Em meados dos anos 1950, um grupo de jovens intelectuais decidiram se juntar e andar na contra mão das influências geradas pelo modelo de ordem dos EUA. Com o intuito de se expressarem livremente, começaram a produzir em larga escala, surgindo então um dos mais importantes movimentos da literatura do século XX, que ficou conhecido como a Geração Beat.

De 8 à 26 de fevereiro, o CCBB RJ -Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, faz uma retrospectiva de filmes sobre a Geração Beat.  Na programação estão inclusos curtas, médias e longa metragens, documentários e ficções. A mostra ainda conta com filmes adaptados de algumas das principais obras da época.

Uma das obras que marcou esse movimento foi “On The Road” ou “Na Estrada”, o livro que acabou sendo adaptado para os cinemas e marcará presença na mostra. É um exemplo da inconformidade de tantas regras e rotinas e a busca por uma vida mais livre, baseada nas próprias idéias e vontades.

As sessões ocorrerão segundas, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, nos cinemas I e II  do CCBB RJ. Os ingressos custam R$20,00 (inteira) R$10,00 (meia).

Por Bruna Tinoco