9 de dezembro de 2019

 

Nem tudo funciona como deveria no maravilhoso mundo virtual

“Internet é um sistema global de redes de computadores interligadas que utilizam um conjunto próprio de protocolos (Internet protocolo suite ou TCP/IP) com o propósito de servir progressivamente usuários no mundo inteiro.” (Wikipédia)

Embora nossa coluna publica coisas engraçadas, não deixa de ser um trabalho informativo. Sendo assim, quero iniciar falando de algo sério, para que todos possam entender um pouco melhor sobre como muitas vezes somos afetados sem mesmo perceber.

Depois do advento da internet, em meados da década de 80, uma carreira de possibilidades se abriu para o mundo, provocando avanços grandiosos em diversos setores e mercados. Contudo, o grande boom tecnológico do mundo virtual aconteceu entre os anos 2000 e 2009, com um crescimento considerável de 394 usuários para 1.858 bilhões de pessoas utilizando o meio de comunicação. Mas, como estamos cansados de presenciar em nosso dia a dia, todos os avanços acabam tendo o seu preço, seja ele causado por grandes empresas ou pela própria sociedade.

O que deveria ter sido usado para engrandecer o mundo e fazer surgir ideias que pudessem ultrapassar barreiras, foi usado também para o lado negativo. Um grande problema é a poderosa existência dos spams (Sending and Posting Advertisement in Mass) e vírus que invadem o famigerado “World Wide Web” e, na melhor das hipóteses, tomam o seu tempo fazendo-o deletar diferentes tipos de e-mails. Entretanto, em outros casos, você o abre e percebe que colaborou para disseminação daquele, ou o mesmo acaba invadindo sua maquina e destrói, não só o aparelho como também arquivos importantes de vida pessoal e profissional. Funcionando como um vírus, extremamente contagioso, além de causar um mal direto a você, o software malicioso é capaz de fazer cópias de si mesmo para tentar se espalhar para outros computadores. Assim, você passa a enviar e-mails para pessoas de sua lista e outras que você nem conhece.  É o mais engraçado é que até você mesmo acaba recebendo um e-mail seu (Vai dizer que isso nunca aconteceu?!). Como proceder nesse caso? Fazer atenção a sua caixa de e-mail; notícias que lê e envia para um amigo sem ao menos conferir; pen drives e, principalmente, o que sai na bendita REDE SOCIAL.  

O ato de sair curtindo post, compartilhando e/ou reenviando e-mails que nem conheça a procedência é um grave erro que, nos dias atuais, assola a internet. Pesquise um pouco (olha o Google aí para isso) e descubra a veracidade daquilo, a internet é legal, mas já “matou” muita gente.

Fatos esses se dão por mentiras que se transformam em virais facilmente. Viral, marketing viral ou publicidade viral (formas de explorar as redes sociais para produzir aumentos exponenciais em conhecimento de marca), quando usada corretamente, pode gerar um grande aumento na receita financeira da empresa ou profissional. Todavia, é mais utilizado por pessoas que querem “brincar” com assuntos que deveriam ser tomados como importantes.

Para provar essa teoria, nossa coluna decidiu fazer uma relação das mentiras mais contadas e usadas para se transformar em virais na internet.

09 – Imagens Fofas ou sofridas

09193131182717

Imagens assim, toda semana, atinge os mais altos feeds de noticias na internet. Pessoas sofrendo, passando por dificuldades, tocam o lado emocional das pessoas e muitos saem curtindo sem ao menos investigar. Algumas bem famosas são as fotos de crianças em hospitais. Em muitas delas, os responsáveis dizem que a rede social vai doar um valor x para cada curtida e algo maior para compartilhamentos. O que, na verdade, é uma grande mentira que utiliza de imagens alheias para causar o impacto desejado. – Na imagem acima, em questão, embora não seja montagem, trata-se de um ensaio fotográfico com um garoto chamado de Ibrahim. Ele é sobrinho do fotografo árabe Abdel Aziz Al-Atibi, desenvolvedor de um projeto artístico para demonstrar os horrores da guerra. Após a viralização do conteúdo, o rapaz revelou novos ângulos para demonstrar que se tratava apenas de um ensaio fotográfico.

08 – Monstros saem para jantar!

