Connect with us

Hi, what are you looking for?

Música

Os Novos Baianos se encontram como se fosse a primeira vez

Na última sexta feira, (17), uma banda conhecida nacionalmente lotou o Metropolitan. Entre seu público, pessoas de idades diferentes, pais e filhos, jovens que estavam ali pela primeira vez para assistir aos “Novos Baianos”. E assim, reuniram-se ali Baby do Brasil, Moraes Moreira, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão, para apresentar aos corações eufóricos a turnê ”Acabou Chorare Os Novos Baianos se Encontram”.

“Os Novos Baianos”, que tiveram seu auge nos anos 70 durante o período ditatorial, se reuniram 17 anos depois numa noite com música, poesia e uma calorosa nostalgia. Uma breve apresentação refletida no fundo do palco apresentava cenas da história da banda, que logo foram encerradas pela entrada de um carro, com os letreiro “Novos Baianos” aceso e os cinco integrantes em cima dele. Assim, começava um show inesquecível, aberto pela canção “Anos 70″ e com um cenário bem colorido, digno do espetáculo que estava para acontecer.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Entre os clássicos “Dê um Rolê”, recém regravado pela cantora Pitty e tema principal da novela “Rock Story”, “A Menina Dança”, “Swing de Campo Grande”, “Tinindo Trincando”, “Mistério do Planeta” e outros, a banda, que embora não esteja hoje no ápice de toda a sua potência vocal, consegue fazer um show incrível. Em meio a poesias e canções, a sensação de viajar no tempo entre os ritmos executados pelos músicos é unânime. O cenário, que mudava entre as músicas, também encantava pelo jogo de cores e luzes. Foi lindo ver o colorido do Brasil refletido durante a canção “Brasil Pandeiro”, que colocou o público para sambar.

Baby do Brasil, com seus cabelos roxos, ainda dança, como diz a canção. Dança, canta, brinca, e também grita palavras de adoração a Deus, até mesmo troca a letra, como faz em “Swing de Campo Grande”, causando uma reação cômica da plateia. Pepeu Gomes ainda é um dos melhores guitarristas do mundo, como foi eleito em 1988. O músico toca solos incríveis como em “Mistério do Planeta” e “Acabou Chorare”, inclusive repetindo com Moraes Moreira a música para fazer “melhor”.

Moraes Moreira, que interpreta sozinho algumas canções, mostrou-se bem interativo com o público, que por diversas vezes puxava em coro uma pequena manifestação contra o então presidente da república Michel Temer. O cantor não repetiu esse discurso, mas abriu espaço para que a plateia se manifestasse. Paulinho Boca de Cantor, de todos, era quem mais se entregava vocalmente, cantando sozinho algumas das músicas e surpreendendo com um carisma e presença de palco incríveis.

Advertisement. Scroll to continue reading.

A noite, que parecia não se encerrar, só unificava mais as vozes das pessoas, que cantavam emocionados as músicas da banda, até mesmo ao repetirem as canções que saíram erradas e precisavam ser refeitas, devido a gravação do dvd que estava acontecendo. Os “Novos Baianos” eternizavam ali uma grande noite, memorável, que ficou no cantinho do peito de cada um que olhava, com os olhos brilhando, um dos maiores nomes que já existiu na MPB. E, para quem assistiu pela primeira vez, tenho certeza que não houve sensação mais incrível do que estar diante desses sensacionais artistas que sempre serão lembrados pela história da música brasileira.

Advertisement. Scroll to continue reading.
Written By

Acredita ser uma criação do Projeto Leda enquanto espera o Doutor com a sua Tardis. É apaixonada por cachorros, gosta de acender incensos, observar estátuas e tomar café. Descobriu que tudo é passível de crítica e desconstrói os enredos das mais de cem séries que já viu, para os leitores da Woo Magazine.

18 Comments

18 Comments

  1. fernanda vasconcellos

    20 de março de 2017 at 17:36

    com certeza foi uma noite memorável, queria eu ter o privilegio de poder prestigiar esses fenômenos dos anos 70 bem de pertinho. eu ainda não conhecia a baby do Brasil não que me lembre mais vou já pesquisar sobre ela.

