8 de dezembro de 2019

Todos os anos passamos por diversas premiações. Há aquelas mais famosas como o Oscar, o Globo de Ouro, o Emmy, o Grammy… Mas há também algumas menores, ou de nichos, como o BAFTA, o Tony ou o The Game Awards. Uma destas premiações de nicho que raramente chegam à mídia mainstream é o Eisner Awards.

O Eisner Awards existe desde 1988, tendo começado em resposta ao fim do Kirby Awards, e recebeu esse nome em homenagem a Will Eisner, famoso quadrinista e um dos primeiros no ramo. Sua premiação ocorre durante a San Diego Comic Con desde 1991, ocorrendo portanto por volta de julho.

Recentemente foram revelados os indicados para o Eisner Awards 2018, lembrando que a edição premiará trabalhos publicados de janeiro a dezembro de 2017. Sem mais delongas, segue abaixo os indicados aos principais prêmios:

Melhor História Curta

  • “Ethel Byrne” por Cecil Castelluci e Scott Chantle, publicada em “Mine: A Celebration of Liberty and Freedom for All Benefiting Planned Parenthood” (ComicMix)
  • “Forgotten Princess” por Phillip Kennedy Johnson e Antonio Sandoval, publicada em “Adventure Time Comics #13” (kaboom!)
  • “A Life in Comics: The Graphic Adventures of Karen Green” por Nick Sousanis, publicada em “Columbia Magazine”
  • “Small Mistakes Make Big Problems” por Sophia Foster-Dimino, publicada em “Comics for Choice” (Hazel Newlevant)
  • “Trans Plant” por Megan Rose Gedris, publicada em “Enough Space for Everyone Else” (Bedside Press)

Melhor Edição Única/One-Shot

  • “Barbara” por Nicole Miles (ShortBox)
  • “Hellboy: Krampusnacht” por Mike Mignola e Adam Hughes (Dark Horse)
  • “Pope Hats #5” por Ethan Rilly (AdHouse Books)
  • “The Spotted Stone” por Rick Veitch (Sun Comics)
  • “What Is Left” por Rosemary Valero-O’Connell (ShortBox)

Melhor Série Continuativa

  • “Black Hammer” por Jeff Lemire, Dean Ormston e David Rubín (Dark Horse)
  • “Giant Days” por John Allison, Max Sarin e Liz Fleming (BOOM! Box)
  • “Hawkeye” por Kelly Thompson, Leonardo Romero e Mike Walsh (Marvel)
  • “Monstress” por Marjorie Liu e Sana Takeda (Image)
  • “The Wicked + The Divine” por Kieron Gillen e Jamie McKelvie (Image)
Black Panther: World of Wakanda

Melhor Série Limitada

  • “Black Panther: World of Wakanda” por Roxane Gay, Ta-Nehisi Coates e Alitha E. Martinez (Marvel)
  • “Extremity” por Daniel Warren Johnson (Image/Skybound)
  • “The Flintstones” por Mark Russell, Steve Pugh, Rick Leonardi e Scott Hanna (DC)
  • “Mister Miracle” por Tom King e Mitch Gerads (DC)
  • “X-Men: Grand Design” por Ed Piskor (Marvel)

Melhor Série Nova

  • “Black Bolt” por Saladin Ahmed e Christian Ward (Marvel)
  • “Grass Kings” por Matt Kindt e Tyler Jenkins (BOOM! Studios)
  • “Maestros” por Steve Skroce (Image)
  • “Redlands” por Jordie Belaire e Vanesa Del Rey (Image)
  • “Royal City” por Jeff Lemire (Image)

Melhor Publicação Para Pequenos Leitores (até 8 anos)

  • “Adele in Sand Land” por Claude Ponti, traduzido por Skeeter Grant e Françoise Mouly (Toon Books)
  • “Arthur and the Golden Rope” por Joe Todd-Stanton (Flying Eye/Nobrow)
  • “Egg” por Kevin Henkes (Greenwillow Books)
  • “Good Night, Planet” por Liniers (Toon Books)
  • “Little Tails in the Savannah” por Frederic Brrémaud e Federico Bertolucci, traduzido por Mike Kennedy (Lion Forge/Magnetic)

Melhor Publicação Para Crianças (de 9 a 12 anos)

  • “Bolivar” por Sean Rubin (Archaia)
  • “Home Time (Book One): Under the River” por Campbell Whyte (Top Shelf)
  • “Nightlights” por Lorena Alvarez (Nobrow)
  • “The Tea Dragon Society” por Katie O’Neill (Oni)
  • “Wallace the Brave” por Will Henry (Andrews McMeel)

