Connect with us

Hi, what are you looking for?

Séries/TV

Recap: American Gods (Episódio 5)

De volta às histórias de chegada na América, começamos “Lemon Scented You” com uma bela animação sobre a vinda para o continente durante a Era Glacial. O prelúdio serve para nos lembrar o pior pesadelo de deuses como Wednesday: o desaparecimento.

De volta a Shadow e Laura, o reencontro do casal é pontuado pela já esperada discussão sobre a moça e Robbie. Enquanto ela está disposta a um novo recomeço, ele não sente o mesmo. Num determinado momento, os dois se beijam e o coração de Laura chega a bater por um segundo. Apesar de todas as tentativas da falecida esposa, Shadow deixa claro que não vai lhe dar uma segunda chance.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Wednesday bate a porta de Shadow e o convida para ir a um bar. Sem querer deixar Laura sozinha, ele recusa com a mesma insistência que o chefe o chama. Não demora, porém, para que uma viatura de polícia chegue e os dois sejam levados, pelo assalto ao banco. Pela janela do quarto, Laura vê a luz de Shadow se afastando, mas não percebe o que está realmente acontecendo.

O episódio corta para um encontro entre Media e Techinical Boy. Agora transfigurada em David Bowie, ela cita uma divindade chamada Mr. World, que obrigada Techinical Boy a se desculpar com Wednesday e Shadow. O deus mais jovem não concorda de primeira, mas é convencido por Media.

Na delegacia, Shadow e Wednesday são interrogados. O primeiro não responde nada e pede por um advogado. O segundo primeiro se finge de senil, mas muda de tática e conta para o policial todos os detalhes rocambolescos da sua jornada – chegando a citar Anansi, o Mr. Nancy.

Advertisement. Scroll to continue reading.

O interrogatório de Shadow continua, e a policial revela que os dois foram delatados por alguém que não só passou seus nomes e descrições, como deu as coordenadas exatas de sua localização. Ela pede a Shadow informações a respeito de possíveis inimigos de Wednesday.

No hotel, Laura é encontrada por Mad Sweeney, que a ameaça para ter a moeda de volta. Com sua nova força adquirida, ela dá uma surra no leprechaun e se recusa a devolver o objeto. Sweeney acaba lhe contando que fora contratado por Wednesday para arrumar briga no bar com Shadow, e assim testá-lo. Ele insiste que o deus não é confiável. O leprechaun tenta afogar Laura na banheira, mas a polícia chega na hora e o prende, enquanto ela se finge de morta.

Na delegacia, Shadow e Wednesday são postos na mesma sala. O chefe já se prepara para fugir, e alega que tem um deus por trás da captura da dupla. Shadow o impede, e percebe que existe outra entidade que apavora Wednesday.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Os dois são surpreendidos pela chegada de Media – agora como Marlyn Monroe – e o motivo de pânico de Wednesday: Mr. World (Crispin Glover). O novo deus demonstra habilidades semelhantes a Media e Techinical Boy – que também se junta ao encontro. Impelido por Mr. World, ele pede desculpas a dupla.

É então revelado o verdadeiro motivo da visita. Mr. World propõe a Wednesday uma parceria, somada a uma “renovação de marca”. Se o outro esquecer o plano de guerra, pode ter a chance de voltar a ser popular como era antes.

Wednesday recusa. “Vocês apenas preenchem o tempo deles (pessoas). Nós lhe damos um sentido”, afirma. Techinical Boy perde a paciência e insiste com Mr. World que se livre de Wednesday naquele momento. World o pune pelo comentário, reforçando a superioridade de Wednesday em relação ao outro.

Advertisement. Scroll to continue reading.

O trio vai embora, mas deixa a delegacia completamente destruída e os policiais mortos. Shadow e o chefe fogem, e o guarda-costas é atacado por uma árvore semelhante a do sonho no primeiro episódio, que brota dentro do prédio. Enquanto os dois escapam, Mad Sweeney chega na mesma delegacia, capturado pela polícia. Quais os oficiais que o prenderam são mortos dentro do prédio, o leprechaun aproveita e escapa.

No fim do episódio, temos uma última fuga: a de Laura do necrotério.

O quinto capítulo retorna a estrutura dos primeiros 3 episódios. Embora seja o primeiro da temporada a não ser escrito pela dupla de showrunners Bryan Fuller e Michael Green, o ritmo e atmosfera permanece.

Advertisement. Scroll to continue reading.

“Lemon Scented You”, é pautado no conflito entre os personagens: Shadow e Laura, Media e Techinical Boy, Laura e Mad Sweeney, Wednesday e Mr. World… são todos diálogos de convencimento. Não por acaso, pois o recém-chegado Mr. World é a representação clara do mundo neoliberal em que vivemos.

Embora não tenham o mesmo charme que os antigos, os novos deuses conseguiram mostrar outras facetas, como a submissão de Techinical Boy aos companheiros. A escolha de representar Media através de figuras icônicas da cultura pop se prova mais do que acertada. O tom caricato usado por Gillian Anderson torna sua personagem assustadora e carismática, como deveria ser. O trio de jovens divindades funciona muito bem como um todo, e a chegada de Glover só tem a acrescentar.

Novamente, é possível traçar paralelos não tão óbvios entre as narrativas de Ibis e os personagens principais. Assim, como Wednesday, Laura agora teme a passagem do tempo mais do que nunca. Suas motivações, porém, não são simplesmente o medo humano da finitude. Como Sweeney deixa claro para a moça, seu corpo em decomposição tem os dias contados. A viúva de Shadow precisará correr contra o relógio para cumprir seus objetivos.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Written By

Sua formação é em cinema, e os interesses incluem televisão e quadrinhos. Nas horas vagas, faz tirinhas.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você também pode ler...

Séries/TV

Os fãs de “Sandman” já podem ficar ansiosos. A série da Netflix chegará à plataforma no próximo dia 5 de agosto. E o anúncio...

Séries/TV

De acordo com site Deadline, a Amazon encomendou uma adaptação para série do romance de fantasia de Neil Gaiman, “Anansi Boys“. O autor, que...

Séries/TV

Michael Sheen e David Tennant estão retornando para uma segunda temporada do drama de fantasia da Amazon, “Good Omens“. A streamer pediu uma segunda...

Séries/TV

Cenas da produção da série “The Sandman” são apresentadas pelo próprio Neil Gaiman Neil Gaiman, faz um passeio direcionado aos fãs pelo set de...

Advertisement