Connect with us

Hi, what are you looking for?

Séries/TV

Recap: “Falcão e o Soldado Invernal” (Primeira Temporada) – Episódio 1

Falcão e o Soldado Invernal
Imagem: Divulgação/Disney Plus

Estreou hoje (19/03) a série “Falcão e o Soldado Invernal” na Disney+. A série era super aguardada, por estar diretamente ligada aos acontecimentos de “Vingadores: Ultimato“, em que o velho Steve Rodgers passa o posto de Capitão América para seu novo amigo, o Falcão Sam Wilson, ao invés do amigo de longa data Bucky Barnes, o Soldado Invernal. Vamos ao primeiro episódio!

[O TEXTO CONTÉM SPOILERS]

Advertisement. Scroll to continue reading.

Episódio 1: Nova Ordem Mundial

Logo na abertura do episódio, temos o Sam Wilson refletindo sobre o peso da herança do Capitão América, enquanto observa o escudo. Em seguida, Sam aparece como Falcão em uma eletrizante missão no Oriente Médio. Ele precisa resgatar o soldado americano Joaquin Torres (Danny Ramirez), que foi feito refém em serviço, dentro de um avião da força aérea americana. Com toda a sua habilidade e capacidade de improvisação, ele consegue o resgate.

Falcão e o Soldado Invernal
Imagem: Divulgação/Disney Plus

Em solo, Joaquin conversa com Sam sobre como está sua vida após herdar o escudo do Capitão América e o burburinho em torno de Sam nas redes sociais. Ele também é o responsável por apresentar o grupo terrorista Apátridas na conversa. O grupo quer acabar com as fronteiras e defende que os 5 anos nos quais metade da vida sumiu do planeta foi algo bom. Sam retorna para casa, enquanto Joaquin segue em missão para investigar os terroristas. Ele consegue se infiltrar em uma reunião do grupo para conseguir informações.

Falcão e o Soldado Invernal
Imagem: Divulgação/Disney Plus

De volta aos EUA, Sam participa de uma solenidade de homenagem a Steve Rogers e seu legado, deixando claro que o país precisa de um novo Capitão América, sem buscar comparações com o antecessor. Essa parte do episódio é um aperitivo para uma discussão política muito interessante em torno da identidade dos americanos com o Capitão América. Também dá destaque para a família de Sam e as dificuldades financeiras que estão passando, que nem mesmo um herói consegue contornar o mercado.

Nesse primeiro episódio, o Falcão e o Soldado Invernal não se encontram e têm suas histórias contadas separadamente. Ao contrário de Sam, Bucky está tentando se adaptar à vida de civil após tudo que passou nas mãos da Hydra. Coisas do cotidiano como o contato com vizinhos, encontros amorosos e sair para comer em um restaurante ainda são verdadeiros desafios para ele, devido aos traumas ainda não superados. Por isso, Bucky recorre à terapia para veteranos na tentativa de lidar melhor com seus distúrbios e culpas. Além disso, adotou a tática de ajudar pessoas como forma de minimizar as consequências de seus atos do passado. Mas essa nobre atitude acaba por revelar uma conexão com um conhecido personagem da Marvel.

Falcão e o Soldado Invernal
Imagem: Divulgação/Disney Plus

Ao final do episódio, a política entra novamente em cena. O governo anuncia ter encontrado um Capitão América que tem o que os americanos precisam na luta contra os Apátridas: John Walker (Wyatt Russell). Tudo indica que esse anúncio deve unir os dois amigos novamente no próximo episódio.

Foi um episódio muito bem construído, com roteiro coeso e com um equilíbrio entre ação, comédia e drama. Sim, há uma carga dramática em torno dos personagens principais pouco explorada até então. Por fim, ficam algumas perguntas: será que a população apoiará o novo Capitão América? Como está a amizade de Bucky e Sam? Já estamos ansiosos pelo próximo episódio!

Advertisement. Scroll to continue reading.

Written By

Bibliotecária, doutoranda em História das Ciências, e das Técnicas e Epistemologia. Apaixonada por cinema, séries e cultura em geral. Sem Os Goonies talvez não estivesse por aqui.

1 Comment

1 Comment

  1. Pingback: Recap: “Falcão E O Soldado Invernal” (Primeira Temporada) – Episódio 2 | Woo! Magazine

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode ler...

Filmes

Com diversos filmes da Marvel em andamento e prestes a estrear como “Eternos” e “Spider-Man: Sem Volta Para Casa”, a Disney decidiu alterar todo...

Filmes

“Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa” estreará em dezembro deste ano e pode ser o último desse universo começado em 2017 com “De Volta ao...

Filmes

As cenas pós-créditos revelam conexões de “Shang-Chi e a Lenda dos Anéis” com o futuro do UCM O novo filme da Marvel, que inicia...

Crítica

A formula Marvel não é uma unanimidade para os chamados cinéfilos. A medida que os padrões de história se repetem filme após filme, novos...

Advertisement