Globo, Record e SBT levam as novelas brasileiras para o mundo
As novelas brasileiras fazem sucesso internacional pois, além de serem uma das principais formas de entretenimento nacional, a qualidade de produção desde o roteiro, fotografia, cenários, figurino e outras qualidades técnicas as tornaram um produto vendável para outros mercados.
A TV Globo não é mais sinônimo de novelas brasileiras como outrora, apesar de ter instituído um formato e padrão de qualidade, já faz um tempo que a Record ganha cada vez mais espaço, principalmente com as novelas bíblicas – embora tenha produzido obras contemporâneas.
Confira nossa lista, separada pelas duas maiores emissoras produtoras de novelas brasileiras com sucesso internacional
Globo, a maior emissora com novelas de sucesso internacional
Avenida Brasil
Na época a novela retratava a ascensão da classe C, que se viu nas telas da Rede Globo, além, claro, de trazer Carminha, outra grande vilã criada pelos autores da empresa.
A produção é um dos maiores sucessos da Globo no mercado internacional. Esta é a novela brasileira mais vendida para outros países, tanto que chegou a ser descrita pela revista Forbes como a novela mais rentável da história.
Além disso, “Avenida Brasil” foi dublada em 19 idiomas diferentes, chegando a mais de 132 países. Líder de audiência em vários países, como Argentina, Uruguai, Venezuela, Paraguai, Portugal, Chile, Marrocos, ficando diariamente nos trending topics desses países.
Leia Mais: Emmy Internacional: conheça séries e novelas brasileiras que já ganharam
Caminho das Índias
Nunca se foi e voltou da Índia tão rápido como nas viagens das personagens e no enredo que mostrava a história do amor de Maya e Raj, que foi sendo construído apesar das dores passadas.
A novela de Glória Perez ganhou, em 2009, o Emmy Internacional na categoria de “Melhor Telenovela” e também faz parte da lista de folhetins mais vendidos da Rede Globo, tendo sido transmitida em 118 países, com maior destaque nos continentes Europa, África e Ásia. E foi regravada no México com o nome de “Índias” exibida pela TV Azteca.
O Clone
Mostrava a cultura marroquina, era permeada pelo amor de Jade (Giovanna Antonelli) e Lucas (Murilo Benício) e depois de Jade e Leó (e o seu clone, também vivido Murilo Benício), cuja mãe foi cobaia sem saber. Foi exibida em 101 países.
Ademais, em 2013, em um ranking da WIT (Teh Wit é uma empresa especializada em pesquisar tendências de conteúdo televisivo e programação digital pelo mundo) elaborado em Cannes, com os 50 maiores programas dos últimos 50 anos, foi o único programa brasileiro citado na lista.
A Vida da Gente
A novela conta a relação de 2 irmãs, melhores amigas, permeadas pelo amor em comum pelo mesmo homem e os conflitos com uma mãe manipuladora. A produção já foi transmitida em 113 países, ocupando o terceiro lugar no ranking das novelas mais exportadas.
Inclusive, em 2015, foi eleita pelo jornal espanhol 20 Minutos como a décima melhor telenovela brasileira de todos os tempos. Seu sucesso foi tão grande que recebeu destaque no site norte-americano Variety, batendo recorde de audiência na Holanda, Macau, Estados Unidos e Israel.
Da cor do pecado
Levou o racismo e as relações interraciais para discussão. É a quarta no ranking das novelas brasileiras mais exportadas. Foi a primeira a ter uma atriz negra (Taís Araújo) como protagonista na Rede Globo.
A trama bateu a maior audiência no horário das 19h nos anos 2000, resultado que a levou a ser comercializada em 100 países.
Leia Também:Heróis ou Vilões | 5 Filmes da Marvel que Não Deixaram Marca
Record tem conquistado espaço de sucesso internacional com as novelas
Gênesis
O enredo é baseado no 1º livro da Bíblia, mostra a criação do mundo com muitos efeitos e capricho na reconstituição histórica.
De acordo com o site R7,ao estrear na TV Miramar, em Moçambique, conseguiu um resultado histórico: marcou mais que o dobro da soma da audiência de todas as novelas no ar no horário.
Além disso, foi a melhor estreia da Record TV em Portugal desde 2018, com a novela “Jesus”. No Reino Unido, a novela é transmitida através do site da emissora e, desde o primeiro capítulo, em 20 de janeiro, a audiência para o horário cresceu 32%.
O Rico e Lázaro
É baseada no Evangelho e mostra as diferenças sociais da época permeada pela religião. Segundo o site Noticias da Tv do UOL, “O Rico e o Lázaro” já se tornou o programa em espanhol mais visto dos EUA.
Segundo dados do instituto Nielsen, que mede a audiência norte-americana, “O Rico e o Lázaro” teve média de 1,7 milhão de espectadores na semana de 22 a 28 de janeiro. Na semana anterior, de sua estreia, a novela ocupava a quarta posição, com média de 1,6 milhão.
Compre Agora: Comentário bíblico expositivo Wiersbe - 6 Volumes
A Terra Prometida
Mostra a jornada de 40 anos do povo hebreu para chegar à “Terra Prometida”, liderado por Daniel, o sucessor de Moisés. Foi exibida logo na sequência de “Os Dez Mandamentos” que mostra a história de Moisés.
Ainda segundo o site Notícias da TV, O sucesso da novela bíblica é tanto que a concorrente “José José”, da Telemundo, perdeu público e saiu da lista dos dez mais vistos. “Terra Prometida”, transmitida pela nanica UniMás uma hora depois, ocupou a vaga.
SBT, rumo ao sucesso internacional com as novelas
O SBT já exportou o remake da mexicana “Cúmplices de Um Resgate” e o de “Carrossel” para países africanos, a partir do caminho aberto pela Record, como: Angola e Moçambique. E “Uma Rosa com Amor”, para o Peru.
A emissora firmou em 2023 uma parceria com a Televisa para exportar as suas produções, e a empresa mexicana vai repassá-las ao mercado internacional.
A nota oficial não divulgou quais produções entraram: se os remakes de “Carrossel” e “Chiquititas”, assim como outras novelas infantis e infanto-juvenis, ou as produções adultas.
Imagem: Divulgação/Rede Globo
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.