Connect with us

Hi, what are you looking for?

Séries/TV

Recap: American Gods (Episódio 8 – Season Finale)

É impossível falar de deuses (e mitologia) sem falar da Tragédia Grega, ao menos no caso da cultura ocidental. “American Gods” fugiu de um caminho fácil e deixou a questão para seu fim de temporada, no episódio “Come to Jesus”.

Sem perder o costume, o capítulo começa com mais uma história. Dessa vez, narrada por Anansi, e tendo como protagonista uma divindade: Bilquis.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Vemos a jornada da deusa da fertilidade desde o início dos tempos até a atualidade, e como “homens furiosos” tentaram domá-la, sem sucesso. Se adaptando, Bilquis chega nos EUA e aqui encontra um mundo ainda mais hostil, onde os seus dons – os mesmos de toda mulher – de renascimento e criação são enfim oprimidos. É nesse contexto que vemos a deusa fazer uma aliança com Technical Boy e passar para o lado das novas divindades.

A moral da história, segundo Anansi, é que Wednesday precisa de uma de “rainha”. O deus parece de fato estar em vias de procurar uma, já que vai até o colega alfaiate em busca de ternos.

Enquanto Anansi prepara os trajes para Wednesday e Shadow, o guarda-costas – furioso com a morte de Vulcan – perde a paciência com o chefe. Wednesday, como de costume, consegue convencê-lo de que só está confuso.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Shadow novamente sonha com o pomar de ossos do primeiro capítulo, com direito a árvore e ao touro de olhos flamejantes. O sonho, porém, logo fica para trás, pois a dupla segue para Kentucky com os novos trajes de gala confeccionamos pelo deus aranha.

Se trata de mais uma das visitas de Wednesday. A divindade da vez é Ostara (Kristin Chenoweth), também conhecida no mundo cristão como Páscoa. Como Wednesday pontua, a deusa agora divide sua celebração – o primeiro dia de primavera – com os vários tipos de Jesus. Quando a dupla a encontra, Ostara celebra sua data na compania de todas as variedades do Filho de Deus.

Ao contrário das outras vezes, Shadow fica extremamente à vontade com a deusa. O clima descontraído logo some quando Wednesday acusa Jesus de roubar de Ostara seus fiéis. Wednesday mente que Vulcan fora assassinato pelo grupo de Mr. World, e a deusa parece ficar dividida.

Advertisement. Scroll to continue reading.

No episódio “Em algum lugar da América”, Bilquis tem um breve encontro com Techinical Boy. O deus a elogia por seu trabalho, mas então muda de tom e diz que Bilquis está em dívida com ele, e precisa prestar mais um serviço.

De volta a Kentucky, Wednesday insiste com Ostara que sua situação é pior do que parece, pois já não recebe pedidos e orações. A solução, segundo ele, é fazer a humanidade passar fome.

A conversa é interrompida com a chegada de Laura e Mad Sweeney. Ostara abandona Wednesday para receber a dupla. A falecida já está em estado avançado de putrefação. Sweeney insiste com Ostara que ajude Laura. A deusa concorda, mas ao descobrir a causa da morte da moça, diz que não pode fazer nada. Laura não morrera em condições normais, mas sim, por intervenção divina.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Chocada, Laura mais uma vez usa da sua força avantajada para arrancar informação de Sweeney. O leprechaun lhe revela que o responsável por sua morte é ninguém menos que Wednesday. Não só sua morte, mas até a prisão de Shadow foram provocados pelo deus. “Shadow é o cara por acaso” diz Sweeney. Wednesday moldara a trajetória do casal para o ex-detento não possuísse mais nada, e acabasse se juntando a ele.

Nesse ponto, Ostara recepciona outro convidado: Media, acompanhada de capangas sem rosto. Ela sabe que Wednesday está na festa e pergunta Ostara sobre seus planos e sua lealdade aos novos deuses. Ostara admite se sentir mal-representada. Media afirma que a deusa só se manteve relevante por ter sido repaginada.

Wednesday e Shadow se juntam as duas e o primeiro começa um duelo verbal com Media. O deus repete o que disse em “Lemon Scented You”: Média e os novatos são distrações, enquanto que ele, Ostara e os outros representam inspiração.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Technical Boy e Mr. World se juntam a disputa por Ostara. Sem se intimidar, Wednesday sacrifica os capangas do trio em nome de Ostara. O gesto impressiona a todos.

Ele então se volta para Shadow “você acredita?”, o questiona. O guarda-costas pergunta, mais uma vez, quem é Wednesday. O deus revela sua identidade: Odin, o pai do panteão de deuses nórdicos.

Ostara assola a terra com uma seca quase que instantânea, marcando sua aliança com Wednesday. Mr. World declara guerra às antigas divindades. Wednesday pergunta a Shadow se ele acredita. Shadow responde que agora, acredita em tudo. Laura e Sweeney se juntam a confusão, e a moça não se intimida com a presença divina em peso.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Antes que o episódio termine, porém, vemos Bilquis viajando de ônibus e arranjando mais um devoto. Seu destino é um local citado em episódios anteriores por Wednesday, e crucial para os fãs do romance: “House of The Rock”.

Com a promessa de uma guerra que enfim se concretizará, a série de Bryan Fuller e Michael Green se encerra baseada na máxima das narrativas trágicas gregas: o domínio dos deuses sobre o destino da humanidade.

A revelação de que Wednesday/Odin manipulou a vida de Shadow não deveria soar tão surpreendente, mas remete a uma questão tão universal e impregnado na nossa cultura que não perde a capacidade de nos chocar.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Nos momentos finais do episódio, o pai dos deuses afirma que a humanidade criou os deuses para ter explicações, mas as coisas acontecem porque os deuses fazem acontecer. Nenhuma frase explica melhor o conceito trágico.

“American Gods” encerra sua primeira temporada posicionando Shadow como herói trágico, o que é reforçado em um diálogo entre o protagonista é um dos vários Jesus. Diante da falta de fé do ex-detento, o Nazareno insiste que Shadow precisa seguir sua jornada até o fim, mesmo que não acredite nela.

O que o destino reserva para Shadow, Laura e os outros ainda é um mistério. A nós, meros espectadores, apenas nos resta aguardar os próximos.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Written By

Sua formação é em cinema, e os interesses incluem televisão e quadrinhos. Nas horas vagas, faz tirinhas.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você também pode ler...

Séries/TV

Os fãs de “Sandman” já podem ficar ansiosos. A série da Netflix chegará à plataforma no próximo dia 5 de agosto. E o anúncio...

Séries/TV

De acordo com site Deadline, a Amazon encomendou uma adaptação para série do romance de fantasia de Neil Gaiman, “Anansi Boys“. O autor, que...

Séries/TV

Michael Sheen e David Tennant estão retornando para uma segunda temporada do drama de fantasia da Amazon, “Good Omens“. A streamer pediu uma segunda...

Séries/TV

Cenas da produção da série “The Sandman” são apresentadas pelo próprio Neil Gaiman Neil Gaiman, faz um passeio direcionado aos fãs pelo set de...

Advertisement