Connect with us

Hi, what are you looking for?

Literatura

Resenha: Ainda sou eu, de Jogo Moyes

Com um final de uma história de descobertas e realizações, Jojo Moyes traz mais uma faceta de Louisa Clark

No último livro da série de “Como eu era antes de você”, temos a continuação da história de Louisa Clark. Em “Ainda sou eu”, vemos o desfecho perfeito para essa personagem que tanto sofreu com a escolha de Will Traynor no primeiro livro e em “Depois de você”, passou por um luto doloroso, com a necessidade de se reencontrar.

Já, em “Ainda sou eu”, temos uma Louisa pronta para dizer sim a novas experiências, assim como Will tanto falou para ela fazer. Por isso, com a indicação de Nathan (aquele que era fisioterapeuta de Will Traynor em “Como eu era antes de você”), Lou decide ir para Nova York ser assistente da Sra. Gopnik, que é a mulher de um milionário, mas que não é bem aceita na sociedade em que vive.

Com isso, Louisa larga tudo, deixa família, casa e um namorado na Inglaterra para correr atrás de novas oportunidades. E é claro que essa decisão gera lá as suas consequências, uma vez que namoro à distância não é para qualquer um.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Então, pelos próximos doze meses, Louisa vai se permitir conhecer a sua nova cidade, fazer amizades, visitar lugares interessantes e lutar para mantê-los em pleno funcionamento.

É nesse período em Nova York que ela realmente vai se descobrir, descobrir do que gosta e o que deseja fazer para o resto de sua vida. E algo que aprendemos lendo esse livro é que a vida está em constante mudança e o que temos que fazer é nos adaptar a nossa nova realidade cada vez que uma mudança ocorre. E Louisa faz isso de uma forma esplendorosa, pois são nos momentos mais difíceis que ela consegue se reinventar, “sacudir a poeira e dar a volta por cima”.

A narrativa é super envolvente. Jojo Moyes nos dá cada detalhe dos pensamentos de Louisa, do que ocorre ao seu redor e a todo momento traz fragmentos de Will Traynor, por meio das cartas enviadas pela mãe de Will à Louisa.

Advertisement. Scroll to continue reading.

“Toda essa bobagem sobre as mulheres poderem tudo… nunca pudemos e provavelmente nunca teremos. As mulheres sempre têm que fazer as escolhas mais difíceis.”

Outro ponto importante que temos que destacar é que a autora sempre traz questões relevantes para a sociedade. Enquanto que em “Como eu era antes de você” ela trouxe a questão do suicídio, um tema extremamente polêmico – e que, provavelmente, será para sempre -; em “Depois de você” , trouxe a questão da depressão e das pessoas passaram por momentos de tanto sofrimento sem saber lidar com a perda. Já, em “Ainda sou eu“, Jojo Moyes trouxe um verdadeiro banho de realidade, fazendo com que quem está lendo acabe com todo esse ideal romântico com que somos criados desde a infância, fazendo com que a gente aceite que a vida continua independente do que aconteça.

A forma como Louisa se reconstrói nesse livro ao mesmo tempo que é completamente torto, é totalmente correto. Isso só nos faz pensar em como, no meio de tantas linhas tortas escritas na nossa vida, elas podem nos levar para o caminho certo, mesmo que não seja o caminho mais rápido e muito menos fácil, cabe a nós fazermos ser o caminho certo.

“Se alguém gostar de você, vai ficar com você; e se não gostar o suficiente para ficar com você, então não vale a pena ficar com ele.”

Nesse livro, temos novos personagens como Josh Ryan que é uma adição relevante para a história, uma vez que é por causa de uma atitude dele, que Louisa resolve caminhar por conta própria, tomando uma decisão que vai mudar a sua vida mais uma vez.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Para saber o desfecho de Louisa Clark, só lendo o livro. Mas já adiantamos que você não vai se arrepender.

“Pensei em como somos moldados pelas pessoas que nos cercam e como precisamos ser cuidadosos ao escolhê-las exatamente por esse motivo. Então pensei também que, apesar de tudo, no fim talvez seja necessário perder todas elas para de fato descobrirmos quem somos.”

Reader Rating0 Votes
0
9
Advertisement. Scroll to continue reading.
Written By

Leitora voraz, que faz mil e uma tarefas. Apaixonada por filmes, séries e leitura em geral. Cacheada de nascença e por amor.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode ler...

Literatura

Jojo Moyes sempre nos traz grandes lições e em “Nada Mais a Perder”, temos uma história de descoberta, bravura e de encontros Jojo Moyes...

Literatura

Os fãs apaixonados de Louisa Clark e Will já podem comemorar! Com lançamento previsto para 08 de fevereiro de 2018, o livro “Ainda Sou Eu”...

Literatura

“Ano Novo, vida nova”, é que diz o ditado. E seguindo essa máxima, o Bookland vem em busca de sangue novo na Literatura. 2017...

Literatura

Após o grande sucesso de “Como eu Era Antes de Você“, Jojo Moyes nos presenteia com a sequência dessa linda história de amor, intitulada...

Advertisement

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.