Connect with us

Hi, what are you looking for?

Geek

Uma das maiores e melhores HQs Disney: O Mistério dos Signos

Hoje, falaremos sobre uma grande aventura Disney em quadrinhos, uma das maiores já publicadas! Quando criada, ela tinha realmente essa proposta: ser a mais longa história Disney já editada, o que não era uma tarefa tão simples como alguns podem pensar… Ela teria que superar antecessoras de peso como, por exemplo, a biografia de Tio Patinhas idealizada pelo americano Don Rosa. Os italianos conseguiram isso e o público acompanhou “O Mistério dos Signos” em uma HQ com mais de trezentas páginas dividida em 12 episódios que foram publicadas no gibi semanal Topolino e sim, foi a maior aventura Disney em quadrinhos até então, tendo esse recorde superado mais tarde por outra saga italiana (“Era Uma Vez na América”).

Coube ao roteirista Bruno Sarda idealizar uma história envolvendo os principais personagens de Patópolis em uma aventura grandiosa, com muita ação, mistério, suspense e também comédia, afinal, quando se trata de Disney você vai querer dar umas boas risadas em alguns momentos, não é mesmo? Os desenhos ficaram por conta do excelente Massimo de Vita, considerado um dos melhores cartunistas de sua geração. Ele contou com a ajuda de Franco Valussi, artista que mais se aproximava de seu traço na época em que a saga foi produzida.

Tudo começa quando Mickey e Pateta em uma viagem no tempo (é, as coisas já começam agitadas nessa saga) descobrem a existência da Pedra Zodiacal, artefato que, segundo o Professor Zodiacus, possui poderes extraordinários, dando ao seu dono a capacidade de conhecer o futuro próximo! A Pedra é formada por doze peças e só tem seu poder revelado quando todas elas estão juntas. Mickey e Pateta saem então em busca das doze peças que estão espalhadas pelo mundo, com os herdeiros dos que receberam as peças diretamente do Professor Zodiacus, para que com elas transmitissem o interesse e o respeito pela astrologia.

Advertisement. Scroll to continue reading.

As coisas ficam mais interessantes quando se unem na busca pelas peças do pato mais rico do mundo, Tio Patinhas, Donald e seus sobrinhos, e a partir daí é uma surpresa atrás da outra. Mickey, Pateta e professor Zapotec querem encontrar a peça por seu valor histórico. Tio Patinhas obviamente pensa nos lucros que poderá ter com esse artefato em suas mãos. Eles acabam conseguindo entrar em um acordo, mas não são os únicos que estão na busca pela Pedra Zodiacal, Bafo é um dos primeiros a descobrir sua existência, e fará de tudo para atrapalhar a missão da “turminha do bem” e ter essa raridade em suas mãos.

Uma das melhores características dessa história é justamente a interação entre tantos personagens Disney em uma única saga. Mickey, Donald, Tio Patinhas, Bafo, Mancha Negra, Vovó Donalda, Gansolino, Huguinho, Zezinho, Luisinho, Maga Patalójika e até o Super Pato, alter ego de Donald, estão juntos nessa aventura épica! A saga já foi publicada em uma edição especial aqui no Brasil nos anos 90, dividida em três volumes (formatinho e lombada quadrada). Em 2013, foi a vez de ganhar sua versão em capa dura, cheia de matérias sobre o interesse pela astrologia, curiosidades, detalhes sobre a produção da obra e breves biografias dos artistas que deram vida à saga.

A história, apesar de ter a astrologia como pano de fundo, não exige conhecimento do leitor sobre o assunto. Quem gosta, achará muito divertido ver algumas referências de cada signo inserida na trama, às vezes diretamente, às vezes de forma mais subliminar, mas independente disso, o que prende o leitor de verdade é a aventura em si. As trapalhadas do Pateta, a astúcia do Mickey e até a sorte do Gastão (ô carinha chato, haha!) fazem com que cada personagem ocupe seu lugar na trama de maneira natural, não apenas para ser mais um presente ali, mas parecendo que foi escolhido pelo próprio destino para fazer dessa que é uma das mais incríveis aventuras Disney já produzidas. Assim, “O Mistério dos Signos” conseguiu não apenas estar entre as maiores, mas também entre as melhores!

Advertisement. Scroll to continue reading.
Written By

Tom Dutra é ator e formado em Artes Visuais. Além disso, faz desenhos e tem dificuldades em dizer se é cartunista, quadrinista, desenhista ou ilustrador! É apaixonado por animações e quadrinhos. Coleciona trilhas sonoras de desenhos animados e é comum encontrá-lo na rua cantando essas músicas.

1 Comment

1 Comment

  1. Sávio Christi

    21 de fevereiro de 2020 at 10:31

    Já tinha lido sobre essa saga, mas não li a história em si ainda! Darei um jeito de conferi-la e analisá-la, ainda mais que sempre gostei bastante das interações e entrosamentos entre os personagens Mickey Mouse, Pato Donald, Pateta e Tio Patinhas!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você também pode ler...

Geek

“Os fantasmas vão se encontrar à meia noite ao luar, e o pior vem na escuridão sem cabeça e sem coração…” Para quem não...

Geek

A dica de hoje está disponível na plataforma digital Social Comics! A Editora Abril faz a alegria dos fãs trazendo uma das mais aguardadas...

Geek

Estreou esse mês a nova série do camundongo mais querido do mundo. Mickey Mouse chega em mais uma produção infantil, anos após a antecessora...

Geek

Já era tempo! Já faz muito tempo que os fãs dos quadrinhos Disney esperavam novamente a publicação das HQ’s daquele que é considerado pela...

Advertisement