Se você ainda não conhece os produtos de vinil da Funko ou se já é fã de carteirinha dos bonecos cabeçudos, prepare-se para descobrir que alguns valem uma pequena fortuna. Os colecionáveis Funko da linha Pop! estão por toda parte, até no Brasil já se encontram em grandes lojas do varejo.
A empresa tem licença de quase tudo que você possa imaginar. Filmes, série, quadrinhos e música. Dificilmente não terá um que você não queira ter. E se ainda não foi produzida a linha que faz bater seu coração, pode esperar que eles acabam fazendo.
A Funko recentemente introduziu novas linhas dos produtos de vinil. Além do Wacky Wobblers e do carro chefe mais popular da empresa a linha Pop!, também tem Dorbz, Mistery minis, Vnyl, Rock Candy, plush, pint size heroes e muitos outros itens de colecionáveis e vestuário.
Um boneco regular da custa em média $10. Ao chegar no Brasil, devido a tributações e taxas de importação, o preço fica um pouco mais salgado. Existe até um site chamado Pop Price Guide que acompanha a variação do valor de mercado do produto, PPG para os íntimos.
Agora, vamos conhecer os itens que estão muito longe de custar apenas dez dólares. Além de raros e caros, alguns são praticamente impossíveis de conseguir. A lista poderia ser bem maior, mas vamos focar nos mais famosos, raros e valiosos.
Shadow Tropper (Star Wars)
Essa versão teve apenas 480 cópias produzidas. Foi lançado no ano de 2011 como um Funko Pop exclusivo da San Diego Comic Con. A quantidade limitada de peças e a popularidade de Star Wars, faz com que o valor de venda dessa variante dos Stormtroopers gire em tono de 900 dólares.
Biggs Darklighter (Star Wars)
Lançado em 2012 na SDCC, esse piloto teve apenas 480 peças produzidas. Recentemente, um novo pack com 3 pilotos trouxe uma nova versão do Biggs e o preço de mercado baixou. Hoje, custa em média $1020, mas já foi um dos pops mais caros e difíceis de conseguir.
Ned Stark Headless (Game of Thrones)
Além de ser exclusivo e limitado a apenas 1008 peças, Ned é um dos personagens mais populares da série da HBO. Sua morte precoce no show, ajudou seu colecionável a subir de preço, na versão que mostra seu fim. O boneco foi vendido exclusivamente dentro da San Diego Comic Con na edição de 2013 do evento. Hoje, está avaliado em torno de $1280.
Batman Silver (DC Super Heroes)
Esse exclusivo da loja Hot Topic não é vendido para o público. Os funcionários ganham essas versões prateadas como uma forma de gratificação. Todos são feitos com edições limitadas. A mais valiosa de todas é a do Batman, liberada em 2015 com apenas 108 peças produzidas. O valor de revenda dele está girando em torno de 1410 dólares.
Green Lantern Glowing In the Dark (DC Heroes)
Essa versão do famoso herói que usa o poder da força de vontade foi limitadíssima. Forma produzidas 240 peças que foram vendidas exclusivamente na San Diego Comic Con de 2010. Mesmo sendo apenas uma variante do boneco regular, essa versão toda verde (que brilha no escuro) está avaliada em 1670 dólares.
Planet Arlia Vegeta (Dragon Ball Z)
As maiores comic cons são agraciadas com versões exclusivas. Essa peças são vendidas dentro do evento e normalmente tem uma tiragem limitada. É preciso conseguir chegar cedo ou ser sorteado para colocar as mãos em uma dessas edições especiais. Esse Funko Pop foi lançado como um exclusivo da loja Toy Tokyo dentro da New York Comic Con de 2014. Com isso, passou a ser uma edição de produção menor do que um regular, o que já o torna mais difícil de adquirir. Atualmente, seu valor no Pop Price Guide gira em torno de 1720 dólares.
Dumbo (Versão Clown e Gold)
Um dos filmes da Disney mais queridos, Dumbo tem sua cota de colecionáveis. A versão regular é fácil de encontrar. Algumas versões exclusivas como a diamante ou com seu aigo Timothy, são um pouco mais caras, mas nada absurdo. Já a versão dourada (gold), tem uma edição de apenas 48 peças e foi lançada na San Diego Comic Con de 2013. A variante dele como palhaço (clown) é ainda mais cara. Com a mesma tiragem de 48 itens e também disponibilizada durante a SDCC d 2013, essa versão custa atualmente uma média de $2910.
Holographic Darth Maul (Star Wars)
Com o grande número de fãs, os colecionáveis limitados de star wars alcançam altos patamares de valor. Essa versão holográfica de Darth Maul que brilha no escuro, teve 480 peças produzidas. Lançado na Comic Con de San Diego em 2012, o valor estimado é de 2290 dólares.
Freddy Funko

A empresa tem seu mascote, o ruivinho Freddy Funko. Nas edições da Comico Com de San Diego (SDCC), eles aprecem para alegria ou tristeza dos colecionadores. Durante o evento a Funko promove os “funko fundays”. Uma noite de festa onde se pode adquirir produtos limitados e exclusivos. Algumas versões do Freddy estão super avaliadas, têm variações de todo tipo do mascote oficial. De astronauta, jogador de futebol americano, nerd e até dos signos do zodíaco.

As versões mais caras são de personagens famosos de edição limitada. A mais valorizada atualmente é o Boba Fett com cabelo vermelho que está em $3120. São apenas 24 peças que foram vendidas durante a SDCC de 2014.
Alex DeLarge (Clockwork orange)
Recentemente, foram lançadas novas versões desse personagem. Uma regular e uma variante Chase. Ainda bem fáceis de achar com valores entre 10 e 26 dólares. Porém, a primeira leva de Alex foi de apenas 24 peças. 12 normais e 12 que brilahavam no escuro. Por motivos de licenciamento, nunca forma produzidas em larga escala e são extremamente raras de achar. A versão normal custa por volta de $2.580 e a que brilha no escuro com o incrível valor 13 mil e 300 dólares.
Stan Lee Metallic (Gold And Platinum)
Com seus recém completados 95, Stan Lee é um dos grandes ícones geeks do mundo. Ele tem vários Funko pops para chamar de seus. As variações vão de super heróis a participações em filmes. Como Stan tem sua própria Comic Con, a Comikaze, muitos são lançados exclusivamente lá. As versões metálicas dourada e platinadas são mais raras. Foram feitas apenas 10 unidades de cada e foram distribuídas pelo site de colecionáveis do autor. O preço das peças não tem nem uma média devido a sua extrema raridade.
Golden ticket 2-pack
O evento Funko Fundays de 2016 tinha como tema a Fantástica Fábrica de chocolates. Foram distribuídas barras de chocolate Funko e dentro de algumas dela tinha um ticket dourado que valia como prêmio o pack de bonecos de vinil de Willy Wonka e OOmpa Loompa. Esse pacote tinha apenas 10 unidades. 4 foram dados no evento e os outros 6 foram distribuídos entre os funcionários da empresa. Por não serem comercializados e de extrema raridade, esses packs não possuem valor estimado.
Se você possui algum desses, parabéns, você tem uma joia com você. Aqui no Brasil, pode-se encontrar para venda em grandes lojas de varejo como Saraiva, WalMart, lojas online e algumas lojas físicas de colecionáveis. Se quiser saber mais sobre esse mundo e também adquirir peças procure no Facebook o maior grupo de colecionadores de Funko Pop do Brasil e um dos maiores do mundo em quantidade de membros também, o Colecionadores Funko Pop Brasil.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.
Sem comentários! Seja o primeiro.