Melhor Publicação Para Adolescentes (de 13 a 17 anos)

  • “The Dam Keeper” por Robert Kondo e Dice Tsutsumi (First Second/Tonko House)
  • “Jane” por Aline Brosh McKenna e Ramón K. Pérez (Archaia)
  • “Louis Undercover” por Fanny Britt e Isabelle Arsenault, traduzido por Christelle Morelli e Susan Ouriou (Groundwood Books/House of Anansi)
  • “Monstress” por Marjorie Liu e Sana Takeda (Image)
  • “Spinning” por Tillie Walden (First Second)
Baking with Kafka

Melhor Publicação de Humor

  • “Baking with Kafka” por Tom Gauld (Drawn & Quarterly)
  • “Batman/Elmer Fudd Special #1” por Tom King, Lee Weeks e Byron Vaughn (DC)
  • “The Flintstones” por Mark Russell, Steve Pugh, Rick Leonardi e Scott Hanna (DC)
  • “Rock Candy Mountain” por Kyle Starks (Image)
  • “Wallace the Brave” por Will Henry (Andrews McMeel)

Melhor Antologia

  • “A Bunch of Jews (and Other Stuff): A Minyen Yidn” por Max B. Perlson, Trina Robbins et al. (Bedside Press)
  • “A Castle in England” por Jamie Rhodes et al. (Nobrow)
  • “Elements: Fire, A Comic Anthology” por Creators of Color, editado por Taneka Stotts (Beyond Press)
  • “Now #1” editado por Eric Reynolds (Fantagraphics)
  • “The Spirit Anthology” editado por Sean Phillips (Lakes International Comic Art Festival)

Melhor Trabalho Baseado na Realidade

  • “Audubon: On the Wings of the World” por Fabien Grolleau e Jerémie Royer, traduzido por Etienne Gilfillan (Nobrow)
  • “The Best We Could Do” por Thi Bui (Abrams ComicArts)
  • “Calamity Jane: The Calamitous Life of Martha Jane Cannary, 1852–1903” por Christian Perrissin e Matthieu Blanchin, traduzido por Diana Schutz e Brandon Kander (IDW)
  • “Lennon: The New York Years” por David Foenkinos, Corbeyran e Horne, traduzido por Ivanka Hahnenberger (IDW)
  • “Spinning” por Tillie Walden (First Second)

Melhor Romance Gráfico – Novo

  • “Crawl Space” por Jesse Jacobs (Koyama Press)
  • “Eartha” por Cathy Malkasian (Fantagraphics)
  • “My Favorite Thing Is Monsters” por Emil Ferris (Fantagraphics)
  • “Stages of Rot” por Linnea Sterte (Peow)
  • “The Story of Jezebel” por Elijah Brubaker (Uncivilized Books)

Melhor Romance Gráfico – Reimpressão

  • “Boundless” por Jillian Tamaki (Drawn & Quarterly)
  • “Fantagraphics Studio Edition: Black Hole” por Charles Burns, editado por Eric Reynolds (Fantagraphics)
  • “Small Favors: The Definitive Girly Porno Collection” por Colleen Coover (Oni/Limerence)
  • “Sticks Angelica, Folk Hero” por Michael DeForge (Drawn & Quarterly)
  • “Unreal City” por D. J. Bryant (Fantagraphics)

Melhor Adaptação de Outra Mídia

  • “Beowulf” adaptado por Santiago García e David Rubín (Image)
  • “H. P. Lovecraft’s The Hound and Other Stories” adaptado por Gou Tanabe, traduzido por Zack Davisson (Dark Horse)
  • “Herman Melville’s Moby Dick” adaptado por Christophe Chabouté, traduzido por Laure Dupont (Dark Horse)
  • “Kindred” por Octavia Butler, adaptado Damian Duffy e John Jennings (Abrams ComicArts)

Melhor Edição Americana de Material Internacional

  • “Audubon: On the Wings of the World” por Fabien Grolleau e Jerémie Royer, traduzido por Etienne Gilfillan (Nobrow)
  • “Flight of the Raven” por Jean-Pierre Gibrat, traduzido por Diana Schutz e Brandon Kander (EuroComics/IDW)
  • “FUN” por Paolo Bacilieri, traduzido por Jamie Richards (SelfMadeHero)
  • “Ghost of Gaudi” por El Torres e Jesús Alonso Iglesias, traduzido por Esther Villardón Grande (Lion Forge/Magnetic)
  • “The Ladies-in-Waiting” por Santiago García e Javier Olivares, traduzido por Erica Mena (Fantagraphics)
  • “Run for It: Stories of Slaves Who Fought for the Freedom” por Marcelo D’Salete, traduzido por Andrea Rosenberg (Fantagraphics)
Golden Kamuy

