Connect with us

Hi, what are you looking for?

Séries/TV

Obras literárias que estão sendo adaptadas para as telinhas brasileiras

No fim do mês vai estrear a série Os Carcereiros, que retrata a rotina desses profissionais no antigo presídio Carandiru. A produção é inspirada no livro do médico Dráuzio Varella, que revela fatos reais segundo o que ele presenciou no período em que trabalhou no presídio e através dos depoimentos dos carcereiros. É comum que séries e novelas sejam baseadas em livros e isso rende muito sucesso. Confira uma lista de produções para a televisão brasileira que foram inspiradas na literatura.

Novelas Bíblicas

Existe um livro que é o mais vendido e traduzido no mundo: a Bíblia. O exemplar relata histórias de milhares de anos e não é à toa que pode render muitas produções. A Record percebeu isso e desde 2010 tem investido em minisséries e novelas inspiradas em trechos da bíblia. A primeira foi a minissérie Ester de 10 capítulos. Depois tiveram Sansão e Dalila (2011), com 18 capítulos, Rei Davi (2012) que foi a minissérie de maior sucesso desse segmento, e José do Egito em 2013. Em 2014, veio a primeira novela bíblica: Os Milagres de Jesus. A novela foi dividida em duas temporadas, mas não agradou muito, a audiência foi muito baixa. Mas em 2015, estreou o maior sucesso da emissora: Os dez Mandamentos. A trama contou a história de Moisés que é retratada no livro de Êxodo da Bíblia e incluiu outros núcleos que não existiram. O resultado foi muito bom, rendeu uma segunda temporada, um filme e uma minissérie, Terra Prometida, que é uma continuação da história. Depois tiveram O rico e Lázaro e agora está sendo exibida Apocalipse.

Novelas

A Globo sempre teve no folhetim alguma novela ou minissérie que fosse inspirada nos clássicos brasileiros, algumas até foram produzidas mais de uma vez. Entre elas estão Gabriela (1975 e 2012) que em suas versões teve Sônia Braga e Juliana Paes vivendo o papel principal, Sinhá Moça em 1986 e 2006, Cabocla na década de 1970 e nos anos 2000 e Ciranda de Pedra que esteve no ar em 1981 e 2008, inspirada respectivamente em livros dos autores Jorge Amado, Maria Dezonne Pacheco Fernandes, Ribeiro Couto e Lygia Fagundes Telles. Mas também existem novelas inspiradas na literatura estrangeira, dois exemplos atuais são a novela O outro lado do Paraíso que como trama principal traz a história do livro “O Conde de Monte Cristo” de Alexandre Dumas e Orgulho e Paixão, do livro “Orgulho e Preconceito” da autora Jane Austen. Uma de grande sucesso foi O Cravo e a Rosa, inspirada no clássico de Shakespeare, “A Megera Domada”, que foi ao ar em 2001 e trouxe a história do cômico e difícil casal Catarina (Adriana Esteves) e Petruchio (Eduardo Moscovis).

Séries e Minisséries

No ano passado a Globo lançou a série médica Sob Pressão que é inspirada no livro homônimo escrito pelo médico Márcio Maranhão. Em 2016, o clássico francês Ligações Perigosas foi adaptado para o formato de série, tendo Selton Mello, Patrícia Pillar e Marjorie Estiano como protagonistas. Mas não só recentemente a televisão brasileira tem adaptado a literatura para as telinhas. Em 1994, a Globo exibiu a minissérie Memorial de Maria Moura, vivida pela Glória Pires e foi baseada no romance de Rachel de Queiroz, quatro anos depois outra adaptação foi Hilda Furacão de Roberto Drummond que revelou a atriz Ana Paula Arósio, ambas foram um grande sucesso na história da TV brasileira. E uma das mais modernas e fiéis foi Capitu (2008), que contou o drama de “Dom Casmurro” de Machado de Assis e deixou todo o público com a mesma dúvida de sempre: Capitu traiu ou não Bentinho com o melhor amigo dele?Clássicos da literatura são ótimas inspirações para roteiros e investir nessa possibilidade sempre tem gerado bons resultados. Provavelmente não será diferente com Carcereiros, que terá sua estreia na terça-feira dia 24/04 e desde o ano passado está disponível no aplicativo Globo Play. O elenco é composto por Rodrigo Lombardi, Aílton Graça, Tony Tornado, entre outros. O livro foi muito elogiado pela crítica e a série está sendo aguardada com grande expectativa. Que ela seja tão boa quanto as outras adaptações literárias.

Advertisement. Scroll to continue reading.
Written By

Ela é a linha tênue entre a tranquilidade e a persistência. Um encontro divertido entre a calma e a dedicação. Uma jornalista que ama e se encanta com o que faz, aprende sorrindo e aceita que o erro é possível e faz parte da natureza humana. Entre um minuto e outro escreve, lê, escuta, canta, produz, analisa, aprecia... Essa é a Tamiris Aimée, essa é a Tami Aimée!

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você também pode ler...

Geek

Presente nas últimas quatro edições, Globoplay confirma que estará no maior evento da cultura pop do mundo, com painel no Palco Thunder O  Globoplay...

Séries/TV

Já faz um tempo desde que a primeira temporada da série Bridgerton foi ao ar. Vem refrescar sua memória com a Woo!

Séries/TV

A Paramount+ marcou para o dia 28 de abril de 2022 a estreia de “The Offer“, sua aguardada minissérie sobre a produção de “O...

Séries/TV

Ex-BBB e atleta comandará a edição 2022 do programa, que estreia em abril O ex-BBB Fernando Fernandes foi o escolhido para ser o novo...

Advertisement