Brasil no Prêmio César
O César (em francês: césar du cinéma) é um prêmio anual do cinema francês atribuído aos profissionais da “sétima arte” em várias categorias, a fim de premiar as melhores produções francesas. A cerimônia de entrega, também conhecida por ser “A Noite dos Césares”, ocorre no Teatro do Châtelet em Paris, França, e é considerada o “Oscar” francês.
O Brasil está bem representado através da Mares Filmes (Distribuidora Paulista de filmes especializada em Cinema Europeu e Cinema Independente Americano), com 34 indicações entre os filmes “Marguerite” (11 indicações), “Três Lembranças da Minha Juventude” (11 indicações), “De Cabeça Erguida” (8 indicações), “Diário de uma Camareira” (3 indicações) e “Comme Un Avion” (1 indicação). O resultado será conhecido no dia
26 de fevereiro, quando acontece a cerimônia de premiação.
[divider] Serviço [/divider]
MARGUERITE
França – República Checa – Bélgica / 2015 / 127 min. / Drama
Título Original: Marguerite
Direção: Xavier Giannoli
Roteiro: Xavier Giannoli, Marcia Romano
Elenco: Catherine Frot, André Marcon, Michel Fau
Distribuição: Mares Filmes
Sinopse: Em Paris, nos anos 20, uma mulher rica chamada Marguerite Dumont é apaixonada por música e principalmente por ópera. Durante anos, ela canta regularmente, mas tragicamente errado e ninguém nunca disse a ela. Seu marido e sua família mantiveram sempre as suas ilusões. Tudo é complicado pelo dia em que ela decide ser uma cantora profissional. Mas ela canta muito mal, e torna-se conhecida como “a pior soprano do mundo”.
COMME UN AVION
França /2015 / 105 min. / Comédia
Título Original: Comme un Avion
Direção: Bruno Podalydès
Roteiro: Bruno Podalydès
Elenco: Bruno Podalydès, Sandrine Kiberlain, Agnès Jaoui
Distribuição: Mares Filmes
Sinopse: O artista gráfico Michel (Bruno Podalydès), que trabalha com seu irmão Remi, sempre foi fascinado pelo serviço postal aéreo francês, embora nunca tenha pilotado um avião. Um dia ele se depara com uma foto de um caiaque e fica impressionado com a semelhança com a fuselagem de um avião. Então, secretamente, compra um caiaque. Quando sua esposa Rachel (Sandrine Kiberlain) descobre seus planos, ela o encoraja a ir em frente e realizar seu sonho.
TRÊS LEMBRANÇAS DA MINHA JUVENTUDE
França / 2015 / 123 min. / Drama
Título Original: My Golden Days | Trois Souvenirs De Ma Jeunesse
Direção: Arnaud Depslechin
Roteiro: Arnaud Desplechin, Julie Peyr
Elenco: Quentin Dolmaire, Lou Roy-Lecollinet, Mathieu Amalric
Distribuição: Mares Filmes
Sinopse: Vencedor do prêmio Directors Fortnight SACD Prize, na Quinzena dos Realizadores no Festival de Cannes 2015, o filme conta a história de Paul Dédalus, que prestes a deixar o Tajiquistão, relembra de três momentos marcantes de sua vida: sua infância em Roubaix, dos ataques de loucura da mãe, do laço que o unia a seu irmão Ivan, uma criança religiosa e violenta; sua adolescência, com o convívio com seu pai, um viúvo inconsolável, de sua viagem para a União Soviética, onde uma missão clandestina o levou a oferecer sua própria identidade para um jovem russo; e o inicio de sua vida adulta, aos 19, a proximidade com sua irmã Delphine, de seu primo Bob, das festas com Penélope, os anos como estudante em Paris, de seu encontro com o Doutor Behanzin, de sua vocação crescente para a antropologia. Família, amigos, dores, estudos, a descoberta da antropologia e, principalmente, a paixão por Esther, seu grande amor.
DIÁRIO DE UMA CAMAREIRA
França – Bélgica / 2015 / 96 min. / Drama
Título Original: Journal de Une Femme de Chambre
Direção: Benoît Jacquot
Roteiro: Benoît Jacquot, Hélène Zimmer, Octave Mirbeau
Elenco: Léa Seydoux, Vincent Lindon, Clotilde Mollet
Distribuição: Mares Filmes
Sinopse: No início do século 20, nas províncias francesas, uma jovem camareira muito cobiçada por conta de sua beleza chamada Célestine, acaba de chegar de Paris para trabalhar para a família Lanlaire. Enquanto foge dos avanços de seu senhor, ela deve lidar com a rigorosa personalidade de Madame Lanlaire, que governa o lar com punho de ferro. Ao mesmo tempo, Célestine conhece Joseph, um misterioso jardineiro que exerce fascínio total sobre ela.
DE CABEÇA ERGUIDA
França / 2015 / 120 min. / Drama
Título Original: La Tête Haute
Direção: Emmanuelle Bercot
Roteiro: Emmanuelle Bercot, Marcia Romano
Elenco: Catherine Deneuve, Benoît Magimel, Sara Forestier
Distribuição: Mares Filmes
Sinopse: Desde os seis anos de idade, Malony comete pequenos delitos e tem problemas com a polícia. Durante toda a sua adolescência, um educador e uma juíza especializada na infância tentam salvá-lo.
SELEÇÃO OFICIAL DE CANNES 2015: FILME DE ABERTURA
Por: Rodrigo Zingano
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.