Melhor Edição Americana de Material Internacional – Asia

  • “Furari” por Jiro Taniguchi, traduzido por Kumar Sivasubramanian (Fanfare/Ponent Mon)
  • “Golden Kamuy” por Satoru Noda, traduzido por Eiji Yasuda (VIZ Media)
  • “My Brother’s Husband, vol. 1” por Gengoroh Tagame, traduzido por Anne Ishii (Pantheon)
  • “Otherworld Barbara, vol. 2” por Moto Hagio, traduzido por Rachel Matt Thorn (Fantagraphics)
  • “Shiver: Junji Ito Selected Stories” por Junji Ito, traduzido por Jocelyne Allen (VIZ Media)

Melhor Escritor

  • Tom King,  por “Batman”, “Batman Annual #2”, “Batman/Elmer Fudd Special #1”, “Mister Miracle” (DC)
  • Matt Kindt, por “Grass Kings” (BOOM! Studios); “Ether” (Dark Horse); “Eternity”, “X-O Manowar” (Valiant)
  • Jeff Lemire, por “Black Hammer” (Dark Horse); “Descender” (Image)
  • Marjorie Liu, por “Monstress” (Image)
  • Mark Russell, por “The Flintstones” (DC)

Melhor Escritor/Artista

  • Lorena Alvarez, por “Night Lights” (Nobrow)
  • Chabouté, por “Moby Dick” (Dark Horse); “Alone”, “Park Bench” (Gallery 13/Simon & Schuster)
  • Emil Ferris, por “My Favorite Thing Is Monsters” (Fantagraphics)
  • Cathy Malkasian, por “Eartha” (Fantagraphics)
  • Jiro Taniguchi,  por “Furari”, “Louis Vuitton Travel Guide: Venice” (Fanfare/Ponent Mon)

Melhor Artista ou Time de Artistas

  • Isabelle Arsenault, por “Louis Undercover” (Groundwood Books/House of Anansi)
  • Mitch Gerads, por “Mister Miracle” (DC)
  • Gary Gianni, por “Hellboy: Into the Silent Sea” (Dark Horse)
  • Ramón K. Perez, por “Jane” (Archaia)
  • David Rubín, por “Black Hammer #9 & #12”, “Ether”, “Sherlock Frankenstein #1–3” (Dark Horse); “Beowulf” (Image)

Melhor Pintor/Artista Multimídia (arte interior)

  • Federico Bertolucci, por “Love: The Dinosaur”, “Little Tails” (Lion Forge/Magnetic)
  • EFA, por “Monet: Itinerant of Light” (NBM)
  • Jean-Pierre Gibrat, por “Flight of the Raven” (EuroComics/IDW)
  • Cyril Pedrosa, por “Portugal” (NBM)
  • Sana Takeda, por “Monstress” (Image)

Melhor Artista de Capa

  • Jorge Corona, por “No. 1 with a Bullet” (Image)
  • Nick Derington, por “Mister Miracle” (DC); “Doom Patrol” (DC Young Animal)
  • Brian Stelfreeze, por “Black Panther” (Marvel)
  • Sana Takeda, por “Monstress” (Image)
  • Julian Totino Tedesco, por “Hawkeye” (Marvel)

Melhor Colorista

  • Emil Ferris, por “My Favorite Thing Is Monsters” (Fantagraphics)
  • Mitch Gerads, por “Mister Miracle” (DC)
  • Ed Piskor, por “X-Men: Grand Design” (Marvel)
  • David Rubín, por “Ether”, “Black Hammer”, “Sherlock Frankenstein” (Dark Horse); “Beowulf” (Image)
  • Dave Stewart, por “Black Hammer”, “BPRD: Devil You Know”, “Hellboy: Into the Silent Sea”, “Sherlock Frankenstein”, “Shaolin Cowboy” (Dark Horse); “Maestros” (Image)
  • Rosemary Valero-O’Connell, por “What Is Left” (ShortBox)

Por Bruno Dias

Show Full Content
Previous Séries brasileiras que viraram filmes
Next Resenha: Manual de Ginecologia Natural e Autônoma, de Laís Souza, Jaqueline de Almeida, Máira Coelho e Luma Flôres

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

NEXT STORY

Close

SFX e Caracterização : Explorando um lado diferente da profissão de Maquiador

3 de maio de 2017
Close