Quem foi criança na década de 1990, certamente se lembrará, com saudosismo, das aventuras dos Saint Seiya, ou, mais conhecido como, “Os Cavaleiros do Zodíaco”. Um clássico anime japonês que se tornou um enorme sucesso mundial e, que agora ganhará seu primeiro live-action (filmado com atores reais), para a alegria dos fãs.

Escrito e ilustrado por Masami Kurumada, o desenho foi publicado originalmente na revista Shounen Jump entre 1985 e 1990. Lançado em mais de 80 países e vendeu mais de 35 milhões de cópias, sendo depois adaptado para uma série animada de TV. No Brasil, contou com versões das editoras especializadas em magá, Conrad e JBC e, estreou como série de televisão em 1994, inicialmente transmitido pela extinta Rede Manchete.

Tanto o mangá principal quanto a adaptação do anime fizeram muito sucesso em sua terra natal, o Japão, assim como em vários países europeus e latino-americanos, como França, Itália, Espanha, Portugal, México, República Dominicana, Peru, Argentina, Colômbia, Equador, Chile e Brasil.

Com uma mistura entre combate místico-pop-japonês e mitologia grega, os Cavaleiros do Zodíaco são guerreiros místicos que juraram defender a reencarnação da deusa grega Atena em sua batalha contra outros deuses que utilizam forças do mal para dominar a Terra. Para defendê-la, Seiya, Shiryu, Hyoga, Shun e Ikki, lutam utilizando armaduras sagradas, canalizando em golpes, os poderes do cosmo. Totalizando os cavaleiros, representam cada uma das 88 constelações oficiais. Seiya, o guerreiro de Pégaso, é o principal dos Cavaleiros, protagonizando as séries dos longas e dos games da franquia.

Com enorme posição de vanguarda, o anime ainda hoje é muito reconhecido e aclamado não só por quem viveu a época de auge da série, como também por gerações mais novas. Foi a partir dele, que as produções de anime começaram a ganhar um maior destaque, conquistando a atenção do público e também de profissionais do cinema, transformando-os em uma febre por diversos países.

Pela primeira vez, a obra ganhará uma versão live-action oficial. O novo filme da franquia, fará parte da celebração do aniversário de 30 anos dos personagens e, já está em fase de produção pela Toei Animation, do Japão, junto com a ARGF, produtora sediada em Hong Kong. O longa será rodado também em inglês e já estava sendo pensado e desenvolvido há dois anos.

Os produtores são Yoshi Ikezawa e Joseph Chou da Toei Animation, juntamente com o fundador da ARGF, Jeffrey Chan. Tim Kwok, Miguel Faura e Kozo Morishita assinarão a produção executiva junto de Masami Kurumada, criador dos “Cavaleiros do Zodíaco”.

O desenho, que é hoje considerado uma das maiores franquias de animação do mundo, com uma receita total de mais de US$ 1,1 bilhão desde 1986, além dos quadrinhos e série de TV, já ganhou versões para jogos e um longa em computação gráfica ( intitulado “Os Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário” – 2014). Seu primeiro filme nas telonas em live-action, já confirmado, ainda não tem muitos detalhes divulgados, mas a princípio, o longa está cotado para estrear nas telonas em 2018 e, pretende não só agradar os numerosos fãs já existentes, como alcançar um público novo.

Por Bruna Tinoco