Na Rússia soviética comandada por Stalin, uma história surpreendente de descobertas, desafios e um serial killer à solta
Na Rússia oprimida por Stalin, um menino é encontrado morto sobre os trilhos de uma ferrovia, mas a sua família alega que foi assassinato, uma vez que a criança estava sem roupas e com a barriga aberta. Porém, para Liev Demidov, um agente da MGB, isso é impossível, uma vez que estão em um país soviético e esse tipo de coisa ocorre apenas em países capitalistas. Assim começa a história do livro “Criança 44”.
Por causa do ocorrido, Liev é enviado para conversar com a família do menino, que por um acaso faz parte de seu ciclo de amizade. Ele tenta explicar que o alegado pela família é completamente impossível e, de acordo com o laudo, a criança caiu na ferrovia do trem.
Esse fato acontece enquanto o agente da MGB está no meio de uma investigação, no qual um veterinário foi preso e acusado de traição. Porém, Liev tem certeza de que o veterinário é inocente. A partir daí, muita coisa muda para o personagem, uma vez que tudo em que acredita começa a desmoronar diante de seus olhos e Liev percebe que há algo errado.
Além disso, o detetive descobre outro corpo de criança encontrada morta no mesmo estado, e isso o deixa com muitas suspeitas. Todos esses fatores fazem com que a visão que ele tinha do seu país e do seu trabalho mude.
Temos também sua esposa, uma figura importante no meio da trama, uma vez que a partir do momento que ela começa a ser alvo da agência, Liev se vê obrigado a ajudá-la, fazendo com que ele também vire um alvo. E mais, o protagonista ainda tem que manter um grande segredo do seu passado que pode mudar todo o rumo de sua vida.
“O problema de perder o poder, como aconteceu com você, é que as pessoas começam a lhe dizer a verdade.”
A narrativa é intrigante, com muito mistério, aventura, reviravoltas e drama. Principalmente porque a história se passa na Rússia soviética, mostrando um pouco qual era a realidade de quem vivia naquele país no período. A história é contada, na maior parte do tempo, do ponto de vista de Liev, mas sua esposa também narra pontos importantes da história, nos fazendo entender como os dois acabaram se casando e o porquê de eles viverem como vivem.
O trabalho de Liev Demidov é o trabalho dos agentes do governo daquele período em que se tinha uma verdadeira caça às bruxas, prendendo pessoas inocentes e os torturando para admitirem a sua culpa – que não existia. Qualquer coisa, atitude ou palavra poderia ser considerado traição e o seu vizinho podia ser um espião. Então, todo o cuidado era pouco.
Um ponto importante sobre a história é que o assassino do livro, realmente existiu e o seu primeiro nome foi mantido na história, mas muita coisa foi mudada. Além disso, o lugar onde as mortes ocorreram também é o mesmo. O assassino que inspirou o livro foi um dos serial killers mais brutais da história e se o que foi contado no livro o deixar de estômago revirado, acredite: a história real é muito pior!
Mesmo tendo sido baseado em uma história real, o foco da narrativa foi a construção do personagem de Liev, as suas descobertas e a busca pela verdade. Fazendo com que a história crescesse, nos fazendo querer saber o que acontece depois.
“Criança 44” é uma trilogia e o livro já foi traduzido em 17 línguas, e em 2008 foi premiado pelo Lan Fleming Steel Dagger de melhor Thriller do ano pela Associação Crime Writer’s. Esse é um thriller que realmente vale ler, pois com uma narrativa empolgante, ainda temos a chance de conhecer um pouco da história mundial e os costumes da época. E para quem gosta de livros que se tornam filmes, essa é uma ótima pedida, uma vez que “Criança 44” já tem sua versão cinematográfica estrelado por Tom Hardy e Cary Oldman.
“… Em volta, os presos ouviam, inexpressivos, as acusações de AKA, KRRD, PSh, SVPsh, KRM, SOE ou SVE, siglas indecifráveis que decidiam o resto de suas vidas. As sentenças eram pronunciadas com indiferença profissional.”
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.