    • Júlia Cruz

      22 de março de 2017 at 22:39

      Foi incrível, Fernanda. Muita emoção. Obrigada pelo seu comentário, beijos.

  2. Carolina Gomes

    20 de março de 2017 at 17:36

    Lindeza de matéria, Ju!!!! Você está arrasando!!! Sou apaixonada pelos Novos Baianos, e fiquei realmente sentida de não poder ir na gravação. Estou aguardando o lançamento desse DVD ansiosamente!

    • Júlia Cruz

      24 de março de 2017 at 12:12

      Que linda você, Carol! Também quero muito o DVD, tô bem ansiosa!

  3. Aparecida Nascimento

    20 de março de 2017 at 17:46

    É lindo de ver como a música brasileira ainda tem qualidade e maestria! Lendo aqui, consegui sentir a emoção do show!

    • Júlia Cruz

      28 de março de 2017 at 21:47

      Ainda bem! A MPB não pode e não deve morrer nunca. Temos que enaltecer o máximo possível. Beijos e obrigada pelo seu comentário.

  4. Marcela Miranda

    20 de março de 2017 at 17:50

    Baby do Brasil está rainha mesmo ein? Cheio de vida, estilosa e divertidíssima: amo! Eu não duvido nada que tenha sido um noite incrível e de grande recordações. São artistas que contribuíram e contribuem muito para o cenário da musica nacional <3 Amei a matéria!

    Beijos!

    • Júlia Cruz

      28 de março de 2017 at 21:48

      Ela é rainha, Marcela! A mulher não para um segundo rs, é incrível poder assistir isso tudo tão de pertinho. Os Novos Baianos marcaram e marcam gerações ainda, não podem ser esquecidos e com certeza não serão. Beijos e obrigada pelo seu comentário.

  5. Vivian

    20 de março de 2017 at 18:21

    Que matéria incrível, admirável o seu conhecimento pela banda em! Não conheço as músicas, pelo menos não por nome, só a que foi regravada pela Pitty mesmo hahaha!

    • Júlia Cruz

      3 de abril de 2017 at 11:25

      Vivian, procura o som deles que vale a pena! Beijos e sucesso.

  6. Leticia Vieira

    20 de março de 2017 at 18:38

    Apesar de não ter vivido no auge da banda, imagino o quão maravilhoso deve ser esse reencontro e como deve ter deixado muita gente feliz.

    • Júlia Cruz

      3 de abril de 2017 at 11:28

      Ah, com certeza, Leticia!

  7. Reh Galvão

    20 de março de 2017 at 18:50

    Amei o seu Post , não conheço a banda ,
    mais parece ser ótima vou escutar algumas musica .
    Bjs

    • Júlia Cruz

      10 de abril de 2017 at 09:39

      Escute sim, Reh. O som é único. Beijos.

  8. Erick Correia

    20 de março de 2017 at 19:13

    Não conhecia a banda, mas me parece ser muito boa. Não sabia que eles tinham regravado essas músicas tbm.

    • Júlia Cruz

      10 de abril de 2017 at 09:40

      A banda está no cenário musical desde o período militar e suas canções são regravadas até hoje. Contribuíram muito pra cultura do país em seu estilo único de fazer música, por isso as regravações costumam se distanciar tanto do som original.

  9. Lucia Gomes Cruz da Silva

    23 de março de 2017 at 23:49

    Conheco a banda, sao muito bons. Pena que nao conseguir ir no show mas pelos comentarios foram incriveis. Parabens pela materia

    • Júlia Cruz

      10 de abril de 2017 at 09:42

      Obrigada, Lucia! Por sorte esse show vai sair em DVD, então você pode assistir quando lançar. Beijos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você também pode ler...

Música

Atração confirmada no Rock in Rio Demi Lovato anunciou hoje (20) mais um show em São Paulo. Ela que está com a turnê HOLY...

Música

O Rock in Rio surgiu em uma época onde o país passava por mudança, a esperança renascia, e soube se modernizar para o mundo...

Música

Artista promove show para doação de fundos para a Unicef David Guetta está se preparando para um show especial em Dubai. A transmissão será...

Música

O Prêmio Multishow 2020 abordará a transformação que a música passou por causa da pandemia A música não para! Esse é o mote do Prêmio...

Advertisement