Monstros

Que monstros existem, existem. Eu acredito! =)
Sempre, principalmente, no Facebook, somos surpreendidos por imagens de um monstro que foi encontrado morto ou vivo em alguma parte do mundo. Desde sereias a fadas, todas as semanas, uma montagem nova torna-se viral nas redes.

07 – Fotografia antes da morte

09190213767678

Também povoam a internet supostas fotos tiradas antes da pessoa morrer. Uma que ficou bastante famosa foi a “Tourist Guy”, que mostrava  a imagem de um turista na Torre Gêmea, segundos antes dela ser atingida por um dos aviões.

06 – Catástrofes “naturais”

Catastrofes

Muitos filmes de catástrofes mostram o que poderiam acontecer com o mundo em determinadas situações. Contudo, exageram muito para atrair a atenção do público. Seguindo essa premissa, algumas postagens na rede fazem o mesmo e surgem montagens de todos os tipos.

05 – Outra publicidade marcante?!

09190119993675

Não é de hoje que falsas publicidades são geradas na internet. Muita das vezes, são criadas por empresas rivais ou pessoas que, simplesmente, não simpatizam com determinadas marcas. A imagem em questão não trata-se de uma rivalidade, nem mesmo uma encomenda, e sim um trabalho feito pela agência texana The Richards Group. Na montagem vemos vários ditadores e conquistadores, seguidos por uma imagem do refrigerante mais famoso do mundo e um frase com os seguintes dizeres:  “Apenas um [Coca-Cola] realizou uma campanha que conquistou o mundo”.

04 – Já saiu o trailer ou é mais um Fan Made?

Muitos podem se perguntar por qual motivo essa “mentira” estaria aqui e/ou em quatro lugar. Isso acontece pelo simples fato de ser uma noticia falsa muito bem trabalhada. Além de enganar diferentes pessoas que realmente pensam que os filmes já estão sendo produzidos, a mentira toma um tempo danado para ser finalizada. São horas/dias reunindo pequenos trechos de outros filmes, séries ou jogos, para criar através da edição o trailer perfeito.  No caso do vídeo acima, o filme aconteceu e já até estreiou. Mas, o trailer em questão foi publicado em dezembro de 2012, anos antes do teaser oficial de “Star Wars VII” sair no mercado. Para o trabalho o criador, entitulado “Mr88668866“, utilizou partes de filmes, trailers e jogos relacionados a seguir: Serenity (2005); Star Trek (2009); Star Wars: The Force Unleashed 2 (201); Star Wars: The Old Republic (2011) e Star Trek into Darkness (2013).

03 – Curas Milagrosas e naturais

Não é mentira que todos querem a cura para diferentes tipos de doenças. Embora muitas estejam perto de acontecer, ainda não existem provas concretas ou remédios que possam curar determinadas doenças do dia para noite. Mesmo assim, tem pessoas que insistem em dizer que combinações naturais podem eliminar a doença do organismo. Contudo, isso é uma falsa verdade para conseguir compartilhamentos nas redes sociais. O problema é que determinadas pessoas acabam testando e, em alguns casos, fazendo mal para elas. Separamos algumas que já foram usadas:

  • Limão + bicarbonato = Cura do câncer
  • Água de quiabo = Cura Diabetes
  • Óleo de Cannabis = Cura Câncer
  • Água Oxigenada = Clareia os dentes
  • Semente de linhaça = Cura do Lupus
  • Água de arroz = Cura Acne

02 – Doenças marcantes

Bald for bieber

Outra “pegadinha” sem graça é o fato de anunciarem que determinado artistas está com alguma doença séria. O fato é seguido de um pedido de orações ou, na pior das hipóteses, de um ato de identificação. A brincadeira de mau gosto, na qual a foto se refere, trata-se de um boato que aconteceu em 2012. Os autores foram responsáveis por alterar dados oficiais em sites, incluindo o Wikipédia, e espalhar a notícia de que o astro teen Justin Bieber estava com câncer. Uma imagem dele careca começou a circular, incentivando que os fãs ficassem carecas em solidariedade ao astro. Resultado, vários “Beliebers” rasparam o cabelo e postaram suas fotos seguida do # BaldforBieber (Careca por Bieber). Entretanto, a imagem foi tirada em 2011, quando o artista participava de um programa americano e topou usar uma careca falsa.

