Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Praça Paris

Avatar de Luiz Baez
Luiz Baez
24 de abril de 2018 3 Mins Read

5401629.jpg r 1920 1080 f jpg q x

Um europeu chega à América e se depara com um bárbaro. O selvagem carrega um bicho no ombro enquanto come seus restos mortais. Assustado, o colonizador dá meia volta. Não se aproxima o suficiente para descobrir que o “animal”, na verdade, não passava de uma jaca.

A anedota, contada à portuguesa Camila (Joana de Verona) por seu namorado Martin (Marco Antonio Caponi), ilustra com clareza o impasse enfrentado pela protagonista de “Praça Paris”. A despeito de toda sua formação acadêmica, a lusitana nada consegue fazer para ajudar a ascensorista Glória (Grace Passô), seu objeto de estudo no Mestrado em Psicologia Aplicada da UERJ. Ao contrário, a paciente subverte a lógica da terapia e coloca em questão o próprio lugar da “doutora”. “É assim que você me enxerga, né? Um bicho de zoológico?”, pergunta em determinado momento. Na piada do europeu e do bárbaro, os conhecimentos prévios sobre o mundo animal pouco serviram para classificar a jaca. No filme, do mesmo modo, os livros na estante de Camila falharam em prepará-la para lidar com a realidade periférica.

Diferentemente do colonizador, porém, a estudante não foge, mas carrega consigo uma culpa quincentenária. A sequência de abertura oferece, nesse sentido, uma antecipação simbólica da discussão temática. Nela, a diretora Lucia Murat (“Quase Dois Irmãos”, “Uma Longa Viagem”) apresenta Joana de Verona (“As Mil e Uma Noites”) com trajes campesinos. Ao passo que a atriz caminha em direção ao mar, o fado, ritmo tradicional português, ocupa a trilha musical. Quando Verona finalmente mergulha, emerge, já como Camila, em uma praia carioca. Há, nesse corte, uma associação direta entre um passado de dependência e um presente de injustiça. Os constantes delírios da personagem justificam-se por essa responsabilidade intergeracional, traduzida em fala misteriosa após pesadelo: “A minha família sempre disse que o culpado da morte da minha avó tinha sido o Brasil. E eu nunca acreditei.”

A culpa colonizadora manifesta-se, ainda, no título do longa-metragem. A mencionada praça, resultado de um projeto urbanístico francês, conjuga a contradição entre a jardinagem parisiense e o clima litorâneo. Longe de protagonizar a obra à qual empresta o nome, contudo, o espaço aparece apenas de maneira pontual: ele promove o encontro entre Camila e sua herança familiar. A jovem visita-o, assim, para tirar uma foto como a que guarda da falecida avó. Aos poucos, no entanto, o antigo retrato, evidência de inescapáveis raízes, passa a assombrá-la. A lusitana dirige, então, sua fúria contra a fotografia, como se pudesse, dessa forma, romper os laços parentais.

15 JUN PRACA PARIS STILL 76 1

A psicóloga afasta-se, portanto, cada vez mais de sua paciente. Para Glória, favela é moradia; para Camila, vista de varanda. Para Glória, sexo é trauma; para Camila, prazer. Para Glória, violência é realidade; para Camila, simulacro. Sem encontrar apoio na terapeuta, a ascensorista tampouco se beneficia da ajuda de uma truculenta polícia ou de uma hipócrita religião. Vê-se, por isso, desamparada, e Grace Passô (“Elon Não Acredita na Morte”) expressa com contundência esse sentimento. A visceral atuação rendeu à mineira o prêmio de Melhor Atriz no Festival do Rio de 2017.

Murat, eleita Melhor Diretora, destaca-se principalmente na construção de um drama social. Quando a produção aproxima-se, de outro modo, do thriller, ela perde em parte sua potência. Especialista do gênero, o roteirista Raphael Montes, autor de romances como “Dias Perfeitos” e “Suicidas”, explicita em demasia os conflitos e dificulta a identificação entre público e personagens. A estratégia, ainda assim, pode funcionar. Ao questionar as atitudes de Camila, o espectador talvez se reconheça nelas. Alcançado esse objetivo, “Praça Paris” promoverá, certamente, um necessário debate sobre desigualdade e racismo, realidades tão caras à capital fluminense.

* O filme estreia dia 26, quinta-feira.

Reader Rating1 Vote
6.6
6

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

DramaFestival do RioFestival do Rio 2017Festival do Rio 2018Grace PassôSuspenseSuspense Dramático

Compartilhar artigo

Avatar de Luiz Baez
Me siga Escrito por

Luiz Baez

Carioca de 25 anos. Doutorando e Mestre em Comunicação e Bacharel em Cinema pela PUC-Rio.

Outros Artigos

30420843 2071983743045715 2075615135836687041 o
Anterior

Crítica: Somente o Mar Sabe

30168153 10215349279312771 2340999128566746260 o
Próximo

Resenha: Ainda sou eu, de Jogo Moyes

Próximo
30168153 10215349279312771 2340999128566746260 o
24 de abril de 2018

Resenha: Ainda sou eu, de Jogo Moyes

Anterior
23 de abril de 2018

Crítica: Somente o Mar Sabe

30420843 2071983743045715 2075615135836687041 o

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Filme Anora
    Anora | Oscar de Melhor Filme Chega à Prime Video; Veja Data
    Nick de Angelo
    Cena da moto em "Akira", com Kaneda dando drift com sua moto vermelha.
    Akira | Live-action é Cancelado Oficialmente Pela Warner Bros.
    Nick de Angelo
    Capuz como visto na série "Coração de Ferro", da Marvel.
    Coração de Ferro | Quem é o Capuz? Conheça a História do Vilão Encapuzado
    Hugo Santiago
    007: Sem tempo para Morrer
    007 | Cineasta Denis Villeneuve Será o Diretor do Novo Filme pela Amazon MGM Studios
    Roberto Rezende
    Membros do Rage Against The Machine sentados com braços para trás e fitas isolantes nos olhos e boca. Ensaio em preto e branco.
    Rage Against The Machine Volta à Ativa Com Críticas Diretas a Trump
    Cesar Monteiro

    Posts Relacionados

    Filme Anora

    Anora | Oscar de Melhor Filme Chega à Prime Video; Veja Data

    Nick de Angelo
    30 de junho de 2025
    Cena da moto em "Akira", com Kaneda dando drift com sua moto vermelha.

    Akira | Live-action é Cancelado Oficialmente Pela Warner Bros.

    Nick de Angelo
    28 de junho de 2025
    007: Sem tempo para Morrer

    007 | Cineasta Denis Villeneuve Será o Diretor do Novo Filme pela Amazon MGM Studios

    Roberto Rezende
    27 de junho de 2025
    Pedro Pascal com suéter de gola alta azul da cor do uniforme do Quarteto Fantástico, no filme de mesmo nome, 2025, onde interpreta o Senhor Fantástico. Ele está centralizado na tela, com um microfone em sua frente.

    Quarteto Fantástico | Último Trailer Promete Aventura Emocional com Riscos Imensos aos Heróis

    Roberto Rezende
    26 de junho de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    ECO SHOW AMAZON BANNER