Connect with us

Hi, what are you looking for?

Literatura

Resenha: Sacramento

Uma história de amizade, perseguição e um encontro com a morte. É isso que encontramos no livro “Sacramento” de Felipe Cangussu, publicado pela Editora Arwen.

A história

A história gira em torno de quatro amigos que se conhecem na infância: Anderson, Johnny, William e Marina. Sendo que Anderson e William são primos e acabam sendo criados juntos quando os pais de Anderson morrem. Já Marina e Johnny também são primos, e têm o destino cruzado com Anderson e William, quando Anderson salva Johnny de alguns valentões no caminho para o colégio.

Advertisement. Scroll to continue reading.

A história em si é muito interessante, pois acontecem diferentes fatos que no final fará todo o sentido. Além disso, também temos outro personagem que é crucial para o desenrolar de tudo – a morte. Sim, a morte em “Sacramento” é uma personagem e que não dá ponto sem nó.

O enredo

Na trama a morte reivindica a vida de Johnny, uma vez que ele já passou do prazo de validade. Porém, como ele não morreu no momento que deveria, ela cobra juros e é a partir desse ponto que os amigos e a família de Johnny passam a correr perigo.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Por isso, a Dona Morte manda uma mensagem de texto reivindicando os seus direitos:

“Querido Johnny, o seu tempo de vida expirou, queira entregar o corpo de aluguel para um dos nossos ceifadores. Você poderá fazer essa devolução através de suicídio comum. Nós disponibilizamos o “Botão”. É muito simples, barato, e nenhum cliente voltou até hoje para reclamar. Você adquire uma nove milímetros, coloca o cano na boca e aperta o botão que fica sobre o gatilho. Informamos que a não devolução do produto acarretará juros posteriores.

Remetente: Dona Morte.

Número: 666-666

Advertisement. Scroll to continue reading.

Imagine, receber uma mensagem dessa “senhora”? Ainda mais no momento em que Johnny está, uma vez que acabou de passar por problemas sérios de depressão e ter tentado cometer suicídio. Pois é? Mas ele não leva a sério de início e só depois vê que a situação é real.  É quando, então, resolve salvar a vida de todos custe o que custar.

Como Johnny não pretende se matar por agora, o ceifador vai atrás dele e causa um tremendo rebuliço na cidade em que os amigos resolveram passear. É nesse ponto que nos deparamos com demônios de olhos vermelhos, muitas mortes, mambas negras, ceifadores, e muita, mas muita adrenalina.

As mortes, com certeza, são o ápice da narrativa. Principalmente por causa da forma em que são descritas – pois bem detalhadas.

Advertisement. Scroll to continue reading.

A narrativa

O livro é composto de 34 capítulos muito bem construídos. A história de início parece ser um tanto simples, mas de acordo com que avançamos na leitura percebemos a sua complexidade, querendo saber logo o que vai acontecer a seguir.

Além disso, a história pode parecer um pouco calma demais, mas mesmo assim é interessante e quando a morte aparece tudo fica ainda melhor. Nos colocando a pensar se essa cobrança tem a ver com a tentativa frustrada de suicídio de Johnny.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Com uma escrita um tanto ágil, Felipe Cangussu trouxe muito dinamismo, e um humor negro bem peculiar.

Além disso, o autor escolheu tratar de diferentes momentos da vida dos amigos. Em alguns momentos falando do passado, em outros do presente. Porém, durante a história ele não diz exatamente em que momento está, por isso pode se tornar um pouco confuso no início, mas depois esse problema acaba.

A ideia de mostrar o início da amizade deles e a vida atual de cada personagem é muito interessante e importante para a trama, uma vez que é a partir do encontro dos amigos que a Dona Morte resolve dar o ar de sua graça.

Advertisement. Scroll to continue reading.

“Sacramento” é muito interessante e perfeito para quem gosta de desvendar mistérios e muita adrenalina, sem contar que a edição foi muito bem feita.

Advertisement. Scroll to continue reading.
Written By

Leitora voraz, que faz mil e uma tarefas. Apaixonada por filmes, séries e leitura em geral. Cacheada de nascença e por amor.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode ler...

HQ

Ilustrada por Leon de Camargo e escrita por Marcos T. Nogueira, “Sacramento”, uma HQ de terror brasileira, é uma história que adentra um universo perverso...

Geek

A HQ conta uma história sombria que vem sendo desenvolvida há 10 anos por Marcos T. Nogueira e terá ilustrações de Eduardo Leon A...

Literatura

Hoje, no Bookland, teremos a continuação de “A Filha do Norte” Volume 1  que já falamos por aqui. Em “A filha do Norte” Volume...

Literatura

Precisamos falar sobre tabus Estabelecer uma comunicação direta com seu público, sobre um assunto que é um tabu, pode ser bem complicado para alguns....

Advertisement