01 – Morreu mais um hoje?!

hj_nao

Publicações falsas no Twitter, Facebook, Instagram e outras redes sociais “matam” mais gente diariamente do que alguns acontecimentos. A culpa não é das empresas em si, claro, mas sim de determinados usuários que abusam do uso do mecanismo para “curtir” onda com a cara de outras pessoas. Fãs, amigos e, principalmente, familiares já foram surpreendidos com esses virais. Existem alguns casos que tentaram falar com o “falecido” durante um determinado tempo e não conseguiram, causando mal a pessoa. No mundo inteiro, todos os dias, morre algum artista ou pessoa de influência. Separamos alguns casos curiosos:

Lula – O Ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, teve sua morte anunciada em um post patrocinado no Facebook. O post continha o nome do famoso site R7 (da rede Record). O próprio acabou notificando e, pelo visto, o R7 também. O anúncio foi retirado pela rede social do ar.

images-cms-image-000418097

Jefferson Barbosa – O simpático e sorridente responsável pelo slogan “Para nossa alegria”, no qual canta com a família em um video de sucesso no Youtube, teve sua morte confirmada e divulgada por vários sites em todo Brasil. Graças a Deus Jefferson está vivo e ainda teve o prazer de trabalhar com a belíssima Jéssica Alba em um comercial do CCAA.

Silvio Santos – O famoso apresentador e dono do SBT, já teve sua morte anunciada mais 20 vezes desde 2008. Em um dos casos, um falso email se apropriou da marca da G1 (Globo) para disseminar algo irreal.

Nicolas Cage – O famoso ator internacional já morreu cinco vezes, praticando Snowboard. Mas, felizmente, Cage está vivíssimo gravando seu próximo filme duvidoso no que se refere a qualidade.

Eddie Murphy – Outro ator internacional que já morreu diversas vezes. Nesse caso, Murphy é considerado uma das grandes vítimas dos usuários do Twitter, tendo partido dessa para melhor dezenas de vezes.

Pelé – O rei do futebol teve sua morte anunciada algumas vezes. Mas, talvez, a mais comentada foi por uma postagem através do twitter da  rede de noticias internacional New Day. A empresa se desculpou posteriormente.

o-TWEET-DA-FALSA-MORTE-DE-PEL-570

Dwayne Johnson – Ator conhecido por “Velozes e Furiosos 5 e 6”, “Hércules” e vários outros filmes, teve sua morte anunciada quando, supostamente, teria caído de um penhasco na Nova Zelândia. Entretanto, o divertido ator, mandou um recado no twitter para o causador do viral: “Gostaria de encontrar a pessoa que está começando os rumores sobre minha morte – e mostrar como é levar um pé de morto na bunda”. 

Outros que já tiveram suas mortes anunciadas foram: Morgan Freeman, Harrison Ford, Annita, Drica Moraes, MC Guimê, Galvão Bueno, Rodrigo Faro, Alexandre Frota e vários outros. A lista é longa e tende a crescer se depender do povo que não lê a noticia antes de curtir e/ou compartilhar.

Fique atento na internet, ela realmente pode te servir em mais coisas que você imagina. contudo, divulgar noticia falsa não é uma delas. Afinal, você não é bobo. Ou é?! =)

tumblr_liygoqd0w61qe5blw

Daniel Gravelli é um brazuca que parle français e roda uns filmes por aí. Apaixonado pelo universo da escrita, tem um caso com o teatro e morre de amores pelo cinema. Fotógrafo e crítico nas horas vagas, gosta de cozinhar, apreciar um bom vinho e trocar ideias interessantes.

Show Full Content

About Author View Posts

Avatar
Daniel Gravelli

Daniel Gravelli é um brazuca que parle français e roda uns filmes por aí. Apaixonado pelos universos da escrita e da atuação, tem um caso com o teatro e morre de amores pelo cinema. Fotógrafo e crítico nas horas vagas, gosta de cozinhar, apreciar um bom vinho e trocar ideias interessantes.

Previous No Escurinho: Filmes com lançamento para o dia 21 de Janeiro
Next Pelos fundos do cinema

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

NEXT STORY

Close

O que você pode aprender com a Apple e aplicar na sua carreira?

27 de março de 2017
Close