“Ser um campeão não é superar o outro, mas conseguir realizar seus talentos no nível mais alto da sua existência.”

Todo profissional sempre pensa em dar uma turbinada na carreira. Mas conseguir dar uma guinada na vida e ser um campeão não é apenas um momento de glória ou conquista. É um resultado alcançado depois de muito suor e muito trabalho.
E será que existe algum segredo para se tornar um campeão? O que faz um profissional conseguir realizar suas metas quando tantas pessoas desistem?

Esse é o tema do livro “Os segredos dos campeões”, do psiquiatra e empresário brasileiro, Roberto Shinyashiki. Após algumas experiências e muitos estudos de casos, o autor decidiu abrir o baú e contar todos os segredos para a formação de um verdadeiro campeão. Com muita propriedade ele mostra o passo a passo para conquistar objetivos e revela as estratégias que devemos usar na caminhada rumo ao sucesso profissional.

Para muitas pessoas, a visão de uma conquista é apenas o momento do aplauso. Shinyashiki vem mostrar que, uma vitória é consequência de um objetivo bem definido, estratégia, muito trabalho e competência superior.

A trajetória dos campeões tem quatro características:

– Ter um objetivo bem definido (a descoberta da vocação)
– Estratégia: uma forma de chegar aonde você quer (a importância de planejar)
– Trabalho consistente (a importância do trabalho)
– A competência superior: Ser bom no que faz (as etapas da competência)

Agora vamos olhar uma a uma

“Quem planta tanto faz, colhe talvez. Quem planta objetivo, colhe resultado.”

1. Ter um objetivo bem definido

Devemos ter objetivos definidos porque é a partir daí que as ações surgem. Descobrir nossa vocação. Isso é muito importante porque, pra quem não sabe aonde quer chegar, os ventos sempre atrapalham. Uma pessoa sem objetivos acaba perdida e vai levando a vida sem rumo. Na maioria das vezes não realizam nada de muito significante e ficam dando desculpas pra seu fracasso.

“Aprender a planejar é fundamental para criar uma boa estratégia. É preciso analisar antes de agir.”

2. Estratégia: uma forma de chegar aonde você quer

Depois de determinar um objetivo, um campeão procura definir uma estratégia para transformar sua meta em resultados. Aí está a importância de planejar. Significa pensar em tudo o que precisa ser feito, analisar as dificuldades, os meios disponíveis e possíveis para atingir o objetivo focado. Ele sabe que os problemas vão aparecer no caminho, mas ele é inteligente para recuar quando for preciso e também vive atento para quando uma oportunidade aparecer. Muitos têm uma meta, mas não sabem como realizá-la. Uma pessoa sem estratégia é uma presa fácil para o desânimo, porque ela vai ficar dando voltas pela vida até cansar.

“Todos querem ganhar medalhas de ouro, mas poucos querem treinar na intensidade necessária para conquistá-las.”

3. Trabalho consistente

O campeão trabalha com alegria e comprometimento. Tem prazer no que faz porque sabe que trabalhar é a forma de realizar sua missão de vida. É dar alma à estratégia e materializar os sonhos. E somente quem está disposto a batalhar pelo sonho tem direito a realizá-lo. Como consequência de todo o esforço, de todo o trabalho árduo e bem feito, chega o sucesso. É a conclusão de um percurso, de uma caminhada. Fique feliz com o sucesso, mas não esqueça de aproveitar a viagem e todo o processo.

“Você não deve fazer as coisas certas de vez em quando. Você tem que fazer as coisas certas o tempo todo.”

4. Competência superior

Depois de um objetivo claro, uma estratégia definida e uma forma de trabalhar consistente. Agora só falta desenvolver competência superior.
Esses profissionais sabem que, para realizar suas metas eles precisam evoluir sempre. Por isso não cansam de estudar e procuram sempre se cercar de pessoas competentes, para aumentar seus conhecimentos e, com isso, melhorar sua capacidade de realização.

Para entender melhor essas características é preciso que tenhamos em mente que, o objetivo profissional mostra o que a pessoa quer da vida; a estratégia, o como; o trabalho consistente é o por quê; trabalhar é a forma de realizar a missão de vida e a competência superior é o pacote das habilidades necessárias para conquistar os objetivos.

E você, como está na vida profissional? Como andam seus objetivos?
Que tal separar uns minutinhos para refletir um pouco sobre essas questões? Veja o que precisa ser feito para que seus esforços se transformem em resultados. Se precisar, crie os recursos necessários para continuar na caminhada em busca do Sucesso!! E então comece a realizar todos os seus projetos profissionais e desfrute de todas as suas vitórias!

“Todos nós merecemos ter uma profissão que nos enriqueça, que nos dê muita alegria de viver e que transforme nossos esforços em realizações. Todos nós merecemos as vitórias como consequências da nossa dedicação.”


Vakinha

Show Full Content

About Author View Posts

Avatar
Erika Kohler

Jornalista (com diploma), escritora metida a cronista e decoradora. Não necessariamente nessa ordem. É uma artista múltipla! Tem a arte no DNA e por isso é amante do mundo das artes. De todas as formas: Cênicas, Visuais e Plásticas.
Carioca, já foi rata de praia, mas hoje prefere o inverno. É gateira de carteirinha e apaixonada por pinguins. Os livros fazem parte da sua vida e estão sempre por perto. Talvez tenha nascido no século errado porque ama o Vintage e o retrô. Adora assistir filmes e séries, sempre acompanhada por um baldão de pipoca. Torce para encontrar com o gato da Alice, pra ele indicar a estrada dos tijolinhos amarelos, que vai direto para a Fantástica Fábrica de Chocolate!!

Previous Novos filmes de Star Wars serão feitos pelos criadores da série Game of Thrones
Next Review: Dynasty (S01 Ep11 – “I Answer To No Man”)

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close