Novela da Netflix traz luto e parentalidade como foco
A nova produção da Netflix, “Pedaço de Mim” está em TOP 1 nacional e TOP3 Global. O enredo bem como a interpretação merecem destaque. Escrita por angela Chaves e diriigida por Mauricio Farias em 17 capítulos trata de diversos temas , sendo os principais deles: a Parentalidade e o Luto.
A série une elementos desse gênero com o de novelas. Ao mesmo tempo em que traz essência melodramática, também tem roteiro enxuto e reviravolta. Foram 2 anos até encontrar a sinopse certa e os melhores profissionais para realização. A Coluna Tela Plana da Veja Online detalha a produção e os bastidores dela.
O elenco é perfeito, destaque para Juliana Paes que está esplendorosa como Liana e Felip Abib que já desperta repulsa como Oscar desde o primeiro episódio e só piora.
Leia Mais: 10 Séries que Estarão de Volta em 2024 e Já Estamos Ansiosos
Breve Resumo
A história de Liana (Juliana Paes) é forte, intensa, angustiante e comovente. Após 2 perdas gestacionais tenta engravidar por 1 ano sem sucesso. Por decisão própria passa a tomar estimuladores de ovulação e a cada ciclo as esperanças para o seu grande sonho se renovam.
Só que ela não esperava a traição do marido, descoberta após mais uma tentativa. Consequentemente, brigam e ele sai de casa; ela vai pra balada com uma amiga e é abusada pelo irmão da amiga, enquanto estava dopada. Descobre a gravidez de gêmeos e o que era para ser uma conquista se torna um pesadelo!
Após fazer um exame e descobre que ovulou 2 vezes no mesmo ciclo, portanto 1 bebê é do marido outro do abusador.
“Pedaço de Mim” traz luto e parentalidade como temas principais
Com esse início impactante, obviamente a gente espera que a violência sexual seja o grande tema só que não. A parentalidade e o luto são os grande mote da série: todas as personagens de alguma forma estão relacionadas aos 2 temas: relações entre pais e filhos e lutos. Seja o luto por uma doença degenerativa, pela perda de um filho, pelos abortos, pela violência sexual.
Ohando por esse lado o título “Pedaço de Mim” não é ao acaso, se você já teve a oportunidade de ouvir ou ler a letra da música homônima de Chico Buarque vai perceber que a grande dor ali expressa é a saudade pela perda de um filho. Vejamos aqui um pouco das personagens
Leia Também: 11 Clássicos da Música Que Ficaram Associados a Cenas Icônicas do Cinema
Contém spoiler
- Liana (Juliana Paes) se sente dividida pela lembrança da violência e a dor de amar o filho fruto dela; ao mesmo tempo que ama o filho do marido. O diálogo com o marido Tomás (Vladmir Brichta) na cozinha sobre a escolha por amar é curto mas intenso demais. Assim como a percepção física, na amamentação, e emocional que os gêmeos Mateus e Marcos precisam um do outro e dela.
- Sílvia (Paloma Duarte) além de cunhada e ginecologista e obstetra de Liana tem uma relação intensa e ao mesmo tempo suave com seu filho Inácio (Vitor Valle/ Bento Veiga) que tem doença regenartiva ocular. É mãe solo avessa às instituições sociais até se apaixonar.
- Norma (Jussara Freire) é a mãe enlutada de Liana que mesmo 13 anos depois da morte do filho ainda revive os acontecimentos num processo de luto patológico e com isso “esquece” de Liana.
- Tomás (Vladmir Brichta), esposo de Liana, tem uma relação tumultuada com os pais, principalmente o pai, pelas decisões profissionais e diferenças de visão de mundo. Sílvia é uma irmã, amiga e confidente. A única relação familiar amigável que tem.
- Oscar (Felipe Abib ) é o abusador de Liana que se favorece da posição social e financeira do pai para “abafar” as más condutas que tem. Manipulador, vitimista.
- Pedaço de Mim inaugura novela na Netflix
Aceitação internacional de “Pedaço de Mim” conflita com o sucesso em casa
Segundo o Terra Online, os veiculos internacionais não aprovaram o desenvolvimento da trama a partir do abuso sexual.
“Vários temas são explorados em “Pedaço de Mim”, quase demais para acompanhar. Entre eles estão consentimento, agressão sexual, maternidade, paternidade, fraternidade, amizade, e esses são apenas a ponta do iceberg. Desde o primeiro episódio da série até o último, você se perguntará se essa premissa poderia realmente ter prosperado se fosse apenas um filme ou até mesmo uma série de oito episódios, mas, infelizmente, não foi esse o caso”.
The Feast of Legends
“Pedaço de Mim” vai além do entretenimento, ao contrário traz dores e angustias intensos que vão tocar o público de forma profunda. Afinal, todo mundo já perdeu ou foi o amor perdido de alguém e precisou conviver com a dor da perda e a presença da ausência. Assistir pode ajudar a reconstruir os próprios pedaços.
Imagem Destacada: Divulgação/Netflix
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.