Uma porta vitalícia 

O que falar sobre essa galera do Porta dos Fundos” que talvez vocês não saibam? Bom, que é um coletivo de humor criado em 2012 por cinco amigos – Antonio Tabet, Fábio Porchat, Gregorio Duvivier, João Vicente de Castro e Ian SBF – insatisfeitos com a falta de liberdade criativa da TV brasileira. Que, em apenas três anos, o Porta dos Fundos é o quinto maior canal de entretenimento do mundo no YouTube, com mais de 11 milhões de assinantes e 2 bilhões de visualizações. E, que em 2015, o grupo abriu três novas frentes: no teatro, na televisão e no cinema.

Falando em cinema, essa galera doida está começando as gravações do seu primeiro longa-metragem, intitulado “Porta dos Fundos – Contrato Vitalício”, que irá durar aproximadamente 5 semanas. Segundo Fábio Porchat, o argumento para o filme surgiu de um episódio real, no qual ele e o Ian (que se conhecem há 13 anos e fizeram alguns curtas juntos), conversavam e o Ian falou que eles tinham que trabalhar sempre juntos. E pensando que ia ser engraçado um ator assinar um contrato com um diretor, e anos depois, já famoso, ter que fazer o filme dele, o Ian resgatou essa história e o Gabriel Esteves entrou para finalizar o argumento e escrever o roteiro comigo”, explica.

Seguindo essa linha, o filme conta a história de dois amigos, o diretor Miguel (Gregorio Duvivier) e o ator Rodrigo (Fabio Porchat), que recebem o grande prêmio do júri num badalado festival internacional de cinema. Depois de beberem demais, Rodrigo assina um contrato para participar do próximo filme do cineasta. Miguel desaparece e ressurge dez anos depois com uma proposta de fazer um longa delirante. Rodrigo já é famoso e desconfia da sanidade do diretor. Para piorar, percebe que para honrar o contrato será obrigado a fazer um filme que pode destruir não apenas sua carreira, mas sua vida.

O projeto começou a tomar forma há três anos e a trama se passa nos bastidores do mundo do entretenimento que, de acordo com Gregório Duvivier, é algo que conhecem bem e gostam de falar da relação de amizade e trabalho.

Com uma produção do Porta dos Fundos, em coprodução com Telecine Production e Paramount Pictures, o filme tem previsão de estreia para junho de 2016, com distribuição da Downtown Filmes e Paris Filmes. E os planos são bem ambiciosos: “Contrato vitalício” estreará em 900 salas, um dos maiores lançamentos de todos os tempos do cinema nacional.

Agora só nos resta aguardar para ver o resultado dessa tão sonhada empreitada cinematográfica de um bando de artista sedento por quebrar certos paradigmas.

O teaser abaixo foi anunciado dizendo que o filme seria lançado em 2015 mas, como vimos acima, o mesmo acontece somente no meio desse ano. O teaser foi feito para divulgar a produção.

Ficha Técnica

Diretor: Ian SBF
Produtora: Tereza Gonzalez
Roteirista: Fabio Porchat e Gabriel Esteves
Coprodução: Telecine Production e Paramount Pictures
Distribuição: Downtown Filmes e Paris Filmes
Elenco: Fabio Porchat, Gregorio Duvivier, Thati Lopes, Luis Lobianco, João Vicente de Castro, Antônio Tabet (Kibe), Rafael Portugal, Marcos Veras, Júlia Rabello e Totoro.

Por: Rodrigo Zingano