Quem nunca ouviu o bordão popular “se a vida te der limões, faça uma limonada!”? Sobre lidar com situações delicadas, mas com enfoque no universo LGBT, a Benvinda Cia desenvolveu sua segunda montagem: “_LIMONADA_”. Tratando do tema em uma proposta juvenil, o espetáculo traz à cena as desventuras de Beto quando se trata de sua vida amorosa.
Beto é um homem que está prestes a comemorar sua 30ª primavera. Nas proximidades deste importante festejo o rapaz recebe a visita de cinco de seus ex-namorados, o que, logicamente, o leva a uma viagem por diversos momentos de sua vida. Esses reencontros despertam no protagonista toda sorte de lembranças, bagunçando suas certezas e o pondo para lidar novamente com sentimentos passados. A montagem aborda de forma bem-humorada temas rotineiros aos relacionamentos, em uma estrutura dividida em seis atos, nos quais Beto narra suas experiências e seus aprendizados. Descreve as relações e a forma como o tempo tem o poder de mudar as relações e os pensamentos. A reflexão sobre as nuances das relações entre pessoas também estreita interação entre personagem e público, mostrando como os encontros são capazes de promover mudanças em todas as partes envolvidas em cada relação. Nenhuma pessoa passa imune às experiências que divide.
Perdido entre sentimentos e memórias, Beto mostra a importância de saber lidar com os próprios sentimentos e saber fazer de cada experiência uma oportunidade de se tornar uma pessoa melhor e com maior inteligência emocional. Mais do que isso, ao tratar dos descaminhos do amor, mostra que essas situações (de encontros e amores) são iguais, independendo da orientação sexual… Únicas, pois pessoas são únicas, mas semelhantes em sua complexidade, delícias e desafios.
O espetáculo é escrito e dirigido por João Hannuch que teve como ponto de partida as próprias experiências e a forma como foram (cada uma a sua maneira) transformadoras em sua vida. E assim leva 11 atores a cena para, de forma leve, narrar o as nuances do amor sob a ótica LGBT.
O conceito que permeia a cenografia tem origem cartunesca e minimalista. O cenário versátil permite que sejam realizadas diferentes configurações com diversos cubos que aludem ao universo lúdico e colorido dos brinquedos infantis. Nessa atmosfera alegre habita o protagonista. Os personagens são arquitetados como avatares que vivem na imaginação de Beto. As figuras criadas pretendem estar além do realismo.
A proposta é ter como referência o universo de Histórias em Quadrinhos (HQ) que se reforça com a trilha sonora que traz um acervo de músicas das décadas de 40, 50 e 60. Assim, o público é imerso em uma atmosfera divertida e poética. A Benvinda Cia. surgiu em 2012 quando participantes de grupos de teatro da Cultura Inglesa se juntaram para um projeto independente. Com essa iniciativa o grupo desenvolve pesquisas que passeiam por diversos universos: Vacas falantes na Índia, Cinema Argentino, histórias de terror infantis, desenhos japoneses, divas pop e Marilyn Monroe. O trabalho se embasa em material autoral buscando desafiar os limites da realidade.
Em “_LIMONADA_” a interatividade não se atém ao palco e reforça a importância do encontro: Ao final do espetáculo a cia disponibiliza cartões postais da peça para que os expectadores convidem novos expectadores. E aí vale chamar amigos, namorados, ex-namorados, pessoas que foram lembradas ao longo dos números, ou seja, todo mundo que possa curtir vivenciar essa experiência. A cia coloca os postais no correio no começo da semana seguinte ao espetáculo e em até 3 dias eles chegam aos destinos. Uma tirada interessante que completa a ideia do encontro e sua força levantada na montagem.
“LIMONADA” teve sua estreia no dia 09 de junho no Espaço dos Parlapatões, onde fica em cartaz até o dia 30 do mesmo mês, sempre às sextas às 23:59.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.