Equiparável comercialmente ao sucesso de “Death Note”, “One Punch Man” tece o absurdo com leveza
Multipremiado e anime do ano de 2015 com pouco espaço para competição, “One Punch Man” continua sendo sucesso entre polêmicas trocas de estúdio e a finalização de projetos paralelos de seus autores. Listamos 8 fatos estranhos sobre a série que com certeza vão te engalfinhar por mais.
A arte original é bem representativa
Certo, isso pode não ser exatamente um grande segredo para os fãs, mas no mínimo revela algo fundamental em “One Punch Man”. Publicado originalmente para como webcomic, a série era concebida e desenhada apenas pelo seu criador, conhecido pelo pseudônimo One, porém, editorialmente foi pensado que seria melhor que contratassem um desenhista profissional para assumir a função; é quando Yusuke Murata tomou o cargo.
As artes épicas de Murata são de encher os olhos, e dão uma dimensão de grandeza para a obra que esbanja ironia, afinal, OPM é no fim das contas uma sátira de tropos de shounen e dos absurdos escalamentos de poder.
Quando posto em perspectiva, a arte inicial por One, que pode soar como um rascunho comparado com a atual, também não deixa de expressar essa autoironia na sua maneira, colocando em perspectiva, é claro. Nesse sentido, forma e conteúdo mostram-se mais uma vez inseparáveis.
Leia Mais: A Revolução das Webtoons | Como os Quadrinhos Digitais Estão Transformando a Indústria
O limite não é o ridículo
Falando em escalamentos paranormais, e que essa é a premissa da saga, Saitama não recebe o alcunha de “homem de um soco” à toa: derrotando seus inimigos com um único golpe, vira e mexe fãs enumeram suas realizações e feitos (como capacidade de desintegrar planetas, saltos enormes, etc.).
Vem a calhar que, invicto, Saitama perdeu apenas uma batalha até hoje, que é contra nada menos que um mosquito comum. Isso fica por conta do segundo episódio do anime, mas, na teoria, sabemos que só um saiu vencedor, e não é o homem da capa.
Homem da capa? Do cabo?
Saitama é também o nome de uma prefeitura e cidade no Japão. Um nome sem grande pompa e grande significados, próprio para um herói satírico. Ao analisar, porém, os caracteres de seu nome — e levar em consideração que a versão japonesa não faz uso de kanji (ideogramas), mas sim de sílabas — é possível depreender algo curioso.
Sai (originalmente ‘saki‘, 埼) é utilizado para a palavra cabo, como na geografia (exemplo: Cidade do Cabo). Em inglês, contudo, fica “cape“, como em capa. Já tama (玉) significa esfera, jóia, e pode fazer referência ao formato de ovo da cabeça do protagonista, lisa e careca. Saitama ficaria, assim, o “careca do cabo (da capa)”. Uma piadinha bilíngue boba, não é mesmo?
Não são só músculos que ficam mais fortes
Aproveitando o penúltimo tópico, o treinamento famoso que rendeu a careca de Saitama não parece ter feito efeito apenas em seus músculos como também no restante de seu corpo. Uma pessoa real não vai treinar certas partes do corpo porque… elas não são treináveis, mas diga isso para Saitama. No episódio 6 da série o herói morde — e destrói — uma espada na base da força bruta.
OPM é também exageradamente lucrativo
Com mais de 30 milhões de cópias vendidas pelo mundo, “One Punch Man” é o trabalho mais lucrativo de One, mas longe de ser seu último famoso. Sucesso de crítica e aclamação, quem foi espertinho para ligar os pontos percebeu como a trama e até os protagonistas de OPM e “Mob Psycho 100” são semelhantes.
Mob e Saitama não compartilham o mesmo universo, isso é confirmado, mas não é disso que viemos falar. Se colocado em perspectiva, apesar do sucesso de público e crítica em sua exibição, Mob, que é super icônico na cultura pop, vendeu bem menos, com 2.8 milhões de cópias — o que não deixa de ser impressionante!
O estúdio por detrás
A produtora de “One Punch Man”, Asatsu DK, está entre as mais antigas ainda em atividade, ora com produção e animação, ora com publicidade. Seus títulos incluem clássicos como “Wolf’s Rain” (2003), “Fantomas” (1968), e até “Crayon Shin Chan” (1992-).
Leia Também: Fantomas | O Misterioso Sumiço do Primeiro Herói Japonês
Fãs como a gente
Se tem algo que One não esconde é sua admiração pelos grandes mestres, entre eles Akira Toriyama. Assumido fã de “Dragon Ball”, certos personagens de OPM, alguns mais do que outros, são referências à obra do pai do shounen moderno. Você consegue adivinhar? Vaccine Man paralelo a Piccolo, pode ser o mais óbvio, mas está longe de ser a única.
Se você segue o que One e Murata andam fazendo pelas redes sociais, também não vai se surpreender ao encontrar fanarts suas reverenciando trabalhos que admiram, desde os mais antigos até os da nova geração.
Compre Agora: Boneco One Punch Man Articulado 14 cm
As etnias dos personagens
Se fosse para rotular os personagens de acordo com as nacionalidades, o criador da série não se constrangeu em dizer o que ele mesmo pensa. De acordo com One, Genos seria alemão, Chose seria russo, Suiryu italiano, Sweet Mask coreano, e Tatsumaki e Fubuki francesas.
Imagem: Divulgação/Netflix.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.