Ronaldo, Casagrande, Zico, entre outros. O importante é juntar os maiores amores dos brasileiros e ter sucesso garantido.

Advertisement. Scroll to continue reading.
Written By

Ela é a linha tênue entre a tranquilidade e a persistência. Um encontro divertido entre a calma e a dedicação. Uma jornalista que ama e se encanta com o que faz, aprende sorrindo e aceita que o erro é possível e faz parte da natureza humana. Entre um minuto e outro escreve, lê, escuta, canta, produz, analisa, aprecia... Essa é a Tamiris Aimée, essa é a Tami Aimée!

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você também pode ler...

Listas

Gilberto Braga se despede da vida, deixando um legado brilhante na TV Brasileira Com vilões, mocinhos, assassinatos misteriosos e confusões inesquecíveis, Gilberto Braga fez...

Séries/TV

Após viver um vilão na novela “Amor Sem Igual” o ator, bailarino, produtor e professor, Amaury Lorenzo dá continuidade em seus trabalhos nas novelas...

Games

De acordo com uma matéria publicada no site Eurogamer, o estúdio de games EA informou que duas comemorações de gol serão removidas do próximo...

Séries/TV

A gravações da novela foram canceladas para preservar atores e equipe diante da pandemia Em medida extrema, a TV Globo decidiu nessa segunda-feira que...

Advertisement