De volta às histórias de chegada na América, começamos “Lemon Scented You” com uma bela animação sobre a vinda para o continente durante a Era Glacial. O prelúdio serve para nos lembrar o pior pesadelo de deuses como Wednesday: o desaparecimento.
De volta a Shadow e Laura, o reencontro do casal é pontuado pela já esperada discussão sobre a moça e Robbie. Enquanto ela está disposta a um novo recomeço, ele não sente o mesmo. Num determinado momento, os dois se beijam e o coração de Laura chega a bater por um segundo. Apesar de todas as tentativas da falecida esposa, Shadow deixa claro que não vai lhe dar uma segunda chance.
Wednesday bate a porta de Shadow e o convida para ir a um bar. Sem querer deixar Laura sozinha, ele recusa com a mesma insistência que o chefe o chama. Não demora, porém, para que uma viatura de polícia chegue e os dois sejam levados, pelo assalto ao banco. Pela janela do quarto, Laura vê a luz de Shadow se afastando, mas não percebe o que está realmente acontecendo.
O episódio corta para um encontro entre Media e Techinical Boy. Agora transfigurada em David Bowie, ela cita uma divindade chamada Mr. World, que obrigada Techinical Boy a se desculpar com Wednesday e Shadow. O deus mais jovem não concorda de primeira, mas é convencido por Media.
Na delegacia, Shadow e Wednesday são interrogados. O primeiro não responde nada e pede por um advogado. O segundo primeiro se finge de senil, mas muda de tática e conta para o policial todos os detalhes rocambolescos da sua jornada – chegando a citar Anansi, o Mr. Nancy.
O interrogatório de Shadow continua, e a policial revela que os dois foram delatados por alguém que não só passou seus nomes e descrições, como deu as coordenadas exatas de sua localização. Ela pede a Shadow informações a respeito de possíveis inimigos de Wednesday.
No hotel, Laura é encontrada por Mad Sweeney, que a ameaça para ter a moeda de volta. Com sua nova força adquirida, ela dá uma surra no leprechaun e se recusa a devolver o objeto. Sweeney acaba lhe contando que fora contratado por Wednesday para arrumar briga no bar com Shadow, e assim testá-lo. Ele insiste que o deus não é confiável. O leprechaun tenta afogar Laura na banheira, mas a polícia chega na hora e o prende, enquanto ela se finge de morta.
Na delegacia, Shadow e Wednesday são postos na mesma sala. O chefe já se prepara para fugir, e alega que tem um deus por trás da captura da dupla. Shadow o impede, e percebe que existe outra entidade que apavora Wednesday.
Os dois são surpreendidos pela chegada de Media – agora como Marlyn Monroe – e o motivo de pânico de Wednesday: Mr. World (Crispin Glover). O novo deus demonstra habilidades semelhantes a Media e Techinical Boy – que também se junta ao encontro. Impelido por Mr. World, ele pede desculpas a dupla.
É então revelado o verdadeiro motivo da visita. Mr. World propõe a Wednesday uma parceria, somada a uma “renovação de marca”. Se o outro esquecer o plano de guerra, pode ter a chance de voltar a ser popular como era antes.
Wednesday recusa. “Vocês apenas preenchem o tempo deles (pessoas). Nós lhe damos um sentido”, afirma. Techinical Boy perde a paciência e insiste com Mr. World que se livre de Wednesday naquele momento. World o pune pelo comentário, reforçando a superioridade de Wednesday em relação ao outro.
O trio vai embora, mas deixa a delegacia completamente destruída e os policiais mortos. Shadow e o chefe fogem, e o guarda-costas é atacado por uma árvore semelhante a do sonho no primeiro episódio, que brota dentro do prédio. Enquanto os dois escapam, Mad Sweeney chega na mesma delegacia, capturado pela polícia. Quais os oficiais que o prenderam são mortos dentro do prédio, o leprechaun aproveita e escapa.
No fim do episódio, temos uma última fuga: a de Laura do necrotério.
O quinto capítulo retorna a estrutura dos primeiros 3 episódios. Embora seja o primeiro da temporada a não ser escrito pela dupla de showrunners Bryan Fuller e Michael Green, o ritmo e atmosfera permanece.
“Lemon Scented You”, é pautado no conflito entre os personagens: Shadow e Laura, Media e Techinical Boy, Laura e Mad Sweeney, Wednesday e Mr. World… são todos diálogos de convencimento. Não por acaso, pois o recém-chegado Mr. World é a representação clara do mundo neoliberal em que vivemos.
Embora não tenham o mesmo charme que os antigos, os novos deuses conseguiram mostrar outras facetas, como a submissão de Techinical Boy aos companheiros. A escolha de representar Media através de figuras icônicas da cultura pop se prova mais do que acertada. O tom caricato usado por Gillian Anderson torna sua personagem assustadora e carismática, como deveria ser. O trio de jovens divindades funciona muito bem como um todo, e a chegada de Glover só tem a acrescentar.
Novamente, é possível traçar paralelos não tão óbvios entre as narrativas de Ibis e os personagens principais. Assim, como Wednesday, Laura agora teme a passagem do tempo mais do que nunca. Suas motivações, porém, não são simplesmente o medo humano da finitude. Como Sweeney deixa claro para a moça, seu corpo em decomposição tem os dias contados. A viúva de Shadow precisará correr contra o relógio para cumprir seus objetivos.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.