Pessoas que leem mais, comprovadamente vivem mais.

Esse foi o resultado de uma pesquisa realizada pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos, publicada recentemente na Revista Exame. O estudo, feito com mais de 3 mil adultos de diferentes idades, revelou que apenas 30 minutos de leitura por dia já é o suficiente para aumentar o tempo de vida das pessoas que cultivam esse hábito. É uma conclusão bastante interessante, não é mesmo?!

Pensando nessa pesquisa, ficamos curiosos em saber: E se ela tivesse sido feita com você? Já parou pra pensar em que grupo você se encaixaria? No dos amantes da leitura ou no dos que não leem? Bom, se estiver no primeiro, aconselhamos a seguir adiante. Porque afinal, ler não faz mal, né?! Pelo contrário, só vemos bons frutos nessa prática. Mas se você não é muito ligado à sopa de letrinhas, talvez essa seja a hora de repensar o assunto.

Para dar uma chance de você ponderar uma possível troca de lado, hoje resolvemos dar um empurrãozinho. Por isso, vamos apresentar essa semana uma lista com alguns benefícios que a leitura traz. Isso pode significar uma melhora considerável na sua qualidade vida e de quebra, alguns anos a mais.

Então vamos lá:

1. Reduz o stress

Alguns minutos de leitura por dia pode ser bastante terapêutico. Muitas vezes é mais eficiente que ouvir música, ir ao cinema ou até caminhar. E em momentos de dificuldades na vida, ler sobre algo nesse tema pode induzir a viver a luta do personagem e trazer essa mesma força para conquistar a vitória em seus próprios dilemas da vida real.

2. Previne Alzheimer e Demência

Quem lê exercita o cérebro, trabalha a memória e cria espaço para novas sinapses e novas informações para serem guardadas. E esse trabalho traz um importante benefício a longo prazo: a prevenção de doenças como Alzheimer e Demência.

3. Mente sã em corpo são

Cientificamente os leitores são considerados os melhores alunos em academias. O compromisso com o desempenho e com regularidade de atividades físicas é muito maior.

4. Humano mais humano

Um outro estudo constatou que, quem lê regularmente tem três vezes mais chance de exercer alguma função de caridade. A leitura comprovadamente faz você ter uma sensibilidade maior com os problemas pessoas que nos rodeiam. Essa acaba se tornando uma prática no dia a dia.

5. Melhora o sono 

Não leve para a cama tablets, notebooks ou celulares na hora de dormir. Isso vai te despertar e tirar seu sono. Ler algumas páginas de um livro é infinitamente melhor. Traz calma e a noite dormida será bem mais tranquila.

6. Melhora empatia

O envolvimento com personagens de livros e seus desafios, traz uma certa identificação do leitor com o heroi da história. Ele acaba desenvolvendo uma sensibilidade aos esforços de outras pessoas e fica mais disponível para ajudar ao próximo

7. Mais cultura e menos preconceito

Todo livro nos ensina muito. Mesmo dentro de um gênero de Fantasia, por exemplo, a gente aprende sobre novos lugares, novas culturas, novos hábitos. A leitura desperta uma aceitação maior pelo outro, desperta o respeito e o amor pelo próximo.

8. Enriquece o vocabulário

Quanto mais lemos, mais rico se torna o nosso vocabulário. E se esse hábito é incentivado desde a infância, melhor ainda. Com certeza, com a leitura, a quantidade de palavras que vamos aprender e armazenar será bem maior.

9. Melhora a escrita

Não existe bom escritor que não seja um bom amante da leitura. Seguindo o mesmo princípio do item acima, quem lê mais enriquece o vocabulário. Como consequência, a escrita fica muito melhor. As palavras simplesmente escorrem pelos dedos formando frases e textos bem trabalhados e bem elaborados. E quanto mais a escrita é exercitada, melhor fica o texto.

10. Romance e atividade cerebral

Romances transportam para experiências de outras pessoas e a imersão tem resultados biológicos. O romance melhora a atividade cerebral por dias.