Connect with us

Hi, what are you looking for?

Geek

Pato Donald: Analisando a Nova Coleção de Carl Barks!

Já era tempo!

Já faz muito tempo que os fãs dos quadrinhos Disney esperavam novamente a publicação das HQ’s daquele que é considerado pela grande maioria dos fãs como o maior roteirista e desenhista das histórias do Pato Donald e Tio Patinhas. Esse ano finalmente pudemos comemorar: Teve início pela Editora Abril a nova coleção que traz as obras do incrível Carl Barks, para alegria dos fãs, que podem se considerar sortudos como o Gastão!

Advertisement. Scroll to continue reading.

Antiga Coleção x Nova Coleção

Quem tem os exemplares da coleção anterior (O Melhor da Disney – As Obras Completas de Carl Barks – 2004, Editora Abril) tem em suas mãos um valioso tesouro, sendo que quanto mais completa a coleção, maior o valor pago pelos colecionadores, porém, percebo que o maior motivo da procura era a impossibilidade de conhecer as histórias desse mestre em uma coleção especial, que fosse além das publicações avulsas que apareciam de vez em quando nos formatinhos mensais Disney. Temos essa chance com a nova coleção, apesar de ser bem diferente da anterior. Eu considero a nova com muitas vantagens em relação à anterior. Justificar minha afirmação? Beleza, vamos lá:

As cores dessa vez são as mesmas da publicação original das histórias, diferente do que aconteceu na coleção anterior, que apresentava nova colorização, mais moderna. Sobre as cores da versão anterior: Não me entendam mal, as cores ficaram incrivelmente lindas, mas, acho importante que tenhamos acesso à obra original, como foi vista pela primeira vez. É um valor histórico, mais do que estético.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Outro ponto para a coleção atual são os textos explicativos, sobre as obras e sobre o autor. São muitas páginas recheadas de matérias que fazem com que admiremos ainda mais cada uma das histórias. Em 2004 havia, sim, uma série de textos explicativos, mas, nessa nova, temos um material muito mais extenso e significativo.

As edições dessa vez vêm sendo lançadas em capa dura. A Editora Abril tem agradado os fãs com a qualidade das novas publicações, várias edições lindas e muito bem elaboradas. Embora a editora esteja de parabéns por essas várias iniciativas, o visual da nova coleção não é mérito dela, no que diz respeito à criação. O que temos aqui é a versão brasileira de algo já lançado lá fora pela Fantagraphics Books em 2013. A edição brasileira foi bem fiel à original, mas, apesar disso, tem uma considerável diferença no tamanho, sendo a edição estrangeira maior.

O que realmente importa: As histórias!

Advertisement. Scroll to continue reading.

Saindo dessa parte mais técnica, para quem conhece Barks, sabe que sua obra é incomparável. Cada história tem uma riqueza de detalhes, uma narrativa que te leva para a aventura junto com os Patos, ansioso para saber o que vai encontrar em cada um dos incríveis lugares para onde ele te levará! No primeiro volume, já temos uma das melhores histórias de Barks, “Perdidos nos Andes”! A dos ovos quadrados! Além dela você encontrará histórias com o irritante primo Ganso Gastão, com um Tio Patinhas ainda atuando como coadjuvante, menos carismático do que o aventureiro pão-duro que conhecemos hoje, e muito mais. Ah, sim, a organização das histórias está sensacional. Dividido por “Aventuras”, “Histórias Curtas” e “Piadas” (que são as HQ’s de uma página só).

Meu(s) Favorito(s)

Pra finalizar, gostaria de dizer que amo muitos personagens de quadrinhos e tenho muitos favoritos! Ficaria até chato citar aqui, de tantos que seriam, mas, uma coisa é certa. Donald certamente está no topo de minha lista, assim como Barks está no topo da minha lista de quadrinistas Disney, então nem preciso falar o quanto eu recomendo essa coleção, né? Já foram lançados dois volumes (Perdidos nos Andes e O Segredo do Castelo) e fico feliz em dizer que ainda tem muitos por vir! Quack!

Advertisement. Scroll to continue reading.

Written By

Tom Dutra é ator e formado em Artes Visuais. Além disso, faz desenhos e tem dificuldades em dizer se é cartunista, quadrinista, desenhista ou ilustrador! É apaixonado por animações e quadrinhos. Coleciona trilhas sonoras de desenhos animados e é comum encontrá-lo na rua cantando essas músicas.

2 Comments

2 Comments

  1. felipe

    31 de março de 2017 at 23:38

    Gostei muito do que li aqui no seu site.Estou estudando o assunto,Mas quero agradecer por que seu texto foi muito valido. Obrigado 🙂

  2. Pingback: Com a ajuda de Huguinho, Zezinho e Luisinho, que conheciam alguma coisa de informática e de patonet (sim, a internet de Patópolis é a patonet), Tio Patinhas entra no ramo do comércio eletrônico – Fantasmas Solitários

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement
Advertisement

Você também pode ler...

Geek

O Artists' Valley na CCXP23 se torna o epicentro dos quadrinhos, experiência única de talento e diversidade artística.

Crítica

“Capitão Astúcia” resgata a infância e inspira novas aventuras Dirigido por Filipe Gontijo e estrelado por Fernando Teixeira e Paulo Verling, “Capitão Astúcia” é...

HQ

Com novas aventuras e histórias, as publicações da Marvel de abril passado prometem agradar tanto os fãs mais antigos quanto aqueles que estão entrando...

Listas

Os quadrinhos de uma turma que atravessa gerações As histórias daquela menina baixinha, gorducha e dentuça, ensinou milhares de brasileiros a gostar de ler....

Advertisement