Uma animação de apenas 10 episódios atraiu muita gente famosa e importante para sua produção. O nome original do desenho, “Over the Garden Wall”, foi traduzido para “O Segredo Além do Jardim” e sim, fez jus ao conteúdo dessa história fantástica e fantasiosa.
A animação usa um tom clássico, piadas inteligentes e por mais inacreditável que pareça, bons musicais. Impossível não ficar com a música “Potatoes e Molasses” na cabeça e sair cantarolando por aí. A abertura e os créditos lembram os desenhos antigos, com suas fontes desenhadas e seu tom meio sépia faz tudo parecer ser de uma outra época.

Baseado em um premiado curta-metragem de animação chamado “Tome of the Unknown: Harvest Melody” (“O Tomo do Desconhecido: Melodia da Colheita”), que recebeu o Rueben Award de melhor animação para televisão e foi indicado a dois Annie Awards, a minissérie acompanha dois irmãos e seus percalços. Eles estão em uma floresta estranha e tentam de todas as formas encontrar o caminho de volta para casa. O autor, Peter McHale, trabalhou nas séries “As Trapalhadas de Flapjack” e “Hora de Aventura”. Apesar da ideia ter surgido em 2004 e ter sido apresentada ao canal em 2006, essa minissérie original do Cartoon Network começou a sua produção apenas em 2014 e foi a primeira do canal.
Não é exatamente para o público infantil como seu traço possa levar a parecer. Em alguns momentos, os acontecimentos são bem obscuros, mas quase sempre vemos que as coisas não são exatamente o que parecem. Nem tudo está dividido em bom ou ruim, preto ou branco, há muitos áreas cinzas, principalmente no que tange os personagens adultos que passam pela trajetória dos irmãos Wirt e Greg. Quem parece um grande vilão em um primeiro momento pode ser apenas algo fora do contexto, é preciso conhecer os dois lados da história.
A animação apresenta Elijah Wood e Collin Dean como os irmãos protagonistas Wirt e Greg, e Melanie Lynskey como a passarinha azul chamada Beatrice que acompanha os dois em parte da jornada e tenta quebrar sua maldição. Além deles, Christopher Lloyd dubla o sábio idoso Woodsman (Lenhador ou O Senhor da Mata) um personagem bondoso que tenta auxiliar a dupla na sua jornada. No Brasil, a dublagem ficou a cargo do estúdio Delart.

O final da minissérie é bem diferente e tudo é finalizado no decorrer dos 10 episódios. Em alguns momentos pode parecer fora dos trilhos, mas tudo está conectado. No fim se descobre até o motivo das roupas estranhas utilizadas por Wirt e Greg, e também descobrimos como os dois foram parar na floresta desconhecida de habitantes tão peculiares.
A série teve sua adaptação em quadrinhos anunciada em outubro de 2014. Produzida pela KaBoom!, e impressos por Boom! Studios, os quadrinhos foram lançados em 5 de novembro de 2014. A história em quadrinhos foi supervisionado pelo próprio McHale e foi produzida como uma revista especial, tamanho maior, feita para colecionar. A revista foi ilustrada por Jim Campbell, um artista/escritor de storyboard de séries de televisão.
“Over the Garden Wall” estreou nos Estados Unidos em 3 de novembro de 2014 e terminou em 7 de novembro do mesmo ano no Cartoon Network. No Brasil, a série estreou dia 6 de julho de 2015 e terminou em 17 de julho de 2015 no Cartoon Network. Até hoje muitos fãs aguardam uma nova temporada, mas por enquanto nada confirmado, apenas rumores da continuação. Então, o que nos resta é esperar por uma nova temporada.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.
Sem comentários! Seja o primeiro.